Ideias de promoções temáticas + dicas para divulgar

Descubra se vale a pena fazer promoções temáticas no seu restaurante, veja como colocá-las em prática e, se quiser, siga as sugestões deste artigo.

Por Redação Goomer 04 de Novembro de 2025 - Atualizado em 04 de Novembro de 2025 6 min. de leitura
Duas mulheres sorrindo e olhando para um tablet em uma cozinha moderna, vestindo aventais pretos, o que indica uma aula de culinária ou cozinha colaborativa.

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A escolha de promoções temáticas para o seu restaurante começam com o calendário na mão e com uma boa leitura do perfil do consumidor. Escolha as datas certas para criar conexão com o seu público-alvo e vender mais, destacando itens que ganham protagonistas nesses momentos especiais.

Enquanto seu cardápio ganha “cara” de temático, suas ações de marketing o divulgam: em uma promoção de inverno, por exemplo, que tal um caldo + porção de torradinhas + sobremesa quente num combo bem especial?

Leia este artigo até o final para boas ideias e as melhores orientações!

Vale a pena fazer promoções temáticas em restaurante?

No geral, vale sim! Essas ofertas especiais e sazonais tornam a experiência do cliente mais envolvente, estimulam a fidelização e aumentam o engajamento no online, levando mais gente a conhecer sua marca.

Além disso, é nesses momentos que muitos estabelecimentos do foodservice incentivam compras por impulso, usando gatilhos de urgência e exclusividade.

Você pode se dar bem se planejar as promoções com antecedência, escolhendo tema, produtos a serem destacados (com nomes atraentes!), combos e o “caminho” para a divulgação da oportunidade.

Para boas campanhas sazonais em restaurantes, adicione planejamento e transparência à receita

Não saia por aí fazendo o que os outros fazem: escolha suas campanhas de acordo com seu público-alvo e tenha certeza de que a ideia vai ser executada sem problemas na cozinha ou erros no atendimento.

Atrair clientes em datas comemorativas depende de:

  • Ajustes no cardápio
  • Adequação da operação ao movimento
  • Negociação antecipada com fornecedores
  • Garantia de disponibilidade de insumos no estoque
  • Escolha do formato (salão, balcão, delivery ou todos)
  • Treinamento dos garçons para informar tudo corretamente
  • Campanhas de marketing online e offline

E lembre-se de definir com bastante cuidado todas as regras de cada promoção, transmitindo-as de forma clara aos clientes.

Aqui entram, a depender da oferta, por exemplo: consumo mínimo, limite por cliente, validade da campanha etc.

Assunto: marketing! Como divulgar as promoções para datas comemorativas no restaurante?

Uma boa ideia ao fazer divulgações em foto, vídeo e texto das oportunidades sazonais do seu restaurante é se agarrar ao “Fear Of Missing Out” (em português, “medo de perder algo”), o “FOMO”.

No food, o FOMO é aquele sentimento que faz uma pessoa querer aproveitar algo antes de acabe, a exemplo de um prato especial numa data comemorativa ou temática

Campanhas de marketing que despertam esse senso de urgência e exclusividade geram mais engajamento e mais fluxo de pessoas e pedidos.

Passo a passo para agir no digital

Definido o conceito da data (Ex.: “Sabores Juninos” para o mês de junho):

  1. Estabeleça o período em que a promoção vai acontecer
  2. Crie um calendário de postagens com antecedência
  3. Produza conteúdos irresistíveis tanto em foto quanto em vídeo
  4. Conte a história por trás da experiência e a inspiração da ideia
  5. Publique lembretes de que a oportunidade está se aproximando, acontecendo e acabando
  6. Use frases de efeito (“Cuidado! O quentão acaba rápido!”)
  7. Envie mensagens personalizadas no WhatsApp, informando a promoção e condições aos clientes mais frequentes; faça o mesmo num e-mail marketing
  8. Quando alguém for aproveitar, incentive essa pessoa fazer um post ou Story e marcar o restaurante; republique o conteúdo em seguida

Se quiser ir além, considere anúncios locais em podcasts e parcerias com influenciadores que alcançam seus consumidores no ambiente online.

Campanha rápida de promoção temática no presencial        

Para dar ênfase à data propriamente dita, decore o salão e a fachada do seu ponto comercial, seguindo o tema.

Em paralelo:

  1. Imprima e instale em pontos estratégicos alguns avisos visuais
  2. Adicione uma seção especial ao seu menu
  3. Na capa do cardápio, destaque a promoção
  4. Ofereça brindes ou uma surpresa para quem consumir
  5. Crie um cantinho instagramável, aliando o offline ao online

Você pode testar mídia indoor se seus clientes frequentam academias e elevadores com telas para isso e também colaborar com marcas vizinhas, deixando seu restaurante mais próximo da comunidade.

Dica extra! Teste diferentes abordagens

Aproveite que o ano tem várias datas comemorativas e varie horários de postagens, formatos de conteúdo, linguagem visual e tipos de promoção.

Acompanhe os resultados e vá ajustando suas estratégias até acertar em cheio!

Vendas, ticket médio, engajamento nas redes, número de novos cadastros e taxas de reservas são alguns dos principais indicadores de desempenho para avaliar promoções no foodservice. Não se esqueça também do ROI de cada campanha.

Ideias de promoções temáticas para restaurantes – seguindo o calendário

Tem pro ano todo! Aqui estão exemplos de iniciativas que podem merecer uma identidade visual própria e outros esforços de propaganda e marketing se fizerem sentido para o seu negócio:

Mês Ideias

Janeiro

Desconto em drinks refrescantes; combos especiais de verão

Fevereiro

“Vá fantasiado no carnaval e ganhe uma sobremesa”

Março

No Dia das Mulheres, brinde especial para elas;

Abril

Combos de Páscoa; festival do peixe ou chocolate a preço fixo

Maio

“Desconto em reservas antecipadas de Dia das Mães”; “Traga sua mãe para almoçar, ganhe um drink”

Junho

Para o Dia dos Namorados, combo “dois pratos principais, sobremesa cortesia”; combo de comidas típicas juninas

Julho

Festival de massas e vinhos; preços especiais em caldos ou fondue

Agosto

Chopp cortesia para os pais; combo de churrasco na semana de Dia dos Pais

Setembro

Cupom de desconto para a próxima compra ou outra promoção especial de Dia do Cliente

Outubro

Sobremesa grátis para crianças que pedirem prato completo; brinde de Halloween a partir de “x” reais consumidos

Novembro

Black Friday gastronômica: desconto em itens específicos do cardápio

Dezembro

Desconto progressivo para confraternizações em grupos; drink de boas-vindas para ceia de Natal ou Ano-Novo

A lista é longa! Um prato muito pedido que entra no menu, outras experiências interativas, itens exclusivos, rodadas de prêmios, degustações especiais…

Inspire-se nas sugestões que conferiu, colocando seus melhores insights em ação imediatamente.

E fuja de armadilhas que costumam aparecer na execução, como o famoso “prometeu, mas não entregou”, os exageros que fazem a galera aparecer só quando alguma coisa tá “OFF” e a banalização do restaurante (em vez da valorização)!

É melhor fazer poucas ações bem executadas do que várias sem planejamento.

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