
- 1) Garanta a qualidade dos produtos
- 2) Crie um cardápio irresistível
- 3) Acompanhe as tendências e o mercado
- 4) Digitalize seu negócio
- 5) Faça promoções e combos
- 6) Venda o prazer da personalização
- 7) Arrase na gestão financeira
- 8) Controle à risca os custos e desperdícios
- 9) Capacite os colaboradores
- 10) Apareça nas redes sociais
- 11) Se tiver delivery, cuidado com a eficiência
Para lucrar de verdade com uma hamburgueria gourmet, ofereça deliciosos hambúrgueres, mas bons acompanhamentos e boas bebidas também. Além disso, estude constantemente as tendências do mercado e adeque seu negócio ao perfil do consumidor.
Investir em ingredientes de máxima qualidade e num cardápio criativo vai ajudar!
E, como lucro e economia têm tudo a ver, outras dicas são priorizar desde o controle de custos até um atendimento excelente ao cliente, passando por criar uma marca forte e ter assertividade no marketing, por exemplo.
Este artigo traz orientações detalhadas a gestores que querem garantir um negócio realmente sustentável.
1) Garanta a qualidade dos produtos
Uma das principais estratégias para aumentar o lucro em hamburguerias gourmet parece simples, mas nem todo mundo segue: é a de garantir máxima qualidade em cada insumo, receita e produto entregue ao freguês.
No foodservice, “gourmet” significa alta qualidade e valor agregado, tanto dos ingredientes quanto das apresentações, portanto, ofereça carnes premium, pães artesanais, molhos da casa, frituras bem sequinhas e acompanhamentos exclusivos.
Certifique-se de negociar com os melhores fornecedores para economizar com o que der, mas sem deixar a excelência em segundo plano.
2) Crie um cardápio irresistível
Um cardápio irresistível influencia diretamente as vendas, a fidelização de clientes e a eficiência operacional da sua hamburgueria, mas isso não significa que ele precisa ser gigante!
Na verdade, é melhor um menu na medida certa para o seu negócio e sua freguesia.
Você pode optar por cardápios digitais ou físicos, desde que dedique seu tempo para uma curadoria dos itens que serão vendidos, disponibilizando apenas aqueles de máxima qualidade, melhor sabor e custo-benefício comprovado.
Batatas rústicas, aneis de cebola e outros petiscos, assim como cervejas artesanais, sucos naturais e até drinks com e sem álcool vão deixar o menu ainda mais premium.
3) Acompanhe as tendências e o mercado
O universo das hamburguerias gourmet não para de se reinventar!
Com o crescimento da demanda por personalização e criatividade, sua missão para lucrar vai envolver a preocupação não só com o cardápio, mas com uma experiência gastronômica completa.
Aqui estão tendências que se destacam atualmente:
- Ingredientes orgânicos, sustentáveis e/ou locais
- Hambúrgueres plant-based para diversificação do alcance
- Molhos artesanais e exclusivos, às vezes até exóticos
Participando de eventos do setor, conversando com outros gestores e acessando o blog e as redes sociais da Goomer semanalmente, você fica por dentro de outras novidades!
4) Digitalize seu negócio
Ainda em relação ao cardápio e ao acompanhamento de tendências, outra dica de ouro é a da aplicação de tecnologias para maior comodidade do freguês e oferta de máxima exclusividade.
Os cardápios inteligentes, de fato, são alternativa para a digitalização de uma hamburgueria gourmet e, consequentemente, o aumento do lucro do estabelecimento.
Eles permitem, por exemplo, a personalização dos pedidos 100% pelos próprios consumidores e, consequentemente, a redução de erros e frustrações.
E não são só os clientes que se surpreendem com as vantagens de cardápios digitais: gestores e colaboradores saem ganhando em tamanho nível que passam a considerar a solução sua principal ferramenta de trabalho.
5) Faça promoções e combos
Essa não é segredo, hein! Oferecer promoções e combos especiais de hambúrgueres, com certeza, vai aumentar as vendas e o ticket médio se a precificação estiver calculada corretamente.
