Identidade visual de restaurante: melhores dicas para criar

Entenda o que compõe a identidade visual de um restaurante e por que se debruçar sobre a criação dela. Veja dicas para fazer as melhores escolhas no percurso.

Por Redação Goomer 10 de Setembro de 2025 - Atualizado em 10 de Setembro de 2025 8 min. de leitura
Caixa de delivery da Gowmer com design ilustrado de pizza, ingredientes e alimentos diversos, ideal para pedidos de alimentos para entrega.

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A identidade visual de um restaurante é tudo aquilo que o faz ser reconhecido “de primeira”: logo, cores, cardápio e uniforme da equipe entram na conta, por exemplo. É uma composição de elementos que narram a história do negócio e mostram sua proposta.

E quando ela combina com o que o restaurante oferece, a experiência fica completa!

Além de saborear a comida, consumidores de lugares com uma identidade visual devidamente definida também entendem que os detalhes do ambiente, da fachada, da decoração etc. estão associados à marca, e levam isso na memória.

Vamos conversar mais sobre o tema?

O conjunto de elementos que compõem a identidade visual de um restaurante

Tudo o que faz os clientes reconhecerem uma marca sem precisarem ler o nome dela, digamos assim, é parte de sua identidade visual. Num restaurante, esses elementos são as cores, o logo, a tipografia, os símbolos e até o layout ou modelo do cardápio, dentre outros.

E não pense que as embalagens do delivery e, em alguns casos, até o empratamento da comida ficam fora disso, hein! Considere importantes para a identidade visual de um restaurante, por exemplo:

  • Logotipo – o primeiro ponto de contato entre o cliente e o restaurante; precisa ser simples de reconhecer em diferentes tamanhos e traduzir a essência da marca
  • Cores – algumas são principais, outras secundárias e combiná-las entre si em toda a comunicação cria familiaridade; seu restaurante tem uma paleta definida?
  • Tipografia – as fontes escolhidas para os textos do cardápio, se for impresso, e de ações de marketing dizem muito sobre o estilo do restaurante
  • Ícones, símbolos e ilustrações – ajudam a complementar a comunicação visual e podem indicar categorias no cardápio, destacar opções especiais etc.
  • Layout do cardápio – quanto mais personalizado o menu, mais evidente a identidade e mais marcante (bem…) a marca!
  • Ambiente – mesas, cadeiras, iluminação e decoração também fazem parte da identidade visual, afinal, tudo deve estar conectado, certo?
  • Embalagens – copos, caixas, sacolas e lacres de delivery são extensões da marca e pertencem ao conjunto, devendo seguir o mesmo padrão do resto
  • Uniformes – sim, as roupas dos funcionários também comunicam! Fora que ajudam os clientes a identificar quem faz parte da equipe do restaurante
  • Materiais promocionais – o marketing offline também não pode ser excluído do conjunto da identidade visual; folhetos, panfletos, cartões e displays precisam seguir o mesmo padrão, contribuindo diretamente para o reconhecimento da marca
  • Materiais digitais – o mesmo vale para posts nas redes sociais, o site como um todo e anúncios online; identidade visual tem tudo a ver com a construção de uma presença digital forte.

Enfim!

A importância da identidade visual para restaurantes

A identidade visual é o que dá personalidade ao restaurante, fazendo com que ele se destaque em meio a tantas opções. Quando acompanhada de um bom atendimento, principalmente, ela pode transformar um negócio em uma referência do mercado.

Pense numa marca que todo mundo conhece e repare como alguns detalhes ficam marcados na memória da galera. Então, pondere quantos e quais têm a ver com os elementos que você conferiu acima.

Identidade visual = credibilidade e conexão imediata

Para completar, essa identidade é a base de toda estratégia de marketing e, consequentemente, funciona como um “imã de pessoas certas”: se ela for construída de acordo com as visões e os valores do restaurante, vai atrair exatamente o público-alvo desejado.

Uma marca vibrante, com textos em fontes divertidas e detalhes coloridos, provavelmente conversa bem com clientes mais jovens e descolados. Já uma com identidade visual mais elegante e minimalista chama a atenção de quem busca sofisticação e exclusividade. E assim por diante!

Bora decidir a vibe que você quer que o seu negócio transmita?

Como criar identidade visual para restaurante?

Mais do que escolher uma cor, você precisa pensar em cada detalhe para mostrar os diferenciais do seu restaurante e deixá-lo marcado na memória dos clientes.

E, mesmo que o negócio já esteja em operação e tenha um “visu” criado, saiba: é comum haver revisão da identidade visual até das marcas mais tradicionais em algum momento, seja para atualizá-la ou para uma mudança de direção.

