
A identidade visual de um restaurante é tudo aquilo que o faz ser reconhecido “de primeira”: logo, cores, cardápio e uniforme da equipe entram na conta, por exemplo. É uma composição de elementos que narram a história do negócio e mostram sua proposta.
E quando ela combina com o que o restaurante oferece, a experiência fica completa!
Além de saborear a comida, consumidores de lugares com uma identidade visual devidamente definida também entendem que os detalhes do ambiente, da fachada, da decoração etc. estão associados à marca, e levam isso na memória.
Vamos conversar mais sobre o tema?
O conjunto de elementos que compõem a identidade visual de um restaurante
Tudo o que faz os clientes reconhecerem uma marca sem precisarem ler o nome dela, digamos assim, é parte de sua identidade visual. Num restaurante, esses elementos são as cores, o logo, a tipografia, os símbolos e até o layout ou modelo do cardápio, dentre outros.
E não pense que as embalagens do delivery e, em alguns casos, até o empratamento da comida ficam fora disso, hein! Considere importantes para a identidade visual de um restaurante, por exemplo:
- Logotipo – o primeiro ponto de contato entre o cliente e o restaurante; precisa ser simples de reconhecer em diferentes tamanhos e traduzir a essência da marca
- Cores – algumas são principais, outras secundárias e combiná-las entre si em toda a comunicação cria familiaridade; seu restaurante tem uma paleta definida?
- Tipografia – as fontes escolhidas para os textos do cardápio, se for impresso, e de ações de marketing dizem muito sobre o estilo do restaurante
- Ícones, símbolos e ilustrações – ajudam a complementar a comunicação visual e podem indicar categorias no cardápio, destacar opções especiais etc.
- Layout do cardápio – quanto mais personalizado o menu, mais evidente a identidade e mais marcante (bem…) a marca!
- Ambiente – mesas, cadeiras, iluminação e decoração também fazem parte da identidade visual, afinal, tudo deve estar conectado, certo?
- Embalagens – copos, caixas, sacolas e lacres de delivery são extensões da marca e pertencem ao conjunto, devendo seguir o mesmo padrão do resto
- Uniformes – sim, as roupas dos funcionários também comunicam! Fora que ajudam os clientes a identificar quem faz parte da equipe do restaurante
- Materiais promocionais – o marketing offline também não pode ser excluído do conjunto da identidade visual; folhetos, panfletos, cartões e displays precisam seguir o mesmo padrão, contribuindo diretamente para o reconhecimento da marca
- Materiais digitais – o mesmo vale para posts nas redes sociais, o site como um todo e anúncios online; identidade visual tem tudo a ver com a construção de uma presença digital forte.
Enfim!
A importância da identidade visual para restaurantes
A identidade visual é o que dá personalidade ao restaurante, fazendo com que ele se destaque em meio a tantas opções. Quando acompanhada de um bom atendimento, principalmente, ela pode transformar um negócio em uma referência do mercado.
Pense numa marca que todo mundo conhece e repare como alguns detalhes ficam marcados na memória da galera. Então, pondere quantos e quais têm a ver com os elementos que você conferiu acima.
Para completar, essa identidade é a base de toda estratégia de marketing e, consequentemente, funciona como um “imã de pessoas certas”: se ela for construída de acordo com as visões e os valores do restaurante, vai atrair exatamente o público-alvo desejado.
Uma marca vibrante, com textos em fontes divertidas e detalhes coloridos, provavelmente conversa bem com clientes mais jovens e descolados. Já uma com identidade visual mais elegante e minimalista chama a atenção de quem busca sofisticação e exclusividade. E assim por diante!
Bora decidir a vibe que você quer que o seu negócio transmita?
Como criar identidade visual para restaurante?
Mais do que escolher uma cor, você precisa pensar em cada detalhe para mostrar os diferenciais do seu restaurante e deixá-lo marcado na memória dos clientes.
E, mesmo que o negócio já esteja em operação e tenha um “visu” criado, saiba: é comum haver revisão da identidade visual até das marcas mais tradicionais em algum momento, seja para atualizá-la ou para uma mudança de direção.
Em qualquer cenário, siga este passo a passo:
1. Analise a concorrência
Perceba quais cores, logotipos e estilos outros restaurantes usam e em quais materiais ou conteúdos eles mais investem esforços de aplicação e divulgação da identidade visual.
