As melhores dicas para ter produto-isca no cardápio

Ter um produto-isca no cardápio do seu restaurante pode ser uma boa estratégia para aumentar as vendas e, neste artigo, você aprende como fazer isso do jeito certo.

Por Redação Goomer 30 de Março de 2025 - Atualizado em 31 de Março de 2025 5 min. de leitura
As melhores dicas para ter produto-isca no cardápio

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O produto-isca no cardápio de restaurantes, lanchonetes e bares é aquele que se destaca por ter um preço atraente ou um diferencial irresistível e que leva os consumidores a experimentarem outras alternativas do menu, impulsionando as vendas.

Sua escolha deve ser bem planejada para que ele chame a atenção de verdade e nada impede que os donos dos estabelecimentos façam combinações de estratégias envolvendo o produto-isca, como incluí-lo em combos ou promoções!

Quer saber mais e começar a acompanhar maior lucratividade no seu negócio a partir de hoje? É só continuar a leitura!

Produto-isca vs. preço-isca

Não confunda produto-isca com preço-isca: apesar de poderem caminhar juntas, essas duas práticas são diferentes uma da outra.

O produto-isca não se limita à escolha de um item com um preço atraente, e o preço-isca costuma ser aplicado corretamente quando representa um valor intermediário, nem tão alto e nem tão baixo, de determinados produto do cardápio – que fica posicionado entre outro mais caro e outro mais barato.

Veja exemplos rápidos!

Produto-isca

Deliciosas fritas da casa com cheddar, acompanhadas de bacon crocante e molho especial. Ofertas em combos com hambúrguer.

Preço-isca

Imagem de um cardápio de cervejas com preços, destacando Lata 350 ml, Pielsen 480 ml e IPA 480 ml.

Pegou?

Quais podem ser as estratégias de produtos-isca para restaurantes?

Existem várias maneiras de aplicar o produto-isca no cardápio de um restaurante, desde as estratégias mais simples até as mais complexas – ou melhor, completas –, e a melhor para você vai ser aquela que, garantidamente, leve o freguês a um consumo de outro item além dele.

  • Venda um produto-isca como parte fundamental da composição de um combo
  • Divulgue-o ao consumidor como um item cuja compra dá direito a um brinde
  • Transforme em isca porções e lanches com tamanho menor, preço mais acessível ao cliente, mas melhor CMV para o restaurante
  • Aposte em produtos sazonais e limitados que reforcem a identidade do estabelecimento, convencendo o freguês a voltar mesmo depois que eles se esgotam

Como o produto-isca no cardápio é, acima de tudo, aquele estrategicamente escolhido para chamar a atenção dos clientes e incentivar a compra de mais opções do menu, tem mais: itens que “pedem” acompanhamentos e complementos (como os oferecidos em forma de vendas sugestivas) também fazem parte das estratégias!

Como aumentar vendas com produto-isca?

Além do preço ou de outro diferencial que desperte a curiosidade, o produto-isca aumenta as vendas quando devidamente apresentado ao consumidor, seja através de boas fotos, de banners promocionais, de etiquetas de destaque ou outros recursos.

Um café gourmet e coado na hora anunciado nas redes sociais, na fachada de uma cafeteria ou na tela do cardápio digital em tablet, por exemplo, pode levar o cliente a considerar a compra de um acompanhamento, como um pão de queijo ou uma fatia de bolo. 

Uma sobremesa quente com várias camadas de chocolate, anunciada num espaço exclusivo do cardápio digital em QR Code, pode fechar com chave de ouro a refeição numa hamburgueria gourmet. 

E assim por diante! 

Passo a passo da implementação de produto-isca em restaurantes

Começou agora a considerar algumas estratégias para fisgar seu público-alvo? Planeje-se, pense nos resultados, considere cada centavo na hora da precificação e divulgue sua oferta como ninguém.

Podemos ajudar com este passo a passo que segue.

  1. Escolha o produto: a isca sempre tem alta aceitação e, geralmente, também tem custo de produção reduzido
  2. Defina seu valor de venda: o preço final precisa ser atraente, mas sem comprometer a margem de lucro do restaurante
  3. Combine o produto-isca com outros itens: faça isso para complementar a experiência do cliente e aumentar o ticket médio
  4. Divulgue sua novidade: o sabor irresistível, a urgência do consumo, o abraço no estômago… Conte para todo mundo os diferenciais da sua isca, inclusive nas redes sociais!
  5. Acompanhe os resultados: durante algumas semanas, avalie as vendas e entenda se a escolha está gerando mais lucro ou se precisa ser revisitada

Controle quantos clientes compra o “isca” e pedem mais coisas, como anda o ticket médio desde a implementação da proposta etc.! As vantagens do produto-isca vão lhe surpreender, e aparecem até no delivery, viu?

Vale a pena vender produto-isca? Os benefícios respondem

A estratégia do produto-isca no delivery pode gerar uma série de vantagens não só para os estabelecimentos que têm atendimento salão ou balcão, mas para restaurantes delivery.

  • Aumento das vendas
  • Melhora da experiência
  • Menos gastos com a aquisição de novos clientes
  • Fidelização de consumidores (recorrência)
  • Pedidos maiores e maior ticket médio
  • Diferenciação frente à concorrência
  • Controle estratégico de estoque
  • Aumento da percepção de valor da marca
  • Divulgação orgânica através de posts e recomendações

Sem falar das chances muito maiores de o estabelecimento ser escolhido em meio a tantas outras opções! Então, #partiu testar? Depois conta pra gente o que achou.

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