Imagem com diversos itens de papelaria, tecnologia e roupas, todos com identidade visual da marca Goomer, incluindo celular, canetas, mochila, chaveiro, tag, bandeja, copo e embalagem de papel com o logo da Goomer.

Em qualquer cenário, siga este passo a passo:

1. Analise a concorrência

Perceba quais cores, logotipos e estilos outros restaurantes usam e em quais materiais ou conteúdos eles mais investem esforços de aplicação e divulgação da identidade visual.

O objetivo aqui não é copiar, mas achar maneiras de diferenciar o seu negócio. Essa etapa de análise também lhe dará pistas sobre tendências e preferências do público.

2. Estude os consumidores

Sabendo exatamente quem vai frequentar o seu restaurante, você saberá com quem estará falando – e vai conseguir passar a mensagem certa através de todos os elementos da identidade visual.

Descubra o que chama a atenção do público e o que pode gerar identificação com a marca.

Clientes mais jovens talvez curtam uma decoração e um design descontraídos, por exemplo, enquanto um público mais maduro tende a valorizar a simplicidade e a elegância, juntas.

3. Defina a personalidade do negócio

Que mensagem o restaurante vai passar?  Essa decisão guiará as escolhas de cores, tipografia, imagens etc. A sua marca será percebida através de quais atributos: acolhedora, caseira, divertida, “fresh” ou outros?

O passo três da criação da identidade visual é importantíssimo para a associação de todos os elementos dessa identidade à experiência prometida pelo estabelecimento.

4. Pesquise sobre psicologia das cores

As cores ajudam a mostrar a personalidade do negócio e até influenciam no apetite! Tipo assim, ó:

  • Vermelho: cor quente e vibrante, pode despertar o apetite e, com certeza, chama a atenção
  • Laranja: passa ideia de criatividade e descontração; pode incentivar o consumo
  • Amarelo: transmite alegria e atrai o olhar para itens pontuais do cardápio
  • Verde: evoca frescor, saúde e naturalidade, deixando o cliente à vontade
  • Azul: transmite confiança e tranquilidade; costuma funcionar como cor secundária em restaurantes sofisticados
  • Branco: representa limpeza e simplicidade; é usado em restaurantes minimalistas e que valorizam higiene e organização
  • Bege, cinza claro e outros tons neutros: trazem equilíbrio e sofisticação para a identidade visual; são comuns em restaurantes considerados modernos e elegantes

Diferentes cores influenciam sentimentos e comportamentos humanos, então, não seria menos essencial considerar isso na identidade visual gastronômica.

5. Desenvolva o logotipo

O logotipo é o símbolo que vai representar o seu restaurante em todos os lugares: cardápio, fachada, embalagens e até nas redes sociais;  é uma assinatura visual e deve resumir a personalidade e a proposta do negócio.

Não existe uma fórmula pronta para criar um logotipo incrível, mas cores, formas e tipografia precisam conversar entre si para passar a mensagem certa.

O ideal é você contar com um designer nessa etapa, passando a ele tudo o que acredita sobre a sua empreitada, mas, se preferir fazer sozinho(a), busque inspiração em marcas de referência, use ferramentas online voltadas ao design e mantenha a simplicidade e a coerência.

6. Escolha a tipografia

O último passo da criação da identidade visual vai ser a escolha da tipografia: estilo de letra que vai aparecer no cardápio, nas placas, nas embalagens e em todo material do restaurante.

Para bater o martelo, não se esqueça de que o estilo da fonte transmite a personalidade do restaurante, ou seja, uma letra cursiva pode passar a sensação de acolhimento, enquanto uma fonte reta mostra modernidade e assim por diante.

Só não dá para escolher sem considerar a facilidade de leitura, tá? De nada adianta uma tipografia “cool” cujo texto ninguém entende.

P.S.: use no máximo duas ou três fontes e mantenha a consistência em toda a comunicação.

Aliás, a ideia de consistência vale para identidade no geral: repita y repita os mesmos padrões em busca daquela imagem sólida e fácil de reconhecer que todo restaurante adorado ao redor do mundo tem.

“Uso cardápio digital, preciso disso?”

Com certeza, você precisa desenvolver a identidade visual do seu negócio independentemente do formato de cardápio adotado para a operação e, pode acreditar, os melhores cardápios digitais do mercado não apenas são facilmente personalizáveis como chamam ainda mais a atenção do público-alvo.

Ao receberem cores, símbolos e imagens diretamente ligados à marca do restaurante, eles se tornam memoráveis!

Fora isso, não custa nada reforçar: mais do que um “detalhe” estético, investir em identidade visual é investir em experiência, criar toda uma atmosfera que transforma cada refeição em algo único, memorável.

Faça do seu cardápio a sua vitrine central (e, preferencialmente, a ferramenta de trabalho da sua equipe) e conquiste o cliente somando isso à consistência da marca em cada ponto de contato.

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