- O que dá mais lucro em um bar atualmente?
- 16 ideias para inovar em um bar
- 1. Drinks autorais
- 2. Cervejas artesanais
- 3. Produtos sazonais
- 4. Produtos específicos só no happy hour
- 5. Combos surpreendentes
- 6. Chope como estrela da casa
- 7. Comidas temáticas
- 8. Sobremesas exclusivas
- 9. Rodízio de petiscos
- 10. Opções para atender restrições
- 11. Menu de degustação
- 12. Brunch de gente grande
- 13. Seleção de bebidas feita por especialistas
- 14. Porções artesanais e frescas
A resposta do que vender em um bar para se destacar e, ao mesmo tempo, garantir lucro, vai além de uma lista básica de bebidas e petiscos e alternativas sazonais, exclusivas, autorais etc.
A criação do menu também depende de criatividade e, sem dúvidas, boas práticas de gestão e um belo toque de inovação são outros pontos que ajudam um estabelecimento a ser diferente da concorrência, por isso, você vai encontrá-los listados como parte das dicas deste artigo.
Fazendo alguns movimentos em prol das suas vendas, será possível, de quebra, atrair um público fiel. Continue lendo este guia elaborado com base em tendências e pesquisas recentes e mãos à obra.
O que dá mais lucro em um bar atualmente?
São as estratégias de vendas focadas em itens com alta margem de lucro, mas também alto teor de atratividade dos clientes que dão lucro para os bares hoje em dia. Em geral, elas envolvem bebidas alcoólicas, como cervejas, destilados e coquetéis, mas não adianta a cerveja ser servida quente, os destilados serem de má qualidade e os coquetéis não terem capricho na elaboração e apresentação.
Além disso, investir em petiscos simples (no modo de fazer e nos insumos), mas saborosos, bem como em lanches e porções funciona bem.
O segredo muitas vezes está em fugir do básico sem necessariamente encarecer o cardápio, usando e abusando da criatividade e se adequando ao perfil do público-alvo; oferecendo o que outros lugares talvez não vendam.
Segundo a Galunion, autoridade do setor de foodservice global, 60% dos consumidores já aproveitam ou desejam opções acessíveis em estabelecimentos de alimentação. Portanto, diante do cenário econômico atual, combos promocionais e menus ou produtos a preços especiais podem ser eficientes para conquistar clientes.
16 ideias para inovar em um bar
Para o seu bar se destacar e atrair um público fiel, nada como algumas ideias inovadoras que transformem a experiência gastronômica por completo! Você pode aplicar uma ou mais dicas das que aparecem adiante e coletar feedbacks dos clientes e da própria equipe do bar para descobrir se elas fazem sentido por aí.
1. Drinks autorais
Nada como ter pelo menos um drink no cardápio para chamar de seu. Coquetéis assim, conhecidos como “autorais”, dão um toque importante de autenticidade para o bar e atraem clientes que buscam experiências únicas.
Drinks autorais sem álcool também costumam ser bem-vindos, especialmente em estabelecimentos que abrem durante o dia e na semana.
2. Cervejas artesanais
Além das marcas tradicionais de cervejas e até do famoso chopinho, ter um cardápio de bebidas artesanais pode destacar o bar da concorrência se o público-alvo demonstrar interesse em explorar novos rótulos nacionais e internacionais.
Parcerias com cervejarias locais e/ou com uma boa importadora farão sentido caso você opte por adotar a estratégia, afinal, aumentam a variedade de ofertas e garantem boa margem de lucro.
3. Produtos sazonais
Oferecer bebidas e comidas de acordo com as estações ou seguindo uma programação de datas comemorativas é outra ótima maneira de manter o menu sempre atualizado e o freguês sempre com sede (ou fome!) de novidades.
Lembre-se da máxima de se diferenciar sem pesar no bolso.
4. Produtos específicos só no happy hour
Se você quiser atrair bastante gente para o “HH” no seu bar, fazendo happy hours inesquecíveis mesmo em dias de menor movimento, mais uma dica: coloque no cardápio alguns produtos vendidos só das 18h às 20h ou ofereça combos promocionais de bebidas e porções ou lanches.
5. Combos surpreendentes
Oferecer um cardápio com combos especiais de tamanhos maiores, com produtos diferentões, direcionados para um nicho específico do público-alvo (tipo os “pais de pet”) ou com títulos e descrições que chamem a atenção do consumidor, por exemplo, “combo fome de leão”, é outra maneira simples de se diferenciar, inovando e, ao mesmo tempo, aumentando o consumo.
A tática ainda aumenta o tempo do cliente à mesa.
6. Chope como estrela da casa
Todo mundo quer chope? Então, coloque a bebida em destaque no seu cardápio e até no espaço físico do estabelecimento! Experimente:
- self-service de chope a um preço fixo ou usando torneiras tecnológicas que contabilizam a quantia servida e cobram o valor na comanda (foto);
- promoção de torre de chope para mesas com duas ou mais pessoas;
- rodízio de diferentes estilos;
- régua de degustação;
- venda por litro, em growlers;
- chope em jarra;
- etc.
