Como montar um pub, quanto custa e o que precisa

Veja o passo a passo de como montar um pub e descubra quanto você vai precisar desembolsar. Aproveite outras dicas deste artigo também.

Por Redação Goomer 19 de Novembro de 2024 - Atualizado em 19 de Novembro de 2024 12 min. de leitura
Como montar um pub, quanto custa e o que precisa

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Montar um pub de sucesso envolve planejamento estratégico e escolha cuidadosa do local do estabelecimento e até da mobília e da decoração para criação de um ambiente atrativo. 

Para isso, é importante você entender seu público-alvo e mirar numa experiência diferenciada, além de bolar um cardápio que combine pratos saborosos com uma boa variedade de bebidas.

Os custos de montagem de um pub variam conforme o tamanho, o endereço e o conceito do negócio, mas prepare um orçamento detalhado, incluindo despesas com aluguel, reformas, montagem e compra do estoque inicial. 

Também é importante considerar os custos operacionais mensais logo de cara, como aqueles tidos com a folha de pagamento, os impostos e outras contas (água, luz, internet etc.). 

Um planejamento financeiro adequado vai garantir a viabilidade e o sucesso do seu pub, mas existem várias outras dicas valiosas, e você confere tudo neste artigo!

Como abrir um pub e o que precisa? Passo a passo completo

Abrir um pub depende de um plano de negócios bastante claro e de cautela no planejamento. Na sua empreitada, faça também uma pesquisa de mercado e escolha o ponto não só por ele ser legal, mas por estar adequado a diversas características específicas.

Adiante, confira o passo a passo completo. Anote-o, se quiser.

Tenha um orçamento inicial na ponta do lápis

O valor inicial de um pub pode variar entre R$ 30 mil e R$ 150 mil, dependendo das escolhas de decoração, localização e estrutura, e a determinação de um orçamento para começar será base importante para você definir prioridades e direcionar os gastos de forma planejada, evitando surpresas ao longo do processo.

Com um orçamento pré-estabelecido, mesmo que aproximado, fica mais fácil destinar os recursos para o que realmente importa, como equipamentos, estoque inicial de bebidas e alimentos, além das licenças necessárias. 

Pense no ambiente e no público

Em paralelo a elaboração do orçamento, defina o objetivo do negócio e já pense no tipo de ambiente que você quer criar e no público que deseja atrair. Seu pub será esportivo, um local de música ao vivo ou um espaço mais intimista?

Defina, logo de cara, a identidade do estabelecimento!

Escolha a localização e providencie o licenciamento

Escolher o ponto comercial ideal para o seu pub vai ser uma das partes mais críticas do processo, porém não precisa se tornar um sufoco.

Busque um lugar com boa acessibilidade, que seja facilmente localizado ou visualizado pelas pessoas que passam a pé ou de carro, onde haja um fluxo de fregueses compatível com o seu público-alvo e, é claro, que caiba no seu bolso. 

Além disso, esteja atento(a) às licenças necessárias para operar um pub, como alvarás de funcionamento e autorizações para a venda de bebidas alcoólicas. Providencie os documentos, lembrando que eles podem variar de acordo com o estado e/ou o município da empresa.

Faça uma pesquisa de mercado

Execute uma pesquisa de mercado para restaurantes e bares na busca por entender a concorrência na sua área, identificar as preferências dos consumidores que se encaixam na sua persona e no seu público-alvo e descobrir quais são as tendências do setor.

Identifique pontos nos quais o seu pub possa ser diferente dos outros, faça adequações no conceito e plano de negócios se precisar e comece a pensar no cardápio.

Planeje o cardápio

Algumas ideias de cardápio valem ouro, e a combinação de comidas e bebidas específicas pode ser um grande atrativo para o seu negócio, desde que cada item do menu se encaixe na identidade da marca e nos desejos dos clientes.

Mais adiante, você vai ler sobre contar com a tecnologia antes mesmo de abrir as portas do seu estabelecimento, mas já fique com a dica: cardápios digitais específicos para bares e pubs podem ajudar nos primeiros meses de operação para que você realize alguns testes sem gastar dinheiro com reimpressões ou com freelancers.

Reforme o espaço e compre os equipamentos certos

Acompanhe as tendências de equipamentos para restaurantes e converse com arquitetos especializados em áreas comerciais antes de reformar e modificar o espaço: tudo isso conta no momento de criar uma experiência agradável para os clientes e um bom “campo” de trabalho para os colaboradores.

