4 modelos de cardápios para bares e restaurantes

Ainda em dúvida de qual modelo de cardápio se encaixa melhor com seu negócio? Separamos os 4 modelos mais estratégicos do mercado. Confira!

Por Redação Goomer 22 de Julho de 2022 - Atualizado em 25 de Outubro de 2024 6 min. de leitura
4 modelos de cardápios para bares e restaurantes

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Os diferentes modelos de cardápios para bares e restaurantes são opções que todo empreendedor tem à disposição para apresentar os produtos da casa. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, os menus podem ser elementos estratégicos para aumentar o ticket de venda e induzir a uma compra maior.

O uso estratégico de cardápios é uma forma de otimizar tempo, recursos, facilitar o atendimento e dar clareza ao consumidor sobre o que ele irá obter em cada prato. Na prática, o menu é o primeiro ponto de contato entre cliente e alimento.

Hoje em dia há todo um campo de estudo em torno da otimização de cardápios de alimentos e bebidas, conhecido como engenharia de cardápio.

Contudo, a maioria das pessoas pode nem saber quantos tipos de menus existem e em quais situações cada tipo cumpre melhor o seu papel.

Confira as dicas que compilamos nos tópicos abaixo e conheça os diferentes tipos de menu para bares e restaurantes.

Conceito de cardápio “à la carte”

No cardápio à la carte lista os preços de cada item separadamente.

Os clientes podem escolher itens individuais e combiná-los da maneira que quiserem, de acordo com o que é disposto. Isso ocorre para diferenciar sistemas como rodízios ou self-service, por exemplo.

“À la carte” é um termo em francês que se traduz literalmente como “como está no cardápio” ou algo como “de acordo com o menu”.

Começou a ser usado no início do século 19 e não é exclusivo da alimentação. Por exemplo, uma assinatura de TV a cabo pode ter uma seleção de canais à la carte. Isso significa que os clientes escolhem quais canais desejam individualmente, em vez de ter um pacote de canais definido.

O que pode variar, no entanto, é como esse cardápio é apresentado ao consumidor.

Os formatos mais comuns incluem:

Cardápio na parede

Este formato é muito comum em restaurantes e ambientes mais descontraídos, como lanchonetes, cafés, bares e padarias.

Ao fundo, em uma parede, pode haver um quadro negro ou um painel personalizável com a descrição dos itens e os preços, seja por unidade, dúzia ou peso.

Trata-se de um formato muito comum nos estabelecimentos mais antigos ou até mesmo em ambientes novos, que tentam resgatar uma estética “old school”. Pode ser um componente charmoso ao ambiente, embora nem sempre seja a melhor opção em termos de eficiência.

Cardápio impresso

Este é o formato mais comum hoje em dia. Trata-se daqueles cardápios que são entregues aos consumidores em forma de panfletos, encadernados ou plastificados, por exemplo.

Nele, tem-se acesso aos produtos, à descrição e ao preço. O consumidor avalia e então apresenta ao garçom o seu pedido.

Mas, como o espaço é limitado, pode não haver informações suficientes sobre cada prato, o que pode resultar em uma solução um pouco incompleta.

Cardápio na prancheta

O cardápio na prancheta é muito comum como um truque estético, dando mais identidade ao cardápio e, consequentemente, à casa.

Na verdade, ele não deixa de ser um cardápio impresso, porém apresentado preso a uma prancheta. Desse modo, o cliente precisa folhear para ter acesso às diferentes seções e conhecer os pratos apresentados.

Em seguida, após conferir o menu, o consumidor indica o pedido que deseja fazer ao garçom e aguarda até que ele retorne à mesa.

Cardápio digital

O cardápio digital, por sua vez, apresenta outras variedades de formato (pode ser por QR code, aplicativo, tablet de mesa e afins).

Esta é uma evolução dos cardápios impressos pois representa uma solução que possibilita mais agilidade, economia e eficiência.

Muitos deles (como a solução em autoatendimento da Goomer) possibilita que o consumidor conheça, compare e escolha seus pratos e, em seguida, envie o pedido diretamente para a cozinha, sem a necessidade de um garçom.

Na prática, soluções em cardápio digital podem ser usadas para melhorar a reputação do local e até mesmo o ticket médio por consumidor.

Por que aderir ao cardápio digital?

Mais lucratividade

Aderir ao cardápio digital é uma forma de oferecer benefícios tanto para os clientes quanto para a organização.

Os menus digitais permitem que você anuncie os preços junto com promoções que focam no que você precisa vender.

Você pode alterar o que é exibido à medida que as coisas se esgotam ou dar ênfase e promover itens que precise acabar com estoque, evitando, assim, desperdício.

Há espaço “ilimitado” para se trabalhar. Basta alternar suas mensagens para atender às necessidades de oferta e demanda. Você pode ganhar dinheiro com promoções de produtos, aumentar as compras por impulso e impulsionar os programas de fidelidade promovendo-os com os cardápios digitais.

E como aqui os menus são digitais, seus custos de impressão são eliminados. Em primeiro lugar, não há papel para comprar, sem custos de tinta ou laminação, sem custos caros de impressoras externas.

Redução de tempo de espera

Melhorar a experiência do cliente é o objetivo de toda empresa. Quando as pessoas têm que esperar na fila, sua experiência se deteriora, assim como sua visão a respeito da marca.

No entanto, quando as pessoas têm algo para olhar enquanto esperam, o tempo parece passar mais rápido. Por outro lado, isso não acontece com os cardápios impressos porque são estáticos e os clientes habituais já os viram, por isso não estão interessados.

As versões digitais também podem ajudar seu público a tomar decisões mais rápidas sobre o que pedir, o que acelera a fila e torna o serviço mais tranquilo para sua equipe e clientes. Tudo isso contribui para uma melhor experiência do cliente.

Atualização fácil e rápida

Ao substituir os cardápios impressos pelos digitais, você pode fazer atualizações de produtos em poucos instantes.

Por ser dinâmico, as alterações na tela levam apenas o tempo necessário para se acessar o modelo ou a interface e atualizar as informações – uma única alteração de preço leva apenas alguns segundos.

Para saber mais a respeito, conheça as soluções da Goomer. Em pouco tempo você poderá implementar cardápios digitais a partir de diferentes formatos e atender mais clientes em menos tempo, com muito mais eficiência!

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