Seja para comemorar alguma conquista ou apenas esquecer dos problemas, é fato que, depois de um longo e cansativo dia de trabalho, o pensamento comum entre os colegas é: "hoje eu preciso de um happy hour".
Essa tradição que surgiu na década de 20 na Europa e Estados Unidos se espalhou pelo mundo, e esta conquistando cada vez mais adeptos.
Entenda o conceito por trás de uma das estratégias de vendas e marketing dos restaurantes de sucesso e saiba como aplicar no seu.
O que é um Happy Hour?
Happy Hour traduzido para o português quer dizer "hora feliz". Como o próprio nome sugere, esse momento tem como objetivo ser algo mais descontraído, voltado para a socialização com os colegas de trabalho. Além das comemorações cotidianas, as festas de fim de ano e aniversários também são bons motivos.
Mas essa não é uma hora feliz somente para os clientes. Os restaurantes e bares também têm muito a ganhar com essa prática.
Quanto mais tempo os clientes permanecem no estabelecimento e se sentem felizes e satisfeitos, maiores são as chances de retornarem. E, no fim das contas, isso pode representar mais lucro pra o seu restaurante.
Por esse motivo, separamos algumas dicas para você sobre como montar um happy hour inesquecível no seu restaurante.
Como criar um happy hour inesquecível para os clientes
Se você ainda está pensando nesta possibilidade, mas não sabe como começar, aproveite para conferir essas dicas.
1 - Defina os dias e horários
Normalmente, os happy hours costumam acontecer nos dias de semana, entre as 18 e 20 horas. Esse é justamente o horário em que as pessoas estão encerrando o expediente. No entanto, não é regra.
Se o seu objetivo é reduzir a ociosidade do seu restaurante, avalie qual seria o melhor dia e horário. Pesquise também o que a concorrência oferece para trazer novidades.
Divulgue os dias e horários do happy hour e vantagens para os clientes.
2 - Tenha um cardápio especial
Difícil imaginar uma "hora feliz" sem uma comidinha especial, não é mesmo?
Portanto, invista em um cardápio diferenciado para esse momento. Para saber no que investir, analise o perfil de seus clientes atuais e dos clientes que você deseja atrair.
Geralmente, os pedidos mais solicitados são:
- porções: podem ser divididas entre o grupo;
- opções rápidas de lanches e sanduíches: facilitam o pedido e o consumo;
- cervejas, chopps, drinks e coquetéis: são bebidas mais chamativas.
Monte um cardápio pensando no seu público e nos diferenciais para proporcionar uma experiência única. Trabalhe com pratos ou bebidas exclusivas e disponíveis apenas durante este intervalo.
3 - Tenha preços promocionais e outros benefícios
Trabalhar com preços promocionais ou descontos são fatores que chamam a atenção. Pratos ou bebidas em dobro, rodadas de bebidas gratuitas depois de determinado número de pedidos, brindes.
Outra dica é criar combos ou vendas sugestivas. Isso não só facilita a decisão dos clientes, como seu planejamento para esses dias especiais. Ao saber o que será servido, as compras podem ser otimizadas.
Pense também em como fidelizar esses clientes. Desconto chama clientes, mas muitas vezes não é somente preço que eles buscam.
4 - Crie experiências únicas
Oferecer atrações de entretenimento podem contribuir ainda mais para assiduidade dos clientes. Alguns exemplos comuns são:
- música ao vivo: com cantores solos, duplas ou bandas;
- números ou show de comediantes: standups, estão super em alta;
- transmissão de jogos e campeonatos pela TV: campeonatos locais ou mundiais como a Copa;
Lembre-de de criar um ambiente descontraído, divertido e seguro.
5 - Ofereça um bom atendimento
Casa cheia pode ser sinal de cliente esperando por mais tempo, falta de produtos ou pedidos errados. Para evitar esses erros básicos, é preciso pensar no atendimento também. Sem um bom atendimento, toda estratégia pode "ir por água abaixo".
Basta lembrar que, com mais movimento, a atenção dos garçons passa a ser disputada. Por isso, pensar em soluções de autoatendimento, como cardápios digitais, podem facilitar esse processo.
Com os tablets disponíveis na mesa, são os próprios clientes que fazem o pedido que já é enviado automaticamente para a cozinha. Assim, os garçons poderão se dedicar à entrega dos pratos, bebidas e sobremesas, assim como à limpeza e organização do estabelecimento.
Com estas dicas, o seu happy hour no restaurante será um sucesso! Se quiser saber de outras estratégias pensadas para vender mais fale com um dos nossos consultores. Conheça nossas inovações, criadas para que você aumente o número de clientes. Invista no que realmente dá resultado!
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