O objetivo aqui não é copiar, mas achar maneiras de diferenciar o seu negócio. Essa etapa de análise também lhe dará pistas sobre tendências e preferências do público.
2. Estude os consumidores
Sabendo exatamente quem vai frequentar o seu restaurante, você saberá com quem estará falando – e vai conseguir passar a mensagem certa através de todos os elementos da identidade visual.
Descubra o que chama a atenção do público e o que pode gerar identificação com a marca.
Clientes mais jovens talvez curtam uma decoração e um design descontraídos, por exemplo, enquanto um público mais maduro tende a valorizar a simplicidade e a elegância, juntas.
3. Defina a personalidade do negócio
Que mensagem o restaurante vai passar? Essa decisão guiará as escolhas de cores, tipografia, imagens etc. A sua marca será percebida através de quais atributos: acolhedora, caseira, divertida, “fresh” ou outros?
O passo três da criação da identidade visual é importantíssimo para a associação de todos os elementos dessa identidade à experiência prometida pelo estabelecimento.
4. Pesquise sobre psicologia das cores
As cores ajudam a mostrar a personalidade do negócio e até influenciam no apetite! Tipo assim, ó:
- Vermelho: cor quente e vibrante, pode despertar o apetite e, com certeza, chama a atenção
- Laranja: passa ideia de criatividade e descontração; pode incentivar o consumo
- Amarelo: transmite alegria e atrai o olhar para itens pontuais do cardápio
- Verde: evoca frescor, saúde e naturalidade, deixando o cliente à vontade
- Azul: transmite confiança e tranquilidade; costuma funcionar como cor secundária em restaurantes sofisticados
- Branco: representa limpeza e simplicidade; é usado em restaurantes minimalistas e que valorizam higiene e organização
- Bege, cinza claro e outros tons neutros: trazem equilíbrio e sofisticação para a identidade visual; são comuns em restaurantes considerados modernos e elegantes
Diferentes cores influenciam sentimentos e comportamentos humanos, então, não seria menos essencial considerar isso na identidade visual gastronômica.
5. Desenvolva o logotipo
O logotipo é o símbolo que vai representar o seu restaurante em todos os lugares: cardápio, fachada, embalagens e até nas redes sociais; é uma assinatura visual e deve resumir a personalidade e a proposta do negócio.
Não existe uma fórmula pronta para criar um logotipo incrível, mas cores, formas e tipografia precisam conversar entre si para passar a mensagem certa.
O ideal é você contar com um designer nessa etapa, passando a ele tudo o que acredita sobre a sua empreitada, mas, se preferir fazer sozinho(a), busque inspiração em marcas de referência, use ferramentas online voltadas ao design e mantenha a simplicidade e a coerência.
6. Escolha a tipografia
O último passo da criação da identidade visual vai ser a escolha da tipografia: estilo de letra que vai aparecer no cardápio, nas placas, nas embalagens e em todo material do restaurante.
Para bater o martelo, não se esqueça de que o estilo da fonte transmite a personalidade do restaurante, ou seja, uma letra cursiva pode passar a sensação de acolhimento, enquanto uma fonte reta mostra modernidade e assim por diante.
Só não dá para escolher sem considerar a facilidade de leitura, tá? De nada adianta uma tipografia “cool” cujo texto ninguém entende.
P.S.: use no máximo duas ou três fontes e mantenha a consistência em toda a comunicação.
Aliás, a ideia de consistência vale para identidade no geral: repita y repita os mesmos padrões em busca daquela imagem sólida e fácil de reconhecer que todo restaurante adorado ao redor do mundo tem.
“Uso cardápio digital, preciso disso?”
Com certeza, você precisa desenvolver a identidade visual do seu negócio independentemente do formato de cardápio adotado para a operação e, pode acreditar, os melhores cardápios digitais do mercado não apenas são facilmente personalizáveis como chamam ainda mais a atenção do público-alvo.
Ao receberem cores, símbolos e imagens diretamente ligados à marca do restaurante, eles se tornam memoráveis!
Fora isso, não custa nada reforçar: mais do que um “detalhe” estético, investir em identidade visual é investir em experiência, criar toda uma atmosfera que transforma cada refeição em algo único, memorável.
Faça do seu cardápio a sua vitrine central (e, preferencialmente, a ferramenta de trabalho da sua equipe) e conquiste o cliente somando isso à consistência da marca em cada ponto de contato.
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