Se você precisa melhorar seu atendimento e está em busca de novas soluções, saiba por que adotar e como avaliar o cardápio para tablets.
Renove seu restaurante e aumente sua receita, seguindo essas dicas exclusivas dos nossos especialistas.
O que os consumidores avaliam na hora de escolher um restaurante?
Um dos primeiros critérios da escolha de um restaurante pelos consumidores é o cardápio (comida) propriamente dito.
Neste sentido, a qualidade, a diversidade e até mesmo a procedência, podem fazer diferença.
Entretanto, não se pode esquecer que os clientes têm se tornado cada vez mais exigentes e buscam por experiências completas. Então, vale dizer que um restaurante hoje precisa oferecer muito mais do que a "comida".
Experiência envolve atendimento, tempo de espera para receber o pedido, tempo de espera na fila para efetuar o pagamento, entre outros aspectos que incluem, também, o uso da tecnologia.
Isso porque seja nos pedidos dentro do salão ou no delivery a tecnologia pode tornar essa experiência melhor, mais rápida e mais simples!
Assim, seja para modernizar ou agilizar o atendimento, a inovação caiu no gosto dos clientes. Principalmente dos mais exigentes. E é, justamente neste contexto que o cardápio para tablets está inserido.
https://youtu.be/yCY64Zoo7-0
O que é o cardápio para tablets?
O cardápio para tablets é uma solução que veio para otimizar o atendimento dos restaurantes e elevar a experiência dos clientes - que vai muito além de escolher uma boa refeição.
Também conhecido como cardápio digital é a versão digitalizada do menu impresso que fica disponível em um tablet. Dessa forma, os consumidores podem não só conferir todos os produtos do menu, mas também efetuar pedidos.
Como essa opção dá mais autonomia para os clientes, dispensa a necessidade do garçom.
Mas, calma! Isso não quer dizer que o seu restaurante não precisa desses profissionais. Pelo contrário: você permitirá que esses profissionais ganhem mais tempo para focar no que é importante: o atendimento dos clientes.
Ao implementar os cardápios em tablets, sua equipe de garçons também pode ser otimizada. E mesmo com a casa cheia ou movimentada, você não perderá mais pedidos.
Como funciona o cardápio para tablets?
Ao sentar nas mesas ou apoiar-se nos balcões, os clientes podem acessar o cardápio digital, pelo tablet.
O dispositivo pode ser fixado nas mesas, a partir de um suporte específico, ou ainda livre e a disposição dos clientes, dando ainda mais flexibilidade e movimento.
Quando o cliente decide o que pedir, inclui o pedido na sua "cesta de pedidos", assim como funciona em uma compra virtual. O pedido está associado ao número da mesa ou da comanda.
A comanda sai direto na cozinha ou na respectiva praça, direto para o preparo. Assim, não precisa ser digitada. Uma vantagem nessa etapa é que o risco da comanda se perder ou ser esquecida é reduzido a zero.
Quando os itens estiverem prontos, os garçons já podem entregar. Sem erros, sem perda de tempo, sem burocracia e muito mais eficiente!
O que avaliar para escolher o melhor cardápio para tablets?
Diante de tantas opções disponíveis, é preciso comparar o que cada cardápio para tablets oferece. No final das contas, é preciso avaliar não apenas o custo, mas sim o custo-benefício, para o barato não sair caro.
Veja essa lista que preparamos e que pode ajudar na sua decisão para escolher a melhor tecnologia!
Usabilidade do sistema
Esse ponto envolve a facilidade que os clientes encontram ao utilizar o software. Um software intuitivo, além de ser mais fácil para se aprender a utilizar, não requer que os funcionários deixem suas atividades por longos períodos para participar de treinamentos que envolvam sua utilização além da questão principal: os clientes.
Quanto mais simples melhor. E simples aqui não significa inferior, mas sim focado no que é necessário. Pense que seus clientes querem e precisam fazer pedidos com mais agilidade.
Suporte do desenvolvedor
Geralmente, o cardápio para tablets é desenvolvido por empresas especializadas como a Goomer. Portanto, ao contratar o serviço, a licença ou mesmo os dispositivos é preciso saber o tipo de suporte que você terá.
Ter que parar sua operação devido a um erro ou por ter ficado com o sistema fora do ar, significa perder dinheiro. Assim, é imprescindível que você compare o tipo de serviço oferecido e os canais de atendimento.
Procure saber também se a empresa oferece treinamentos para os seus funcionários. Treine seus garçons para o uso da tecnologia e para que saibam o que fazer em caso de qualquer imprevisto.
Flexibilidade
Outro ponto que precisa ser considerado na hora de escolher um cardápio para tablets é a possibilidade de customização do software de acordo com o seu modelo de negócio.
Um restaurante tem estratégias de negócio diferentes de um hotel, por exemplo. Mas além disso, empresas, mesmo que dentro do mesmo ramo, têm diferenças no modelo de gestão.
Cada tipo de operação ou necessidade, pode exigir um tipo de funcionalidade ou integração com outros sistemas, por exemplo. Quer exemplos práticos?
- Uma pizzaria que permite aos clientes selecionar uma pizza meio a meio e acrescentar ou retirar itens, ao invés de ter um menu padronizado, sem opção de alterações;
- Uma hamburgueria, que permite que os clientes escolham quais ingredientes serão usados para montar o seu sanduíche de acordo com o que deseja.
Se a tecnologia e/ou inteligência por trás do cardápio para tablets for mais limitado, as chances de vender mais também serão reduzidas. Por outro lado, se puder se adequado às necessidades do seu estabelecimento, você poderá corresponder também aos pedidos dos seus clientes.
Funcionalidades
Se você pudesse escolher, optaria por um sistema engessado, com poucas e preexistentes funcionalidades ou por um que te ofereça diversas aplicações e que você possa optar por utilizar ou não?
Essa questão pode ser observada da seguinte maneira: imagine que além das promoções normais que já são oferecidas em seu restaurante, você queira criar uma parte separada com promoções que são validas apenas para datas especiais. O software avaliado te ofereceria essa possibilidade?
Além do cardápio de refeições, existe a opção de incluir cardápio de cerveja e carta de vinhos e fazer promoções desses itens em datas comemorativas. Você pode oferecer um vinho com desconto para clientes que fazem reserva para o dia dos namorados, por exemplo.
Se a ferramenta que você escolheu tiver essa flexibilidade e contar com funcionalidades voltadas para aumentar as vendas, você ganhará muito mais. Seja ao vender mais para os mesmo clientes, seja por eliminar tarefas manuais, seja por adotar novas estratégias.
E você, o que levaria em conta na hora de escolher o seu cardápio para tablets? O que não pode faltar para que você consiga tornar sua operação mais dinâmica e rentável?
Fale com um dos nossos consultores e descubra todas as soluções que a Goomer tem, para ajudar o seu restaurante a vender mais e melhorar o atendimento. Fidelize seus clientes ao oferecer experiências únicas!
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