- Vale a pena fazer promoções temáticas em restaurante?
- Para boas campanhas sazonais em restaurantes, adicione planejamento e transparência à receita
- Assunto: marketing! Como divulgar as promoções para datas comemorativas no restaurante?
- Ideias de promoções temáticas para restaurantes – seguindo o calendário
A escolha de promoções temáticas para o seu restaurante começam com o calendário na mão e com uma boa leitura do perfil do consumidor. Escolha as datas certas para criar conexão com o seu público-alvo e vender mais, destacando itens que ganham protagonistas nesses momentos especiais.
Enquanto seu cardápio ganha “cara” de temático, suas ações de marketing o divulgam: em uma promoção de inverno, por exemplo, que tal um caldo + porção de torradinhas + sobremesa quente num combo bem especial?
Leia este artigo até o final para boas ideias e as melhores orientações!
Vale a pena fazer promoções temáticas em restaurante?
No geral, vale sim! Essas ofertas especiais e sazonais tornam a experiência do cliente mais envolvente, estimulam a fidelização e aumentam o engajamento no online, levando mais gente a conhecer sua marca.
Além disso, é nesses momentos que muitos estabelecimentos do foodservice incentivam compras por impulso, usando gatilhos de urgência e exclusividade.
Você pode se dar bem se planejar as promoções com antecedência, escolhendo tema, produtos a serem destacados (com nomes atraentes!), combos e o “caminho” para a divulgação da oportunidade.
Para boas campanhas sazonais em restaurantes, adicione planejamento e transparência à receita
Não saia por aí fazendo o que os outros fazem: escolha suas campanhas de acordo com seu público-alvo e tenha certeza de que a ideia vai ser executada sem problemas na cozinha ou erros no atendimento.
Atrair clientes em datas comemorativas depende de:
- Ajustes no cardápio
- Adequação da operação ao movimento
- Negociação antecipada com fornecedores
- Garantia de disponibilidade de insumos no estoque
- Escolha do formato (salão, balcão, delivery ou todos)
- Treinamento dos garçons para informar tudo corretamente
- Campanhas de marketing online e offline
E lembre-se de definir com bastante cuidado todas as regras de cada promoção, transmitindo-as de forma clara aos clientes.
Aqui entram, a depender da oferta, por exemplo: consumo mínimo, limite por cliente, validade da campanha etc.
Assunto: marketing! Como divulgar as promoções para datas comemorativas no restaurante?
Uma boa ideia ao fazer divulgações em foto, vídeo e texto das oportunidades sazonais do seu restaurante é se agarrar ao “Fear Of Missing Out” (em português, “medo de perder algo”), o “FOMO”.
Campanhas de marketing que despertam esse senso de urgência e exclusividade geram mais engajamento e mais fluxo de pessoas e pedidos.
Passo a passo para agir no digital
Definido o conceito da data (Ex.: “Sabores Juninos” para o mês de junho):
- Estabeleça o período em que a promoção vai acontecer
- Crie um calendário de postagens com antecedência
- Produza conteúdos irresistíveis tanto em foto quanto em vídeo
- Conte a história por trás da experiência e a inspiração da ideia
- Publique lembretes de que a oportunidade está se aproximando, acontecendo e acabando
- Use frases de efeito (“Cuidado! O quentão acaba rápido!”)
- Envie mensagens personalizadas no WhatsApp, informando a promoção e condições aos clientes mais frequentes; faça o mesmo num e-mail marketing
- Quando alguém for aproveitar, incentive essa pessoa fazer um post ou Story e marcar o restaurante; republique o conteúdo em seguida
Se quiser ir além, considere anúncios locais em podcasts e parcerias com influenciadores que alcançam seus consumidores no ambiente online.
Campanha rápida de promoção temática no presencial
Para dar ênfase à data propriamente dita, decore o salão e a fachada do seu ponto comercial, seguindo o tema.
Em paralelo:
- Imprima e instale em pontos estratégicos alguns avisos visuais
- Adicione uma seção especial ao seu menu
- Na capa do cardápio, destaque a promoção
- Ofereça brindes ou uma surpresa para quem consumir
- Crie um cantinho instagramável, aliando o offline ao online
Você pode testar mídia indoor se seus clientes frequentam academias e elevadores com telas para isso e também colaborar com marcas vizinhas, deixando seu restaurante mais próximo da comunidade.
Dica extra! Teste diferentes abordagens
Aproveite que o ano tem várias datas comemorativas e varie horários de postagens, formatos de conteúdo, linguagem visual e tipos de promoção.
Acompanhe os resultados e vá ajustando suas estratégias até acertar em cheio!
Vendas, ticket médio, engajamento nas redes, número de novos cadastros e taxas de reservas são alguns dos principais indicadores de desempenho para avaliar promoções no foodservice. Não se esqueça também do ROI de cada campanha.
Ideias de promoções temáticas para restaurantes – seguindo o calendário
Tem pro ano todo! Aqui estão exemplos de iniciativas que podem merecer uma identidade visual própria e outros esforços de propaganda e marketing se fizerem sentido para o seu negócio:
| Mês | Ideias |
|---|---|
| Janeiro | Desconto em drinks refrescantes; combos especiais de verão |
| Fevereiro | “Vá fantasiado no carnaval e ganhe uma sobremesa” |
| Março | No Dia das Mulheres, brinde especial para elas; |
| Abril | Combos de Páscoa; festival do peixe ou chocolate a preço fixo |
| Maio | “Desconto em reservas antecipadas de Dia das Mães”; “Traga sua mãe para almoçar, ganhe um drink” |
| Junho | Para o Dia dos Namorados, combo “dois pratos principais, sobremesa cortesia”; combo de comidas típicas juninas |
| Julho | Festival de massas e vinhos; preços especiais em caldos ou fondue |
| Agosto | Chopp cortesia para os pais; combo de churrasco na semana de Dia dos Pais |
| Setembro | Cupom de desconto para a próxima compra ou outra promoção especial de Dia do Cliente |
| Outubro | Sobremesa grátis para crianças que pedirem prato completo; brinde de Halloween a partir de “x” reais consumidos |
| Novembro | Black Friday gastronômica: desconto em itens específicos do cardápio |
| Dezembro | Desconto progressivo para confraternizações em grupos; drink de boas-vindas para ceia de Natal ou Ano-Novo |
A lista é longa! Um prato muito pedido que entra no menu, outras experiências interativas, itens exclusivos, rodadas de prêmios, degustações especiais…
Inspire-se nas sugestões que conferiu, colocando seus melhores insights em ação imediatamente.
E fuja de armadilhas que costumam aparecer na execução, como o famoso “prometeu, mas não entregou”, os exageros que fazem a galera aparecer só quando alguma coisa tá “OFF” e a banalização do restaurante (em vez da valorização)!
É melhor fazer poucas ações bem executadas do que várias sem planejamento.
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