
Aliar-se a outros negócios locais com produtos ou serviços que complementem os seus ou até com influenciadores para maior divulgação online são algumas táticas de parcerias eficazes no caso de restaurantes.
Esses vínculos podem expandir a visibilidade da marca, atrair novos consumidores e fidelizar aqueles que já gostam da comida através de mais experiências exclusivas e diferenciadas.
E independentemente do tamanho do negócio, tá? Sem precisar de muito investimento ou, às vezes, apenas com o investimento da sua disposição e de um pouquinho do seu tempo para dialogar com quem está do outro lado até encontrar um “esquema” que seja benéfico aos dois.
Este artigo explica como fazer parcerias estratégicas na prática e traz sugestões de formatos que funcionam melhor no foodservice brasileiro. Boa leitura!
Por que investir em parcerias? Diferencial importante
As parcerias ajudam um negócio a ganhar alcance sem precisar investir pesado em mídia paga.
Quando bem planejadas e adequadas tanto à proposta da marca quanto aos interesses dos consumidores, elas atraem novos públicos, aumentam o fluxo de clientes e ainda reforçam a imagem do estabelecimento como parte da comunidade.
E elas não precisam ser complicadas de fazer para um restaurante, por exemplo, usufruir de todas as vantagens possíveis, quer ver?
Como fazer parcerias para restaurantes em 5 passos simples
Sempre considerando que uma parceria precisa ser aquela famosa relação “ganha-ganha”, siga estas etapas para torná-la realidade por aí:
1. Defina o objetivo
O que você quer com o vínculo? Mais movimento em horários ociosos, atração de um novo perfil de cliente, aumento da divulgação local ou outra coisa?
2. Faça uma lista de possíveis marcas parceiras
Considere, inclusive, marcas pessoais que correspondam ao objetivo previamente definido, com um público-alvo similar, visões e valores similares, talvez proximidade física etc.
Parceiras que geralmente funcionam bem para restaurantes seguem mais ou menos as ideias do quadro adiante:
Estratégias práticas de parcerias para restaurante | ||
---|---|---|
Parceiros | Como escolher | Ideias/Estratégias |
Espaços de trabalho/estudo | Escritórios, coworkings, escolas, faculdades etc. | Divulgação ↔ Desconto no menu executivo para quem apresentar o crachá ou a matrícula |
Negócios locais | Academias, salões de beleza, hotéis, pousadas | Envio do cardápio digital através dos canais de comunicação interno ↔ Frete grátis no delivery |
Influenciadores digitais | Aqueles que publicam sobre a região ou o nicho do restaurante ou que são especializados em gastronomia | Vídeo de divulgação do estabelecimento ↔ Menu degustação |
Fornecedores | Podem ser das bebidas, dos insumos ou até de utensílios para o seu restaurante | Combo promocional, patrocínio de evento especial, ação temática |
Outros restaurantes | Com foco diferente do seu, mas que vendam produtos complementares | Pediu em um, ganhou desconto ou brinde em outro |
3. Crie uma proposta clara
Prepare seu pitch de vendas para apresentar ao possível parceiro.
Fale da história do restaurante, da operação, do cardápio, comente a ideia, destaque o benefício mútuo e sugira ações simples, como descontos cruzados, brinde de um lado para quem comprar do outro e vice-versa, posts colaborativos nas redes sociais, dentre outros.
4. Formalize a parceria
Se a ideia for abraçada depois do pitch, alinhe exatamente o que cada parte vai fazer, como o vínculo será divulgado ao público, quanto tempo ele vai durar, quais métricas serão levantadas para a investigação de resultados e se haverá dinheiro envolvido ou não.
5. Monitore os esforços
Com a ação acontecendo, acompanhe o impacto no número de clientes, nas vendas, no engajamento e assim por diante. Ajuste o que for necessário, fortalecendo a transparência do relacionamento entre o seu restaurante e a marca parceira.
Mais uma vez, todo mundo tem que ganhar: você, o parceiro e o cliente final.
Use o marketing para amplificar os resultados
No decorrer das suas parcerias, use o marketing offline tradicional e, principalmente, as estratégias de marketing digital que mais funcionam hoje em dia, tanto para dar visibilidade ao vínculo quanto para valorizar os envolvidos e conseguir cada vez mais engajamento.
- Distribua panfletos
- Anuncie na TV e no rádio (se fizer sentido)
- Faça publicações com marcações nas redes sociais
- Considere criar anúncios pagos também nas redes
- Comunique a comunidade por WhatsApp, e-mail marketing e até através do cardápio digital da loja
E peça para o parceiro fazer o mesmo – ou tomar outras iniciativas que despertem a curiosidade dos clientes, dentro do que ficou definido lá na quarta etapa do processo.
Finalmente, você terá chegado no glorioso momento da fidelização!
A hora de fidelizar clientes atraídos pelas parcerias estratégicas
Quem tem interesse no parceiro chegou até o seu negócio por causa de toda a movimentação feita em relação à parceira, e agora? Não há segredos para a fidelização, só é necessária muita dedicação:
Personalize o atendimento para criar conexão imediata
A personalização é prioridade! Seja enviando um bilhete carinhoso na embalagem do delivery, oferecendo uma degustação surpresa ou simplesmente chamando o cliente pelo nome e entendendo sua necessidade no momento.
Colete dados
Apure e armazene informações pessoais do consumidor – fornecidas por ele e guardadas com autorização – seja oferecendo um cupom especial para a próxima compra ou pedindo feedbacks, por exemplo.
Depois, use esses dados para criar ofertas também personalizadas, bajular o freguês no natal, convidar para datas comemorativas e divulgar novidades.
Convide para o seu programa de fidelidade
Explique para quem tá chegando que o programa de fidelidade do restaurante dá tais benefícios a partir de um xis número de compras feitas ou de uma quantia específica de valor gasto. Incentive o uso.
E com tudo isso, aos poucos, quem sabe, você não transforma esses novos convidados em promotores da sua marca, talvez pensando num “indique e ganhe” no futuro ou incentivando postagens com o @ do restaurante devidamente marcado.
Parcerias são um recurso poderoso para quem deseja crescer com criatividade, relevância e custo controlado, então, comece agora mesmo a navegar online e observar os arredores para transformar boas conexões em grandes aliados!
Deixe seu comentário ou dúvida