A estrutura básica de um pub inclui mesas e cadeiras confortáveis, um balcão de atendimento, geladeiras para manter as bebidas sempre geladas, e um sistema de som, caso você planeje promover música ao vivo ou eventos.

Não se esqueça de equipar a cozinha de acordo com o que você for preparar e servir e de adquirir utensílios para o preparo e o serviço de cervejas e drinks. Uma máquina de café será igualmente bem-vinda!

Faça a decoração do pub

A decoração do pub deve refletir a atmosfera que você deseja criar. Pense em móveis confortáveis, iluminação adequada e elementos decorativos que transmitam a identidade do seu espaço. 

Para trazer mais personalidade ao ambiente, uma ideia é definir um tema central. Se você quer montar um pub esportivo (foto), por exemplo, pode decorá-lo com camisas de times, bandeiras, quadros com momentos históricos de campeonatos e até telas para transmitir jogos ao vivo. 

Outra sugestão é criar um pub “vintage”, com móveis rústicos, paredes de tijolos aparentes, pôsteres antigos e luminárias no estilo industrial, ou um pub inspirado nos estabelecimentos “raízes” de Londres, com sofás estofados de couro, toda a pintura e a decoração em tons mais escuros, garrafas de bebidas expostas em prateleiras etc.

Imagem de um pub esportivo, decorado com camisas de times, bandeiras e uma televisão exibindo uma partida de futebol.

Elementos como uma lareira (de mentira!) ou uma jukebox (aquela “caixa de som” de antigamente, sabe?) dão aquele toque especial.

Contrate seu time

Você não precisa ter uma equipe enorme desde o começo. Num pub, principalmente, é melhor focar em contratar profissionais estratégicos, que ajudem a oferecer um bom atendimento e criem uma experiência agradável para os clientes, do que contratar muita gente.

Antes mesmo da abertura das portas, certifique-se de ter:

  • um bartender que saiba preparar coquetéis clássicos;
  • um colaborador que saiba servir chope da forma correta;
  • um cozinheiro que domine o preparo de petiscos e pratos rápidos; e
  • um ou dois garçons atenciosos e ágeis, que combinem com o estilo da casa.

Avalie o fluxo de clientes e as necessidades do negócio antes de expandir o time.

Conte sempre com a automação

Implementar a automação comercial será um dos passos importantes da montagem do estabelecimento porque tecnologias para a gestão dos negócios, do estoque e dos pedidos com certeza vão diferenciá-lo da concorrência mesmo antes de as portas estarem abertas.

Mas a inovação será uma grande aliada do seu pub durante toda a existência dele, principalmente o cardápio digital.

Essa ferramenta, além de modernizar a experiência do cliente, facilita a atualização do menu, promove ofertas especiais, agiliza o processo de pedidos, reduz erros e aumenta a eficiência. Sem contar que, num futuro próximo, pode levar o ticket médio às alturas e contribuir com um corte de até 50% nos gastos da operação.

Promova a inauguração

Após definir todas as características do seu pub e lidar com a parte burocrática e a parte prática de ser dono(a) de um negócio dentro do setor de foodservice, será hora de promover a abertura  do espaço.

Para isso, use redes sociais e considere ações promocionais e de divulgação tanto online quanto off-line. O marketing “boca a boca” também é importante, então saia contando a novidade por aí!

Organize a programação da semana ou do mês

Para atrair clientes, promova, com certa frequência, eventos temáticos e ligados às origens dos pubs, como noites de trivia, apresentações de música ao vivo, happy hours inesquecíveis ou até competições de drinks. 

Toda semana, crie uma programação variada com o objetivo de fortalecer a identidade do seu negócio e a presença dele no mercado. Se possível, para quintas, sextas e sábados, por exemplo, contrate músicos locais, entrando em contato com eles antecipadamente para “bater a agenda”.

Alguns estilos que caem bem em pubs são:

  • jazz;
  • rock; e
  • folk.

Através da programação, incentive a reunião de grupos de amigos e os encontros a dois.

Ah, esse passo a passo vale para estabelecimentos de qualquer porte, viu?!

O que muda não são as etapas de montagem do negócio, mas as proporções e os valores de tudo. Não se preocupe com quanta coisa você vai ter a fazer, mas com a forma que cada etapa será executada.

Como montar um pub pequeno?

Abrir um pub pequeno pode ser uma boa forma de começar no ramo, especialmente se você tem um orçamento limitado ou deseja criar um ambiente mais íntimo e acolhedor, mesmo assim, o passo a passo para começar é o mesmo da abertura de um negócio de outro porte: escolher o espaço, reformá-lo e colocar a mão na massa.

