Como agilizar o atendimento no restaurante?

Anote estas dicas de como agilizar o atendimento em restaurantes e aplique-as aos poucos por aí. Você vai adorar os resultados.

Por Redação Goomer 01 de Agosto de 2018 - Atualizado em 30 de Outubro de 2024 3 min. de leitura
Como agilizar o atendimento no restaurante?

Para agilizar o atendimento no seu restaurante você precisa ter processos bem definidos para que os atendentes saibam exatamente como proceder em cada situação. Além disso, deve aproveitar as ferramentas disponíveis para a gestão do seu negócio. Nesse artigo vamos falar como agilizar seu atendimento, seguindo alguns passos simples.

Proporcione rapidez no pagamento

Muitos clientes afirmam que o atendimento e a experiência é mais importante do que os preços. Evite filas e use métodos para agilizar o atendimento em horário de pico.

Seu cliente pode desistir de consumir no seu restaurante se tiver de enfrentar uma fila longa para o pagamento.

Para que isso não ocorra, é importantíssimo que seu estabelecimento tenha o número suficiente de garçons ou trabalhe com diversos meios de pagamento.

Treine a sua equipe

Forneça cursos de aperfeiçoamento e treinamento constantemente aos seus funcionários. Além disso, tenha total atenção à equipe de atendentes e garçons, responsáveis pelo primeiro contato com o cliente.

Isso porque as reclamações ou queixas de um cliente podem atrapalhar a operação se não forem rapidamente resolvidas. É importante que o gestor fique por dentro de todas as reclamações e sugestões vindas de clientes. Esteja atento a todos os detalhes.

weekip-e1533221779199.png

Faça a gestão de estoque

Tenha o controle da quantidade de todos os insumos presentes no seu restaurante. Se a sua operação tiver muitos processos e um cardápio extenso, você vai precisar de uma ajudinha da tecnologia, como ferramentas de automatização que fazem a gestão do estoque de forma integrada.

Evite filas

Hoje há inúmeras ferramentas para otimizar os processos que formam filas. Desde o pedido ao pagamento, existem soluções adequadas para cada situação.

Nada mais desagradável do que esperar em uma fila, seja pela mesa, pedido, conta ou pagamento. Não é preciso lembrar que a espera nunca foi atrativo para nenhum restaurante.

Aproveite a tecnologia

Utilizar a tecnologia a favor do seu negócio pode ser um diferencial para aumentar a agilidade no restaurante. Ainda hoje muitos estabelecimentos usam apenas caderninhos para anotar os pedidos. Infelizmente, esse é um sistema que traz muitos problemas à rotina de um restaurante.

Use ferramentas inteligentes que mapeiem o perfil do seu cliente, ajudem na organização do seu restaurante e agilize o atendimento. Antes de escolher verifique todos os pontos que são importantes para sua rotina.

Ferramentas que agilizam o atendimento em mesa ou balcão

Veja abaixo algumas ferramentas que podem te ajudar a agilizar o atendimento no seu restaurante:

Cardápio Digital

cardápio digital oferece uma experiência moderna e traz muita comodidade ao seu restaurante. O serviço é ideal para restaurantes com atendimento em mesa e que buscam aumentar o faturamento sem aumentar os custos.

O serviço permite que o cliente faça os pedidos sem precisar esperar o garçom. Dessa forma, são enviados rapidamente à cozinha.

Autoatendimento via totem

O autoatendimento via totem além de diminuir as filas que se formam no caixa, traz autonomia aos usuários. Cada cliente realiza os pedidos de forma personalizada, e faz o pagamento logo em seguida.

ctas-goomer-engenharia-cardapio.png

Deixe seu comentário ou dúvida

Insights do foodservice direto
na sua caixa de entrada

Sua assinatura foi confirmada!

Em breve, você vai começar a receber conteúdos sobre gestão de restaurantes, técnicas de otimização de cardápio e estratégias eficazes de marketing e vendas diretamente no seu e-mail.

Navegue em nosso blog por assuntos