Um pub é um tipo de bar (mas não um bar comum!) de origem britânica, muito comum em países como a Irlanda e a Inglaterra, mas que também ganhou e segue ganhando espaço no cenário brasileiro. Ele costuma ser decorado com uma temática específica e ter uma iluminação intimista. Além disso, no pub prevalece o protagonismo da cerveja.
Esse tipo de estabelecimento conquista as pessoas por transmitir aconchego, “convidar” amigos para happy hours e abrigar shows de música ao vivo e/ou degustações de cervejas de alta qualidade, por exemplo.
Você tem vontade de saber mais, enxergando-o não só como consumidor(a), mas também sob o ponto de vista de um(a) administrador(a)? Se sim, segue na leitura!
Afinal de contas, o que é pub?
Hoje, pub é um estabelecimento parecido com um bar, que tem como característica principal a venda de cervejas artesanais de alta qualidade servidas diretamente das “chopeiras” ou “torneiras”.
O que torna esse negócio especial para o seu público-alvo é, principalmente, a decoração inusitada e direcionada a uma temática específica que transmite uma sensação de acolhimento e leva a uma imersão na origem dos pubs.
E por falar em origem…
Os primeiros pubs do mundo surgiram por volta do século XVII em países como Inglaterra e Irlanda, mas eram casas que ficavam na beira das estradas e cujos proprietários ofereciam descanso, comida e bebida para os viajantes, você sabia?
Aquelas cenas de filmes medievais em que os protagonistas entram em uma construção pouco iluminada, com um bar ao fundo e bastante bebida nas mesas, servidas em uma espécie de “caneca gigante”, ilustram bem!
Antes conhecidos como “tavernas” – locais onde os vikings se reuniam –, os pubs eram lugares rústicos e bastante fechados, devido ao inverno rigoroso das regiões onde estavam.
Desde esse período muita coisa mudou, mas seus “ares” originais e a bebida que não pode faltar continuam existindo!
Qual é a origem da palavra pub?
O termo “pub” vem de “public house”, em inglês, expressão que significa “casa pública”. Essa expressão foi criada no século XVII para se referir aos lugares que vendiam bebidas alcoólicas e eram abertos ao público em geral.
Outra palavra da qual você vai gostar de conhecer a origem é “regulars”, ou seja, “regulares”. Ela tem tudo a ver com os pubs!
Esse tipo de estabelecimento foi ficando tão popular que algumas pessoas começaram a frequentar sempre os mesmos quase todo dia. Essas pessoas passaram a ser chamadas de “regulars”: os clientes fiéis dos pubs em questão.
A sensação de pertencimento e a criação de laços com o espaço, os proprietários e/ou a equipe são parte da cultura e da história dos pubs e um dos pontos de diferenciação entre eles e outros tipos de bares.
Quais as diferenças entre pub e bar?
O pub se diferencia de um bar comum principalmente pelo tipo de ambiente singular e pela experiência que oferece ao seu público, conectando-o às suas origens britânicas.
- A história de surgimento dos pubs não é a mesma dos bares, por isso eles remetem à outras tradições.
- A cerveja artesanal prevalece nesse estabelecimento. Geralmente, é servida através de torneiras de chope.
- O cardápio dos pubs costuma incentivar a harmonização de bebidas e petiscos.
- A decoração é única e inconfundível: ao entrar em um pub, você vai se sentir numa espécie de “taverna contemporânea” por causa da forma como ele é montado.
- As atrações dos pubs são únicas! Muitas vezes, elas incluem música ao vivo, noites de jogos de tabuleiro e quizzes (perguntas e respostas), dardos e karaokê.
Mas também existem semelhanças entre esse modelo de negócios e os bares, afinal, ambos têm a bebida alcóolica como centro do consumo, costumam servir petiscos e receber turmas e casais, principalmente à noite.
E como funciona um pub?
Pubs são construções mais fechadas, com pouco ou nenhum espaço ao ar livre, com iluminação intimista (luzes amarelas e baixas) para trazer aconchego, pelo menos algumas torneiras de diferentes chopes e várias cervejas em garrafa à venda, petiscos gostosos e banquetas disponíveis nos balcões para estimular a interação entre as pessoas.
É verdade que o funcionamento de um pub na Inglaterra é muito diferente do de um pub no Brasil, por exemplo, porque a operação e até o ambiente variam de um país para o outro, mas as tradições se mantêm.
Vai abrir seu negócio e quer apostar no formato? Atenção para os lembretes que vêm adiante!
7 lembretes para quem quer ter um pub
Anote tudo aquilo que achar válido.
1. Um pub é quase sempre mais movimentado à noite
Negócios voltados para a venda de bebidas alcoólicas tendem a ser melhor recebidos em regiões com uma vida noturna movimentada, por isso, escolha com cuidado o ponto comercial do seu pub. Esse passo é fundamental para o desenvolvimento de um bom negócio.