  • Escolha um espaço que tenha potencial, mas seja compacto até para facilitar seu gerenciamento. 
  • Se possível, opte por um imóvel que já tenha uma estrutura básica, como um bar ou uma loja antiga, e que possa ser adaptado. 
  • Na reforma, otimize o layout do seu pub e, na decoração, invista em móveis multifuncionais e objetos, tecidos e texturas que dêem sensação de um espaço amplo e confortável.
  • Aposte num cardápio enxuto, com pratos e bebidas cuidadosamente selecionados.
  • Automatize o que for possível para conseguir maior ticket médio por metro quadrado, mesmo sem ter muita área construída.

As dicas também valem para quem precisa saber como abrir um pub com pouco dinheiro. Nesse segundo caso, em vez de alugar um espaço em uma área muito valorizada, por exemplo, procure por bairros em desenvolvimento ou experimente parcerias nas quais um espaço é compartilhado por duas ou mais marcas. 

Negocie com fornecedores menores que estejam dispostos a oferecer descontos ou flexibilidade nos pagamentos e aposte em estratégias de marketing de baixo custo, como criar um perfil comercial bem bonitinho nas redes sociais em que você possa interagir diretamente com a comunidade.

A chave é começar pequeno e expandir gradualmente. 

Quanto custa para montar um pub?

Os custos de quem investe na montagem e abertura de um pub podem variar bastante dependendo da localização, do tamanho do espaço e até do conceito do negócio, mas, em média, um investimento assim fica entre R$ 30 mil e R$ 150 mil.

O aluguel do imóvel pode ser uma das despesas mais altas, principalmente quando somado a reformas e adaptações, por isso, é importante fazer uma pesquisa para ter uma ideia dos preços na região desejada e, se necessário, adequar os planos e o orçamento.

Não se esqueça de incluir na sua conta os gastos com mobiliário, decoração e equipamentos, bem como os custos operacionais mensais.

E atenção para a reserva! Tente guardar uma quantia equivalente a pelo menos três meses de despesas fixas para dormir tranquilo(a) mesmo nos primeiros meses de operação em que o fluxo de clientes ainda não está estabilizado – e continue guardando dinheiro depois disso, para manter o fluxo de caixa saudável.

O quadro abaixo pode ajudar nas suas contas pré-abertura.

Custo médio de investimento para abrir um pub
Aplicação Valor (R$)
Locação do espaço R$ 2 mil a R$ 10 mil
Reforma/Adaptações R$ 15 mil a R$ 50 mil
Equipamentos R$ 10 mil a R$ 30 mil
Estoque inicial R$ 5 mil a R$ 20 mil
Licenças e alvarás R$ 1 mil a R$ 5 mil
Reserva 3 meses de custos fixos

Agora, vamos ao menu.

Como montar o cardápio de um pub?

Comece pensando nas bebidas e inclua no seu cardápio uma variedade de cervejas artesanais, coquetéis clássicos e drinks autorais, sem exageros, mas também sem restrições aos diferentes tipos de consumidores. Ofereça drinks sem álcool também, refrigerantes e sucos para atender todos os gostos. 

A escolha de bebidas locais ou regionais pode ser boa ideia a depender do mercado e da região, afinal, vai ajudar o estabelecimento a criar um vínculo com a comunidade e atrair clientes que apreciam produtos mais exclusivos. Firme parcerias com produtores!

Para os pratos, inclua petiscos e receitas fáceis de compartilhar. Experimente tábuas de frios, amendoim, nachos, batatas-fritas, mini hambúrgueres e similares. Até pipoca pode ser boa pedida!

Mais uma vez, considere investir em um cardápio digital para criar e destacar promoções e novidades de forma rápida e prática. Dessa forma, você garante que a experiência no seu pub seja deliciosa e memorável e ajuda no trabalho da sua equipe enquanto coloca mais dinheiro no bolso.

Outras ideias para montar um pub de sucesso, destacando o estabelecimento através do menu são mudar os produtos de acordo com as estações do ano e/ou vender coisas novas só em datas comemorativas. Que tal?

Aproveite toda “deixa” que tiver para relacionar suas vendas à sua programação, criando combos especiais e anunciando promoções nos perfis do estabelecimento nas redes. Fora isso, apareça aqui, no blog para empreendedores do foodservice da Goomer, sempre que precisar de inspiração.

Boa sorte no seu projeto! “Cheers”, como dizem os ingleses. Saúde!

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