17 vantagens do Totem de Autoatendimento: restaurante balcão

Entenda os benefícios do totem de autoatendimento para restaurantes com operação “balcão”. Veja modelos compactos, mas cheios de recursos avançados.

Por Redação Goomer 12 de Setembro de 2025 - Atualizado em 12 de Setembro de 2025 5 min. de leitura
Pagamento com cartão e dispositivo móvel, destacando transação rápida e segura em estabelecimento comercial.

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Reduzir filas, aumentar o ticket médio e otimizar a operação são algumas das vantagens de você ter um ou mais totens de autoatendimento no balcão do seu restaurante.

Essas soluções vão lhe ajudar a atender bem e sem demora e conquistar uma legião de fãs para o seu negócio. Ainda por cima, mantendo a qualidade e o bem-estar dos colaboradores, por exemplo.

Sim, pode considerar os totens de autoatendimento aqueles aliados estratégicos que você estava procurando para ver seu restaurante crescer de forma sustentável!

Este artigo confirma e explica essa afirmação.

O que é um totem de autoatendimento para balcão?

O totem de autoatendimento, você já sabe, é aquela tela interativa através da qual os clientes de um restaurante escolhem e pedem o que querem comer. Os totens para balcão são telas iguais às grandonas, de aeroportos, por exemplo, mas com tamanho menor.

Só que todos têm os mesmos recursos, viu? E, talvez, os melhores totens de autoatendimento para balcão disponíveis no mercado hoje em dia tenham até mais ferramentas e utilitários, mesmo sendo compactos.

Aparelhos móveis, como os tablets, são transformados em totens pois estão homologados para comportar os cardápios digitais desenvolvidos pela Goomer.

Eles recebem o nome de Mini Totens de Autoatendimento.

Indica-se usá-los em operações balcão com grande fluxo de clientes em horários de pico, em que é preciso ganhar velocidade sem abrir mão da qualidade.

Além desse modelo, a Goomer também comercializa, atualmente, cardápios digitais para Totem Clover, um hardware igualmente compacto, mas desenvolvido em um formato all-in-one, ou seja, com máquina de cartão e impressora acopladas – perfeito para quem deseja simplicidade de gestão e experiência premium oferecida ao público.

Como funcionam os totens de autoatendimento da Goomer para operações balcão?

Uma vez instalados no restaurante e devidamente posicionados no balcão, ambas as opções de totens compactos de autoatendimento da Goomer funcionam da seguinte forma:

  1. O cliente visualiza o cardápio digital no aparelho
  2. Seleciona os itens que deseja consumir
  3. Personaliza os pedidos (sabores, adicionais, observações)
  4. Finaliza a compra e realiza o pagamento diretamente pela tela
  5. O pedido é enviado para a cozinha e, após o preparo, o cliente é chamado para retirada no balcão

Tudo acontece de forma autônoma para o cliente, do pedido ao pagamento, e o restaurante não precisa depender exclusivamente de um operador de caixa ou sequer liberar espaço físico para essa etapa da operação.

Quer mais?

17 vantagens do totem de autoatendimento Goomer para balcão

Além de proporcionar autonomia ao cliente, os totens de autoatendimento da Goomer otimizam o fluxo dos pedidos, agregam produtividade ao cotidiano dos estabelecimentos e atendem aos novos hábitos de consumo dos brasileiros.

Um totem de autoatendimento da Goomer reúne tecnologia moderna, rapidez e controle total do cliente sobre o pedido, então, até a percepção de valor que ele tem vai melhorar, afinal, acontece uma associação imediata do uso da automação à imagem de um negócio mais inovador, organizado e confiável

Resumimos os principais benefícios práticos da solução em duas listas: para o restaurante e para os consumidores. Confira adiante.

Para o restaurante

  1. Redução das filas, mesmo no horário de pico
  2. Maior fluidez no atendimento
  3. Fim da necessidade de operação exclusiva de caixa
  4. Aumento do ticket médio (pode triplicar!)
  5. Estímulo às vendas sugestivas
  6. Equipe dedicada a atividades estratégicas
  7. Redução de até 50% das despesas
  8. Integração com sistemas do restaurante (ERPs, PDVs, KDS)
  9. Melhor organização da operação
  10. Atualizações do menu em tempo real, sem pausas no serviço
  11. Dados confiáveis para tomadas de decisão

Para os consumidores

  1. Autonomia do pedido ao pagamento
  2. Menos tempo de espera e maior satisfação
  3. Sugestões inteligentes de produtos adicionais
  4. Experiência completa e diferenciada
  5. Liberdade de personalização dos alimentos e das bebidas
  6. Pagamento facilitado e flexível

“E qual totem de autoatendimento escolher para o meu restaurante?”

Como a Goomer oferece duas opções de totens interativos de balcão para atender diferentes necessidades, talvez você esteja pensando sobre qual delas escolher, e é importante lhe dizer: tudo vai depender dos seus objetivos.

Tanto o Mini Totem (versão 2.0) quanto o Totem Clover + Goomer são compactos, têm layout distribuído em duas colunas para melhor visualização dos produtos e oferecem as vantagens conferidas anteriormente.

Mas o hardware que “abriga” o cardápio digital e seus recursos avançados difere nos dois modelos, e também há uma diferenciação de adquirentes.

  • Mini Totem 2.0: totem compacto e com integração a diversas adquirentes; dá total liberdade para você negociar taxas com as operadoras de pagamento que escolher
  • Totem Clover + Goomer: modelo all-in-one, tem máquina de cartão e impressora acopladas, e é mesmo usado nos maiores parques temáticos do mundo; funciona com uma única adquirente

Independentemente da sua escolha, o retorno sobre o investimento (ROI) deve aparecer em questão de semanas ou, no máximo, alguns meses, sendo facilmente compensado pelo aumento de ticket médio e pela economia de mão de obra.

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