Para agilizar o atendimento no seu restaurante você precisa ter processos bem definidos para que os atendentes saibam exatamente como proceder em cada situação. Além disso, deve aproveitar as ferramentas disponíveis para a gestão do seu negócio. Nesse artigo vamos falar como agilizar seu atendimento, seguindo alguns passos simples.
Proporcione rapidez no pagamento
Muitos clientes afirmam que o atendimento e a experiência é mais importante do que os preços. Evite filas e use métodos para agilizar o atendimento em horário de pico.
Seu cliente pode desistir de consumir no seu restaurante se tiver de enfrentar uma fila longa para o pagamento.
Para que isso não ocorra, é importantíssimo que seu estabelecimento tenha o número suficiente de garçons ou trabalhe com diversos meios de pagamento.
Treine a sua equipe
Forneça cursos de aperfeiçoamento e treinamento constantemente aos seus funcionários. Além disso, tenha total atenção à equipe de atendentes e garçons, responsáveis pelo primeiro contato com o cliente.
Isso porque as reclamações ou queixas de um cliente podem atrapalhar a operação se não forem rapidamente resolvidas. É importante que o gestor fique por dentro de todas as reclamações e sugestões vindas de clientes. Esteja atento a todos os detalhes.
Faça a gestão de estoque
Tenha o controle da quantidade de todos os insumos presentes no seu restaurante. Se a sua operação tiver muitos processos e um cardápio extenso, você vai precisar de uma ajudinha da tecnologia, como ferramentas de automatização que fazem a gestão do estoque de forma integrada.
Evite filas
Hoje há inúmeras ferramentas para otimizar os processos que formam filas. Desde o pedido ao pagamento, existem soluções adequadas para cada situação.
Nada mais desagradável do que esperar em uma fila, seja pela mesa, pedido, conta ou pagamento. Não é preciso lembrar que a espera nunca foi atrativo para nenhum restaurante.
Aproveite a tecnologia
Utilizar a tecnologia a favor do seu negócio pode ser um diferencial para aumentar a agilidade no restaurante. Ainda hoje muitos estabelecimentos usam apenas caderninhos para anotar os pedidos. Infelizmente, esse é um sistema que traz muitos problemas à rotina de um restaurante.
Use ferramentas inteligentes que mapeiem o perfil do seu cliente, ajudem na organização do seu restaurante e agilize o atendimento. Antes de escolher verifique todos os pontos que são importantes para sua rotina.
Ferramentas que agilizam o atendimento em mesa ou balcão
Veja abaixo algumas ferramentas que podem te ajudar a agilizar o atendimento no seu restaurante:
Cardápio Digital
O cardápio digital oferece uma experiência moderna e traz muita comodidade ao seu restaurante. O serviço é ideal para restaurantes com atendimento em mesa e que buscam aumentar o faturamento sem aumentar os custos.
O serviço permite que o cliente faça os pedidos sem precisar esperar o garçom. Dessa forma, são enviados rapidamente à cozinha.
Autoatendimento via totem
O autoatendimento via totem além de diminuir as filas que se formam no caixa, traz autonomia aos usuários. Cada cliente realiza os pedidos de forma personalizada, e faz o pagamento logo em seguida.
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