O bom e velho “compre 1, leve 2” também pode valer.
7. Comidas temáticas
E que tal um cardápio temático – que leva à organização de um evento também temático – numa noite específica do mês? Promover a “Noite de Boteco” ou um “Giro de Cervejas pelo Mundo” é criar uma experiência ainda mais única para os consumidores.
Obs.: dá para você pensar no tema de acordo com o seu estoque, ou seja, com base em itens que precisam ser consumidos mais rapidamente. Boa ideia, não?
8. Sobremesas exclusivas
Alguns donos de bares ainda pensam diferente, mas a verdade é que criar doces exclusivos para vender aos que nunca deixam passar a hora da sobremesa impacta, sim, no ticket médio, além de ser uma oportunidade de inovação do cardápio.
Você pode investir naquilo que já sabe que funciona, como churros e pudim, mas se quiser inovar talvez seja interessante pensar em doces típicos da sua região ou alternativas ligadas às raízes do estabelecimento.
Opções criativas alcoólicas, como brigadeiros licorosos ou brownie ou tiramisú de cerveja, para os 18+, têm enormes chances de sucesso! Leia outro artigo aqui do blog para saber como aumentar as vendas de sobremesas no seu estabelecimento e una o útil ao agradável.
9. Rodízio de petiscos
Rodízios de entradinhas gourmet, petiscos típicos de determinada cidade, comidinhas de boteco, frutos do mar, mini-pizzas ou mini-hambúrgueres costumam ser opções ao mesmo tempo inovadoras e que vendem bem.
Também dá para apostar em alternativas mais exóticas, como um rodízio no estilo oriental em que as carnes são assadas diretamente à mesa.
10. Opções para atender restrições
Tem quem siga uma dieta mais rígida, tem quem tenha alguma restrição e tem uma boa parcela do público de bares e restaurantes que ama variedade! Agrade todo mundo com um cardápio vegetariano, opções fitness, alternativas veganas, itens sem glúten e até zero açúcar.
Sabe os produtos que são estrelas da casa? Veja se não tem uma forma de adaptá-los para que até os mais restritos possam experimentá-los também.
11. Menu de degustação
Outra boa pedida: um menu degustação harmonizado com drinks autorais ou em que todos os pratos tenham um toque secreto da casa! Iniciativas assim dão um ar de exclusividade ao atendimento e, portanto, ganham cinco estrelas no quesito “inovação”, além de atraírem gente que gosta de uma experiência completa.
E tem mais!
12. Brunch de gente grande
Para bares que abrem durante o dia, o serviço de brunch – aquele mix de café da manhã e almoço – não só pode oferecer possibilidades curiosas de harmonizações, tipo pão de queijo com cerveja pilsner, foccacia com cerveja de trigo (witbier) ou croissant com mimosa, como também pode gerar excelentes oportunidades de fotos e vídeos que vão direto para as redes sociais!
Essa ideia, além de inovadora, é interessante se você quiser expandir o público e aumentar o faturamento.
13. Seleção de bebidas feita por especialistas
Seja você o(a) especialista ou algum consultor contratado ou profissional/parceiro convidado, outro diferencial do seu estabelecimento talvez esteja numa seleção feita com exclusividade para o público-alvo.
Quais bebidas vender em um bar para proporcionar a experiência esperada pelo consumidor nesses casos? Vá além das clássicas e invista no que está em alta, ou seja, no que é tendência de comportamento no food service, a exemplo do gin e do Campari.
Ou reinvente clássicos, peça para um cliente ajudar o mixologista da casa a criar alguma coisa e dê o nome do cliente à bebida..! Deixe a sua imaginação falar, sempre tendo cautela em relação ao desperdício de ingredientes e à situação do caixa no final do mês.
Até um cafézinho especial na hora de o consumidor fechar a conta pode representar aquele baita diferencial.
14. Porções artesanais e frescas
Em vez de porções industrializadas e congeladas, faça questão de servir comida da casa! Pode parecer uma dica “boba”, mas nem todo mundo pensa no quanto isso impacta na experiência do consumidor.
As melhores porções para bar são aquelas que levam insumos de qualidade, têm recheio e massa proporcionais, não chegam à mesa do freguês “pingando óleo” e combinam com a comida que aparece no menu. Batatas-fritas, bolinhos de vários tipos, chips de mandioca, pastéizinhos e dadinho de tapioca entram na lista das queridinhas.
E criar um molhinho especial com ingredientes secretos para pelo menos uma delas vai dar o que falar!
Aí, é só sair vendendo, anunciando-as no cardápio digital com aquelas fotos de dar água na boca e descrições completas e cobrando um preço justo – para você e para o freguês.
Deixe seu comentário ou dúvida