Como aumentar as vendas de sobremesas do seu Cardápio

Como aumentar as vendas de sobremesas do seu Cardápio

As sobremesas são responsáveis por um incremento considerável no ticket médio de um restaurante. Mas o que ocorre quase sempre é que os clientes vão embora, sem incluir esse item no pedido... essa situação lhe parece familiar?

Aproveite para saber como aumentar as vendas de sobremesas do seu cardápio, com as 4 dicas comprovadas e selecionadas pela nossa equipe.

4 dicas para aumentar as vendas de sobremesas no seu Restaurante

Os garçons estão sempre oferecendo sobremesa. Os clientes sempre recusando. Então, como vencer esse "embate", sem a necessidade do seu garçom se passar por aquele funcionário chato e sem que seu cliente se estresse ou ainda saia insatisfeito?

A Goomer preparou para você 4 dicas práticas para aumentar as vendas de sobremesas, sem sacrifícios. Confira!

1 - Faça uma avaliação do seu cardápio de sobremesas

Geralmente, as sobremesas são itens complementares do menu. Mas, assim como no caso das demais categorias, suas vendas precisam ser avaliadas e não somente pelo faturamento.

Se você quer vender mais, primeiro, antes de tudo, faça uma avaliação financeira do seu cardápio de sobremesas.

Nem sempre o produto mais vendido é o que tem a melhor margem de contribuição. Por outro lado, uma sobremesa que vende menos, pode trazer uma margem maior. Mas o que ocorre muitas vezes é que o volume de vendas pode mascarar esse resultado, levando facilmente a uma avaliação errada. Por isso, a análise se faz tão necessária. Certamente você irá se surpreender!

Dicas irresistíveis: ao aplicar a Engenharia do Cardápio você descobrirá rapidamente qual item é mais popular e tem a maior margem de contribuição (produto "estrela"). E mais: poderá classificar todo o seu cardápio pelo desempenho financeiro, eliminando assim a análise subjetiva.

2 - Se quer vender sobremesas, tire a mesa!

Embora não seja nenhuma novidade, essa simples técnica de venda pode ajudar seus garçons a vender mais sobremesas. Então, oriente os garçons a tirar os pratos e limpar a mesa, após o término das refeições.

Por quê? A neurociência explica: os pratos sujos podem dar ao cliente a sensação de que ele já comeu demais - evitando assim o pedido de qualquer item adicional.

Dicas irresistíveis: observe de perto o comportamento dos clientes. Se após a refeição eles permanecem sentados, esse pode ser o melhor momento da aproximação do seu garçom. A ideia é deixar o cardápio à disposição, caso queiram escolher alguma sobremesa.

3 - Destaque suas sobremesas no cardápio

Quando um restaurante oferece muitas opções para seus clientes, a escolha fica mais difícil, leva mais tempo e passa a ser mais racional. Nem sempre ter um cardápio com muitas opções é sinônimo de mais vendas.

Ter uma variedade de produtos é importante sim, mas apostar nas sobremesas "carro-chefes" ou "estrelas" é tomar uma decisão estratégica mais inteligente para o seu restaurante.

Mas não adianta ter os melhores produtos, se os clientes não conhecem ou se ficam perdidos, me meio aos demais. Por isso, é essencial destacá-los no cardápio.

Dicas irresistíveis: ao montar ou atualizar o seu cardápio trabalhe com seções de produtos e use imagens reais das sobremesas, que possam encher os olhos dos consumidores. Além disso, destaque o produto que você quer vender, como uma sugestão de vendas. Se você já utiliza um cardápio digital pode fazer a atualização instantânea e ainda realizar vários testes.

4 - Inclua a sobremesa no combo

Sobremesa por mais R$2?

A famosa frase das redes fast-food, pode ser aplicada em qualquer tipo de restaurante. Como? Basta incluir a sua melhor sobremesa no combo de produtos, como um "acompanhamento".

Os combos geralmente são refeições completas, incluindo um prato, acompanhamento(s) e uma bebida. Portanto, a sobremesa pode fazer parte deste combo, adicionada com um valor diferenciado, promocional.

Ao fazer a conta, o consumidor irá notar que realmente teve uma vantagem financeira (desconto), já que, se comprada separadamente o valor pode ser maior.

Dicas irresistíveis: procure harmonizar a sobremesa com os pratos. Ofereça combos promocionais que incluam a sobremesa e facilitem a decisão. Ao pensar nesta estratégia, além de escolher o seu produto "estrela", priorize opções que podem ser preparadas rapidamente, mas que são igualmente deliciosas.

Saiba agora quais são as principais objeções dos clientes, quando o assunto é sobremesa.

Por que os clientes não pedem sobremesa?

Quer saber porque os clientes não compram seus doces? Confira a lista que compilamos com as principais reclamações neste sentido.

Porque os garçons são insistentes...

Sim, essa é uma queixa bem comum. Os clientes sabem que um dos objetivos dos garçons é oferecer os itens do menu. Mas, existem diferentes maneiras para isso e insistir para um cliente comprar algo, não é uma delas. Acredite: a melhor postura de um bom garçom é fazer uma venda sugestiva.

Porque pensam que vão gastar muito...

O preço de uma sobremesa precisa ser coerente e condizente com o que é oferecido. Isso é, não pode custar o mesmo preço de um prato principal ou ser supervalorizado.

Doces típicos, frutas, frutas da época, tortas, sorvetes, lácteos são muitas opções. Avalie o que faz mais sentido para o seu cardápio, contabilize os custos, pesquise preços da concorrência. Trabalhe com sobremesas com preços mais populares como um produto de entrada.

Porque não conhecem as opções...

Os clientes que tem restrições alimentares, por exemplo, podem desconhecer todos os itens do cardápio. Doces sem lactose, com baixo teor de açúcar, poucas calorias, veganos. Se além dos itens tradicionais seu restaurante também vende outras opções especiais ou exclusivas, informe os clientes.

Porque as sobremesas não são individuais...

Algumas receitas são pensadas ou podem servir mais de uma pessoa. Mas diferente das entradas ou pratos principais, é recomendável que as sobremesas sejam servidas em porções individuais menores ou em pedaços.

Isso não só facilita o consumo, como evita o desperdício e ainda pode ser mais barato para você e para seus clientes. Então, ao montar ou atualizar seu cardápio, pense em sobremesas na medida certa.

Uma forte tendência, inclusive, são as minissobremesas, ideal para aqueles clientes que se dizem satisfeitos, mas não dispensam um docinho.

Viu só? Agora que você já sabe como aumentar as vendas de sobremesas no seu restaurante, saiba que a Goomer também pode te dar uma mãozinha, facilitando esse processo.

Nossos cardápios digitais são soluções inteligentes e interativas para promover seu menu devidamente. Fale com um dos nossos consultores e descubra como ajudamos diversos restaurantes a aumentar seu faturamento, sem aumentar seu custo. Não é mágica. É tecnologia!

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