O que é pub e como funciona este tipo de negócio?

Um pub não é um bar, e você entende os motivos neste artigo. Veja 7 lembretes para quem quer abrir negócios assim e muitas dicas!

Por Redação Goomer 18 de Novembro de 2024 - Atualizado em 22 de Novembro de 2024 9 min. de leitura
O que é pub e como funciona este tipo de negócio?

Compartilhe:

Um pub é um tipo de bar (mas não um bar comum!) de origem britânica, muito comum em países como a Irlanda e a Inglaterra, mas que também ganhou e segue ganhando espaço no cenário brasileiro. Ele costuma ser decorado com uma temática específica e ter uma iluminação intimista. Além disso, no pub prevalece o protagonismo da cerveja.

Esse tipo de estabelecimento conquista as pessoas por transmitir aconchego, “convidar” amigos para happy hours e abrigar shows de música ao vivo e/ou degustações de cervejas de alta qualidade, por exemplo.

Você tem vontade de saber mais, enxergando-o não só como consumidor(a), mas também sob o ponto de vista de um(a) administrador(a)? Se sim, segue na leitura!

Afinal de contas, o que é pub?

Hoje, pub é um estabelecimento parecido com um bar, que tem como característica principal a venda de cervejas artesanais de alta qualidade servidas diretamente das “chopeiras” ou “torneiras”.

O que torna esse negócio especial para o seu público-alvo é, principalmente, a decoração inusitada e direcionada a uma temática específica que transmite uma sensação de acolhimento e leva a uma imersão na origem dos pubs.

E por falar em origem…

Os primeiros pubs do mundo surgiram por volta do século XVII em países como Inglaterra e Irlanda, mas eram casas que ficavam na beira das estradas e cujos proprietários ofereciam descanso, comida e bebida para os viajantes, você sabia?

Aquelas cenas de filmes medievais em que os protagonistas entram em uma construção pouco iluminada, com um bar ao fundo e bastante bebida nas mesas, servidas em uma espécie de “caneca gigante”, ilustram bem!

Antes conhecidos como “tavernas” – locais onde os vikings se reuniam –, os pubs eram lugares rústicos e bastante fechados, devido ao inverno rigoroso das regiões onde estavam.

Desde esse período muita coisa mudou, mas seus “ares” originais e a bebida que não pode faltar continuam existindo!

Qual é a origem da palavra pub?

O termo “pub” vem de “public house”, em inglês, expressão que significa “casa pública”. Essa expressão foi criada no século XVII para se referir aos lugares que vendiam bebidas alcoólicas e eram abertos ao público em geral.

Outra palavra da qual você vai gostar de conhecer a origem é “regulars”, ou seja, “regulares”. Ela tem tudo a ver com os pubs!

Esse tipo de estabelecimento foi ficando tão popular que algumas pessoas começaram a frequentar sempre os mesmos quase todo dia. Essas pessoas passaram a ser chamadas de “regulars”: os clientes fiéis dos pubs em questão.

A sensação de pertencimento e a criação de laços com o espaço, os proprietários e/ou a equipe são parte da cultura e da história dos pubs e um dos pontos de diferenciação entre eles e outros tipos de bares.

Quais as diferenças entre pub e bar?

O pub se diferencia de um bar comum principalmente pelo tipo de ambiente singular e pela experiência que oferece ao seu público, conectando-o às suas origens britânicas.

  • A história de surgimento dos pubs não é a mesma dos bares, por isso eles remetem à outras tradições.
  • A cerveja artesanal prevalece nesse estabelecimento. Geralmente, é servida através de torneiras de chope.
  • O cardápio dos pubs costuma incentivar a harmonização de bebidas e petiscos.
  • A decoração é única e inconfundível: ao entrar em um pub, você vai se sentir numa espécie de “taverna contemporânea” por causa da forma como ele é montado.
  • As atrações dos pubs são únicas! Muitas vezes, elas incluem música ao vivo, noites de jogos de tabuleiro e quizzes (perguntas e respostas), dardos e karaokê. 

Mas também existem semelhanças entre esse modelo de negócios e os bares, afinal, ambos têm a bebida alcóolica como centro do consumo, costumam servir petiscos e receber turmas e casais, principalmente à noite.

E como funciona um pub?

Pubs são construções mais fechadas, com pouco ou nenhum espaço ao ar livre, com iluminação intimista (luzes amarelas e baixas) para trazer aconchego, pelo menos algumas torneiras de diferentes chopes e várias cervejas em garrafa à venda, petiscos gostosos e banquetas disponíveis nos balcões para estimular a interação entre as pessoas.

É verdade que o funcionamento de um pub na Inglaterra é muito diferente do de um pub no Brasil, por exemplo, porque a operação e até o ambiente variam de um país para o outro, mas as tradições se mantêm.

Vai abrir seu negócio e quer apostar no formato? Atenção para os lembretes que vêm adiante!

7 lembretes para quem quer ter um pub

Anote tudo aquilo que achar válido.

1. Um pub é quase sempre mais movimentado à noite

Negócios voltados para a venda de bebidas alcoólicas tendem a ser melhor recebidos em regiões com uma vida noturna movimentada, por isso, escolha com cuidado o ponto comercial do seu pub. Esse passo é fundamental para o desenvolvimento de um bom negócio.

2. As atrações marcam presença

Um pub sempre tem atrações ao vivo, principalmente entre quinta-feira e sábado. Normalmente, são shows de bandas ou “covers” alinhados com a proposta do local. Blues, jazz, rock e folk costumam conquistar corações.