2. As atrações marcam presença
Um pub sempre tem atrações ao vivo, principalmente entre quinta-feira e sábado. Normalmente, são shows de bandas ou “covers” alinhados com a proposta do local. Blues, jazz, rock e folk costumam conquistar corações.
Outras alternativas:
- noites temáticas;
- jogos de tabuleiro;
- quizzes;
- karaokê;
- eventos em datas comemorativas;
- oficinas de degustação de cervejas;
- stand-up comedy;
- etc.
Pense no que vai ajudar você a conquistar os seus “regulars”!
3. Sempre há motivo para a existência dos “regulars”
Os “regulares” fazem parte do funcionamento do estabelecimento e seus feedbacks influenciam na operação. Para conhecê-los ou atraí-los, entenda muito bem o seu público-alvo e a concorrência.
Concentre sua atenção na oferta de serviços, atrações, comidas e bebidas que atendam as necessidades desse grupo, e aposte em truques de marketing no Instagram, por exemplo, para divulgar aquilo que diferencia o seu pub dos outros da cidade.
4. A decoração diz muito
Tendo definido o nicho do seu negócio, direcione seus esforços para pensar em uma decoração que gere identificação no público-alvo.
- Iluminação: suave, em tom amarelado
- Mobília: sofás e poltronas geralmente de couro e balcões, banquetas e móveis em madeira
- Cores: cores neutras combinadas a tons escuros
- Organização do ambiente: feita de forma estratégica para que as pessoas possam se locomover com facilidade
Crie um espaço acolhedor e único!
5. A bebida é protagonista
Você já sabe que a cerveja é o produto central dos pubs, então capriche! Tenha opções diferentes de cervejas artesanais, oferecendo aos seus clientes variedade e qualidade. Faça questão de vender boas Lagers e Ales, por exemplo.
Além das cervejas, você pode inovar e oferecer também um menu de drinks especiais, licores, uísques, runs e até hidromel – bebida fermentada de mel e leveduras –, mas cuide para não exagerar na quantidade de opções e acabar se distanciando da proposta deste tipo de estabelecimento.
6. As opções de comida são escolhidas estrategicamente
Experimente servir:
- batata-frita ao estilo rústico;
- dadinho de tapioca com geleia de pimenta da casa;
- peixe frito com batata-frita (“fish and chips”);
- hambúrguer artesanal;
- costelinha ao molho barbecue;
- tábua de queijos;
- anéis de cebola;
- etc.
Crie uma experiência gastronômica ao seu público sem tirar o protagonismo da cerveja, harmonizando-a com as comidas. Quem resiste à combinação de petiscos com uma cerveja bem gelada, não é mesmo?
7. O estabelecimento opera dentro das leis municipais e nacionais
Por último, mas não menos importante, preste atenção aos procedimentos legais necessários para poder abrir seu estabelecimento, sinalize bem a idade mínima permitida dos frequentadores e informe o público sobre a venda de bebidas alcóolicas.
No mais, providencie documentos fundamentais, como alvará de funcionamento, CNPJ, registro empresarial, alvará do Corpo de Bombeiros e a própria licença para venda de bebidas alcoólicas.
Adeque seu negócio às normas da Vigilância Sanitária.
Vale a pena abrir um pub no Brasil?
Abrir um estabelecimento assim vale a pena se há dedicação e, ao mesmo tempo, modernização e tradição caminhando juntas.
Como qualquer outro negócio, para que o seu pub funcione e se torne um sucesso você precisa prestar atenção em todos os pontos fundamentais da operação e também trabalhar o menu com muito carinho, além de otimizar ao máximo o atendimento para ser o melhor no quesito “experiência do consumidor”.
Entre contratar equipe, criar um estoque inicial, reformar e decorar o espaço e comprar equipamentos, quem abre um pub gasta, em média, entre R$ 50 mil e R$ 150 mil ou mais, então, faça as contas antes da decisão.
Tá tudo na ponta do lápis?
3 pubs famosos para inspirar você
Inspire-se, conhecendo alguns dos pubs mais famosos da atualidade.
1. Finnegan’s – São Paulo, SP
Fundado em 1988, este é o primeiro pub irlandês do Brasil. O Finnegan’s oferece um espaço com decoração autêntica e atrações da cultura irlandesa, como a famosa comemoração do St. Patrick’s Day (padroeiro da Irlanda).
2. Cavern Pub – Liverpool, Inglaterra
Conhecido mundialmente por ser o lugar onde os Beatles começaram sua carreira, esse pub é histórico! O rock corre nas veias do lugar, tanto que muitas outras bandas famosas já apareceram por lá, como Queen e The Rolling Stones.
3. Pub do Sherlock Holmes – Londres, Inglaterra
O nome já diz tudo, não é mesmo: esse pub inglês tem como tema o detetive mais famoso do mundo e oferece uma verdadeira imersão nas aventuras do personagem. A decoração é 100% de objetos que remetem à história de Sherlock, e o espaço conta até um mini museu.
Você está pronto(a) para começar! Boa sorte!
Deixe seu comentário ou dúvida