- Analise dias de mais e menos movimento
- Aproveite bem as datas comemorativas
- Vincule algumas promoções à programas de fidelidade
- No delivery, ofereça frete grátis quando possível
Enfim, planeje cada oferta de acordo com a realidade do seu estabelecimento e de quem vai consumir.
6) Venda o prazer da personalização
Preferencialmente contando com automações digitais para restaurantes, outra estratégia lucrativa é a da ênfase à personalização. Venda essa oportunidade!
Permitir que o consumidor adicione ou remova itens do lanche mostra pra ele que a preocupação da hamburgueria é agradá-lo, acima de tudo, ou lhe oferecer exatamente o que está sendo desejado/procurado.
O mesmo vale para a venda de produtos em diferentes tamanhos, degustações de molhos especiais etc.
7) Arrase na gestão financeira
Precificação e gestão financeira têm tudo a ver, inclusive no caso de hamburguerias artesanais, e você já leu sobre a importância de calcular os valores dos itens à venda para que valham a pena para todo mundo.
Para arrasar, siga as dicas de rentabilidade deixadas adiante.
- Tenha fichas técnicas sempre atualizadas
- Calcule o custo de cada ingrediente utilizado em cada receita
- Não deixe de considerar nenhuma despesa fixa e variável
- Adicione à precificação a sua margem de lucro ideal ou desejada
- Use o conceito de CMV de restaurante para evitar prejuízos
- Estude o comportamento dos seus clientes, as saídas de cada item e os dias e horários de maior semana
Obs.: pratos com baixa rotatividade podem ter preços ajustados ou ser incluídos em combos e promoções para que se tornem mais atraentes. Percebe como tudo está conectado?
8) Controle à risca os custos e desperdícios
Por falar em conexão…
Gerir uma hamburgueria gourmet de sucesso não se resume apenas a criar hambúrgueres incríveis e oferecer uma experiência única para os clientes, fazer boa gestão financeira e de estoque e se debruçar sobre a precificação.
Um dos maiores desafios enfrentados pelo setor está na otimização de custos e na redução de desperdícios.
Você pode começar a agir aumentando a regularidade dos inventários de insumos, controlando o estoque ao melhor estilo “primeiro entra, primeiro sai” e implementando um sistema de gestão.
E, novamente, trocas constantes e até negociações com fornecedores serão outra atitude fundamental, assim como parcerias com produtores locais, principalmente se você prioriza o uso de ingredientes frescos.
Treinar a equipe também vai ajudar.
9) Capacite os colaboradores
A capacitação e a lucratividade caminham juntas no foodservice: fica fácil perceber isso quando gestores orientam seus funcionários sobre redução de erros e desperdícios de recursos e insumos tanto quanto os orientam em relação ao atendimento.
Capacite os colaboradores da sua hamburgueria para agirem de acordo com as visões e os valores do negócio dentro e fora da cozinha.
10) Apareça nas redes sociais
Agora, mudando de assunto, que tal utilizar as redes sociais a favor do seu bolso?
Se precisar, dê uma repaginada no perfil comercial da sua hamburgueria, aprofunde-se no marketing digital para restaurantes e capriche nas publicações, com conteúdos que vão deixar seus seguidores com água na boca.
Aos poucos, vá explorando ferramentas disponíveis para anúncios, as alternativas de divulgação dentro do Google e Google Meu Negócio e até as trends do TikTok, se seu público-alvo estiver por lá.
11) Se tiver delivery, cuidado com a eficiência
Por último, uma dica especial no caso das entregas: eficiência é palavra de ordem.
Quem não gosta de receber aquele hambúrguer quentinho em casa, deliciar-se no conforto do sofá depois de um dia cansativo e terminar a refeição com vontade de pedir de novo?
Com um delivery eficiente, você amplia sua base de clientes e expande seu negócio, mostrando que sua marca está atenta às necessidades do consumidor e disposta a dançar conforme a música.
- Venda com cardápio próprio
- Atenda pelo WhatsApp
- Ofereça a melhor logística do bairro
Ufa! Agora bora praticar?
Deixe seu comentário ou dúvida