
Se você já tem um cardápio online ou está considerando implementá-lo, aqui vai uma excelente notícia: existem várias maneiras de você usar o marketing digital para promover esse menu.
E dá para testar diferentes estratégias até encontrar aquelas que mais atraem e fidelizam clientes!
Fazer esse tipo de divulgação é usar o cardápio a favor do seu negócio, tornando-o, mais do que uma vitrine de produtos, um protagonista das vendas.
E, por si só, tecnologias assim já são propaganda pura, né? Graças às fotos que despertam desejo, aos pedidos personalizados e às coletas de feedbacks em tempo real, por exemplo!
Imagine, então, combinar essa tecnologia com publicações (sobre ela, é claro!) nas redes sociais, anúncios segmentados etc.
Este artigo vai responder a pergunta que não quer calar – como divulgar um cardápio online? – com cinco estratégias de marketing digital excelentes para o seu restaurantes. Pra já.
1. Fazer postagens nas redes sociais
Você já sabe que só quem é visto é lembrado (e escolhido pelos clientes) e provavelmente já faz publicações nas redes sociais do seu restaurante, mas será que o cardápio entra como protagonista de algumas fotos e alguns vídeos?
Caso a resposta seja “não”, considere fazer mudanças no seu cronograma de postagens, consolidando a presença digital do negócio através da transmissão de uma imagem moderna, sustentável e preocupada com as preferências do consumidor.
E deixe o link de acesso direto ao menu logo no início da bio, hein!
Aproveite a onda para aplicar melhorias similares ao site do restaurante, caso exista, não só apresentando a automação comercial como explicando seu funcionamento e relatando seus benefícios.
2. Divulgar promoções online
Um cardápio online não só precisa estar disponível, como precisa ser visto e, para isso, nada melhor do que divulgá-lo nas redes sociais e através de grupos de mensagem ou listas de transmissão do WhatsApp.
Você pode:
- Apresentar a novidade
- Mostrar como é fácil usar
- Configurar cupons de desconto para o cardápio digital de delivery e espalhar o babado por aí
- Avisar sobre promoções que os clientes só conseguem pedir através do menu inteligente
- Etc.
Use imagens apetitosas, vídeos curtos e textos chamativos para despertar o interesse e não esqueça de que, quanto mais simples for o caminho até o pedido, maiores serão as chances de conversão.
3. Criar anúncios segmentados
Através dos @s do seu restaurante no Instagram, no Facebook, no TikTok e no Google, crie alguns anúncios dentro do contexto de “tráfego pago” – aqueles posts patrocinados para levar suas ofertas a um público-alvo bem definido, sabe?
Escolha a localização, a faixa etária, o gênero e interesses específicos de quem vai receber a propaganda e selecione dias e horários em que deseja fazer a divulgação.
Isso garante que o conteúdo apareça para quem realmente tem chances de comprar, no momento da fome, provavelmente aumentando os pedidos com o cardápio online já que você até pode direcionar o clique diretamente para a ferramenta, se desejar.
4. Atualizar o Google Meu Negócio
Outra estratégia de marketing digital é marcar uma presença constantemente atualizada no Google Meu Negócio, mantendo em dia o perfil da empresa no maior buscador do mundo.
Através da ferramenta, você constrói uma presença digital da sua marca nas pesquisas do Google e no Google Maps e pode até receber pedidos de delivery se trabalhar com um cardápio digital que permita ativar a opção “Pedir com o Google”.
E aqui vão dicas de Search Engine Optimization (SEO) para você aplicar ao criar conteúdos via Meu Negócio:
- Inclua fotos e vídeos saborosos
- Responda às avaliações com respeito e empatia
- Use palavras-chave ligadas ao tipo de comida do restaurante
- Destaque diferenciais que você seja capaz de entregar
- Garanta que os dias e horários de funcionamento estejam sempre corretos
- Mesmo se o seu restaurante não fizer delivery, disponibiliza o link do cardápio digital para consulta imediata
Beleza?
5. Utilizar dados a favor das ações de marketing
Agora, você está lembrado(a) de que, entre os recursos avançados dos melhores cardápios digitais da atualidade, destaca-se também o levantamento de dados poderosos para o marketing dos resultados?
Acesse o painel de gestão online do seu menu, escolha o período de análise das suas vendas e descubra quais os pratos que todo mundo ama, quais têm melhor CMV para o restaurante, em que horários a galera mais procura pela sua marca e o que mais puder apurar.
A partir disso, crie promoções que vão aumentar o ticket médio e prepare conteúdos que não vão passar despercebidos nas redes sociais – de jeito maneira! Aproveite para usar e abusar da sazonalidade, diferenciando o seu negócio da concorrência.
6. Caprichar no remarketing
Por último, tome alguma atitude para segurar quem pode entrar no cardápio online, olhar os itens e sair fora (provavelmente, pedindo na concorrência): use ferramentas digitais para descobrir qual é o perfil de quem visita o menu e não compra, e atraia essas pessoas com os incentivos certos, nos momentos certos.
Dicas extras!
Os gerenciadores de anúncios das redes sociais da Meta (Instagram e Facebook) e os índices do Google já dizem muito sobre o que você precisa saber. Fora isso, nada melhor do que configurar anúncios para os horários em que o estômago ronca, principalmente se eles forem um convite com desconto.
Bora tentar?
No fim das contas, divulgar um cardápio online não é só sair por aí copiando e colando o link aonde der, mas saber usar dos recursos internos da tecnologia, bem como das várias possibilidades no ambiente virtual.
Ao trabalhar com as redes sociais, os anúncios pagos, SEO e Google, análise de dados e remarketing, você terá tudo o que precisa para transformar seu menu em um vendedor ativo – e disponível 24 horas por dia!
Escolha um cardápio digital capaz de lhe ajudar no processo e coloque em prática uma ou mais das iniciativas sugeridas no decorrer deste artigo e analise os resultados. Depois conta o resultado pra gente :)
Deixe seu comentário ou dúvida