Outras alternativas:

  • noites temáticas;
  • jogos de tabuleiro;
  • quizzes;
  • karaokê;
  • eventos em datas comemorativas;
  • oficinas de degustação de cervejas;
  • stand-up comedy;
  • etc.

Pense no que vai ajudar você a conquistar os seus “regulars”!

3. Sempre há motivo para a existência dos “regulars”

Os “regulares” fazem parte do funcionamento do estabelecimento e seus feedbacks influenciam na operação. Para conhecê-los ou atraí-los, entenda muito bem o seu público-alvo e a concorrência.

Concentre sua atenção na oferta de serviços, atrações, comidas e bebidas que atendam as necessidades desse grupo, e aposte em truques de marketing no Instagram, por exemplo, para divulgar aquilo que diferencia o seu pub dos outros da cidade.

4. A decoração diz muito

Tendo definido o nicho do seu negócio, direcione seus esforços para pensar em uma decoração que gere identificação no público-alvo.

  • Iluminação: suave, em tom amarelado
  • Mobília: sofás e poltronas geralmente de couro e balcões, banquetas e móveis em madeira
  • Cores: cores neutras combinadas a tons escuros
  • Organização do ambiente: feita de forma estratégica para que as pessoas possam se locomover com facilidade

 Crie um espaço acolhedor e único!

5. A bebida é protagonista

Você já sabe que a cerveja é o produto central dos pubs, então capriche! Tenha opções diferentes de cervejas artesanais, oferecendo aos seus clientes variedade e qualidade. Faça questão de vender boas Lagers e Ales, por exemplo.

Além das cervejas, você pode inovar e oferecer também um menu de drinks especiais, licores, uísques, runs e até hidromel – bebida fermentada de mel e leveduras –, mas cuide para não exagerar na quantidade de opções e acabar se distanciando da proposta deste tipo de estabelecimento. 

6. As opções de comida são escolhidas estrategicamente

Experimente servir:

  • batata-frita ao estilo rústico;
  • dadinho de tapioca com geleia de pimenta da casa;
  • peixe frito com batata-frita (“fish and chips”);
  • hambúrguer artesanal;
  • costelinha ao molho barbecue;
  • tábua de queijos;
  • anéis de cebola;
  • etc.

Crie uma experiência gastronômica ao seu público sem tirar o protagonismo da cerveja, harmonizando-a com as comidas. Quem resiste à combinação de petiscos com uma cerveja bem gelada, não é mesmo?

7. O estabelecimento opera dentro das leis municipais e nacionais

Por último, mas não menos importante, preste atenção aos procedimentos legais necessários para poder abrir seu estabelecimento, sinalize bem a idade mínima permitida dos frequentadores e informe o público sobre a venda de bebidas alcóolicas.

No mais, providencie documentos fundamentais, como alvará de funcionamento, CNPJ, registro empresarial, alvará do Corpo de Bombeiros e a própria licença para venda de bebidas alcoólicas.

Adeque seu negócio às normas da Vigilância Sanitária

Vale a pena abrir um pub no Brasil?

Abrir um estabelecimento assim vale a pena se há dedicação e, ao mesmo tempo, modernização e tradição caminhando juntas.

Como qualquer outro negócio, para que o seu pub funcione e se torne um sucesso você precisa prestar atenção em todos os pontos fundamentais da operação e também trabalhar o menu com muito carinho, além de otimizar ao máximo o atendimento para ser o melhor no quesito “experiência do consumidor”.

Entre contratar equipe, criar um estoque inicial, reformar e decorar o espaço e comprar equipamentos, quem abre um pub gasta, em média, entre R$ 50 mil e R$ 150 mil ou mais, então, faça as contas antes da decisão. 

Tá tudo na ponta do lápis? 

3 pubs famosos para inspirar você

Inspire-se, conhecendo alguns dos pubs mais famosos da atualidade.

1. Finnegan’s – São Paulo, SP

Imagem noturna da fachada do Finnegan's Pub, em São Paulo, capital.

Foto: Internet

Fundado em 1988, este é o primeiro pub irlandês do Brasil. O Finnegan’s oferece um espaço com decoração autêntica e atrações da cultura irlandesa, como a famosa comemoração do St. Patrick’s Day (padroeiro da Irlanda).

2. Cavern Pub – Liverpool, Inglaterra

Imagem da fachada do "cavern club" em Liverpool. Nela, há uma estátua do John Lennon.

Conhecido mundialmente por ser o lugar onde os Beatles começaram sua carreira, esse pub é histórico! O rock corre nas veias do lugar, tanto que muitas outras bandas famosas já apareceram por lá, como Queen e The Rolling Stones.

3. Pub do Sherlock Holmes –  Londres, Inglaterra

com mesas ao ar livre com mesas e cadeiras.

O nome já diz tudo, não é mesmo: esse pub inglês tem como tema o detetive mais famoso do mundo e oferece uma verdadeira imersão nas aventuras do personagem. A decoração é 100% de objetos que remetem à história de Sherlock, e o espaço conta até um mini museu.

Você está pronto(a) para começar! Boa sorte!

Deixe seu comentário ou dúvida

Insights do foodservice direto
na sua caixa de entrada

Sua assinatura foi confirmada!

Em breve, você vai começar a receber conteúdos sobre gestão de restaurantes, técnicas de otimização de cardápio e estratégias eficazes de marketing e vendas diretamente no seu e-mail.

Navegue em nosso blog por assuntos