Cardápio digital faz cafeteria vender mais: entenda

Um Cardápio Digital bem estruturado pode ser o segredo para a sua cafeteria vender mais e melhor. Entenda agora!

Por Redação Goomer 14 de Novembro de 2025 7 min. de leitura
Jovem mulher sorridente utilizando tablet na cafeteria com grande janela de vidro e luz natural, fazendo uma pausa e bebendo chá ou café, promovendo bem-estar e produtividade.

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O cardápio digital é bom para uma cafeteria vender mais porque permite organizar as opções de um jeito simples e visual, além de apresentar oportunidades e combos logo de cara. Para o cliente, a decisão fica fácil. Para o estabelecimento, o ticket médio aumenta.

Outro ponto importante da implementação dessa tecnologia são as atualizações em tempo real e sem pausas na operação: gestores de cafeterias conseguem incluir ou remover, do cardápio digital, todo e qualquer produto. Imediatamente.

Também conseguem atualizar preços e promoções no momento em que é necessário.

Com isso, dá pra testar lançamentos, acelerar a organização do estoque quando algum item já estiver parado há muito tempo, destacar o que um determinado perfil de consumidor deseja comprar num determinado momento do dia etc.

Pode acreditar: é transformador! Continue lendo, pois mais justificativas virão.

Digitalização do atendimento em cafés: o que muda na experiência do cliente?

Quando uma cafeteria investe em digitalização, a forma como o cliente faz um pedido muda completamente – e para melhor. Em vez de depender totalmente do caixa ou do garçom, este consumidor ganha autonomia, escolhe no ritmo dele, sem pressa, e recebe exatamente o que pediu.

Quem usa Goomer, sabe: sem falhas na comunicação graças à integração entre o cardápio digital e o sistema PDV do estabelecimento, esse cliente não vai precisar enfrentar nenhum tipo de frustração com pedidos errados.

Da mesma maneira, sabendo que um produto está em falta, ele não ficará frustrado ao tentar pedir e, só depois, descobrir que “não tem”.

Além de tudo, esse consumidor pode:

  • Personalizar os itens selecionados
  • Adicionar ou remover insumos da receita
  • Fechar a conta ou pagar de um jeito muito mais rápido
  • Escolher através de fotos e descrições detalhadas
  • Saber, imediatamente, o que é vegano/vegetariano, destaque, sugestão do chefe, oportunidade, combo promocional etc.

E a organização do cardápio em categorias exatas, com ícones e títulos que indicam o que está contido em cada uma, facilita muito a decisão de compra!

Não à toa, muita gente já se ligou: digitalizar com a Goomer é uma das melhores formas de vender mais em cafeterias.

O cliente ganha com a automação em cafeteria. Seu negócio também!

Enquanto a experiência do consumidor muda de um jeito positivo, a digitalização através do uso de Cardápios Digitais da Goomer ainda contribui para a operação e a gestão da sua cafeteria. São vários os benefícios:

  • Relatórios completos de vendas que ajudam nas tomadas de decisão
  • Controle de estoque mais preciso com base nos itens mais e menos vendidos
  • Redução de erros nos pedidos, desperdícios e retrabalhos
  • Mais tempo livre da equipe para focar no atendimento humanizado
  • Possibilidade de testar campanhas e promoções em tempo real
  • Percepção de modernidade no ponto de venda

Esses diferenciais mexem até com a reputação do negócio, viu?

Como criar um Cardápio Digital da Goomer para cafeteria?

Sem segredos! Depois de clicar em qualquer botão desta página ou acessar a homepage do site da Goomer, você vai:

  1. Cadastrar seu restaurante
  2. Escolher o tipo de tecnologia que deseja implementar
  3. Criar o menu no painel de gestão da Goomer (incluindo produtos em categorias, fotos, descrições, preços e informações adicionais)
  4. Personalizar a identidade visual do seu cardápio
  5. Configurar formas de pagamento e outros recursos especiais
  6. Finalizar o processo e começar a usar e divulgar sua nova ferramenta de pedidos

“Ok! E quanto custa implementar um Cardápio Digital da Goomer no meu café?”

Tudo vai depender dos objetivos do negócio e do comportamento do público-alvo, mas tem cafeteria que faz delivery começando com cardápio digital grátis para depois evoluir a outras opções!

Essa alternativa permite o recebimento de até 30 pedidos por mês. A cada pedido além desta quantidade, é cobrado R$ 1,39.

E a comunicação entre marca e consumidor acontece integralmente pelo WhatsApp, de forma direta!

Para ver o menu, ninguém precisa baixar aplicativo nenhum: um link personalizado permite que qualquer pessoa acesse a “vitrine escrita” do estabelecimento por mensagem ou pelas redes sociais.

Agora, quem quer mais recursos ou tem operações diferentes, opta por:

  • Cardápio Digital em QR Code: a partir de R$ 99,90 por mês para eliminar filas ou acelerar o atendimento à mesa
  • Cardápio Digital no Tablet: a partir R$ 379,90 por mês para aquele atendimento premium no salão
  • Totem de Autoatendimento: a partir de R$ 379,90 por mês para atendimento balcão e/ou em praça de alimentação com alto fluxo de pessoas

*Todas as opções não apenas podem ser integradas ao PDV da cafeteria como entre si, escalando junto com as vendas!*

“Implementei, e agora?” 7 estratégias vender mais usando Goomer

Você já sabe tudo o que precisa para escolher o melhor cardápio digital, fez a implementação e agora é hora de transformar teoria em prática. Aproveite todos os recursos que a tecnologia oferece para transformar o dia a dia do seu café!

  1. Destaque os pratos ou combos mais rentáveis: coloque-os no topo do menu ou use um destaque visual da Goomer para incentivar a escolha
  2. Escreva descrições irresistíveis: em vez de só listar os ingredientes, conte histórias a favor das suas vendas; desperte emoções e desejos através das palavras
  3. Invista em boas fotos: faça cliques saborosos dos produtos à venda, porque o Cardápio Digital da Goomer permite que você adicione até três fotos por produto – para todos os itens do menu
  4. Crie combinações estratégicas e divulgue-as na capa do menu: todos aqueles “matches” clássicos de dois ou três produtos, que vendem bem e têm boa lucratividade, precisam estar em destaque!
  5. Configure as vendas sugestivas do cardápio digital: use e abuse do recurso disponível nos cardápios vendedores da Goomer, sugerindo um complemento ou adicional ao cliente de acordo com o que ele já pediu ou está pedindo
  6. Inclua opções para todos os públicos: aproveite a facilidade de visualização e organização de produtos no cardápio digital para separar versões sem lactose, veganas, sem açúcar etc. Tem gente que só vai aonde consegue consumir tranquilo, hein!
  7. Trabalhe a escassez e a exclusividade: cafés sazonais no inverno ou sobremesas especiais por tempo limitado têm um apelo enorme, então, aproveite o espaço de texto das áreas de destaque do menu para avisar “É SÓ ATÉ ACABAR” ou “EXCLUSIVO”
  8. Use os relatórios de desempenho a seu favor: entenda o que a galera quer pedir em diferentes momentos do dia, da semana ou do mês e vá trabalhando em prol da margem de lucro. O resultado dessa estratégia aparecerá em R$!

Seu café pode, sim, vender muito mais com a Goomer

Experimente uma das opções para criar e gerenciar seu Cardápio Digital da marca que é número #1 em autoatendimento no foodservice Brasileiro, atenda melhor, economize tempo e dinheiro e veja o ticket médio subir.

Se a bebida mais amada dos brasileiros é sempre servida quentinha por aí, porque deixar as vendas esfriarem, né?

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