Por que escolher tablet para promoções em restaurante?

Entenda as diferenças entre o uso de Cardápio Digital no Tablet vs. menu estático na hora de divulgar oportunidades e vender mais no seu restaurante.

Por Redação Goomer 19 de Novembro de 2025 7 min. de leitura
Pessoa usando um tablet para fazer pedidos de hambúrgueres gourmet em um aplicativo de delivery.

Compartilhe:

Um tablet com promoções dinâmicas não só entrega a sua oferta logo de cara para o cliente, mas permite que você divulgue e venda exatamente o que deseja, na hora e no dia em que terá mais alcance. Por isso, é melhor do que um menu estático no que diz respeito ao ticket médio.

Enquanto um menu estático mantém preços e combinações fixos, precisando ser reimpresso sempre que há uma atualização ou uma nova oportunidade, o tablet é atualizado em tempo real, sem pausas na operação, e de acordo com a sazonalidade.

Ainda por cima, você usa seu relatório das vendas feitas através deste cardápio inteligente para tomar decisões sobre quais promoções fazer! Entenda mais adiante.

Por que escolher tablet em vez de menu estático? Alô, promoções dinâmicas!

Um Cardápio Digital em Tablet pode ser atualizado quando você quiser e também pode exibir ofertas, combos e promoções somente nos dias e horários que você escolher. Ele é tudo, menos estático!

Nesse menu inteligente, dá para mudar preços, destacar produtos estratégicos, avisar sobre novidades e oportunidades etc., modificando as informações em tempo real, durante a operação, mesmo.

Sem pausas, impressões ou gastos!

E o relatório de vendas do seu painel de gestão também entrega muito

Outra vantagem do tablet que está, literalmente, na mão dos gestores de restaurante, é a possibilidade de acompanhar resultados de vendas através de um painel online sempre atualizado.

Com esse monitoramento, a organização e as mudanças de menu ficam muito mais fáceis e assertivas.

O menu estático não levanta, tampouco organiza dados, diz aí!

Em compensação, o painel de gestão do Cardápio Digital:

  • Mostra os itens mais pedidos e lucrativos e dá indicativos de quais itens destacar com cores e formas diferentes
  • Aponta possibilidades de combinações de produtos que vale a pena você transformar em vendas sugestivas
  • Ajuda você a entender o que pode ser boa pedida para a capa do tablet em cada dia, semana ou mês

Ao mesmo tempo em que colabora com a gestão de estoque, afinal, é praticamente o melhor amigo da previsão de demanda!

Mas quanto custa implementar a tecnologia? Vale a pena?

Quanto aos custos, o investimento inicial tende a ser maior do que o de um menu estático, mas, no médio e longo prazo, a coisa muda de figura: acabam as despesas com impressões, gráfica, transporte de papel e ficam só os ganhos em vendas.

Ainda, seu restaurante transmite uma imagem sustentável e preocupada com os hábitos de consumo de quem come fora no Brasil hoje em dia, atraindo e fidelizando clientes que, antes, sequer conheciam a marca.

Sem falar que o Cardápio Digital, enquanto reduz gastos operacionais, também minimiza desperdícios de insumos e até do tempo gasto pela equipe em ajustes manuais de preços, apresentação “falada” de combos e tiragem de pedidos!

Supondo um ROI mínimo da modernização do seu restaurante com um Cardápio Digital entre 3% e 5% do faturamento no ano, em apenas alguns meses você já terá pagado completamente seu investimento na tecnologia.

E terá cortado gastos com impressões de novas atualizações de menus estáticos, com erros de comunicação entre garçons e cozinha e com desperdícios, colocando mais dinheiro no bolso! Vale a pena, né?

Exemplo prático de promoções dinâmicas no tablet

Segunda-feira, 12h30, e seu restaurante está cheio. Um cliente chega e precisa esperar um garçom ir até sua mesa para, então, perguntar se ele já conhece a casa e, só em seguida, lhe oferecer um cardápio impresso.

Nisso, já são 12h45.

Ele olha o cardápio (menu estático), se interesse por um prato, mas não encontra uma imagem que o ilustre, então, precisa acionar o garçom novamente.

O atendente explica sobre o prato, mas não consegue atrair a atenção do cliente porque não tem imagens para “ilustrar” o sabor e quantidade.

13h00.

O cliente, então, pede o de sempre: já sabe que é bom, que vai sair rápido e quanto vai custar.

Mesmo que ele quisesse experimentar algo novo ou adicionar uma batatinha frita ou uma salada ao prato, a chance foi desperdiçada porque o cardápio não favoreceu a jornada e a experiência.

Seu restaurante ganha menos, o brilho nos olhos do freguês “fica pra outro dia”, e a vida segue na mesmice.

Agora, veja como tudo seria diferente com um Cardápio no Tablet!

Ao se acomodar à mesa às 12h30, o cliente já tem o menu à disposição.

Ele vai pedir um prato principal, mas já sabe que precisa comer a sobremesa porque vê uma promoção irresistível na capa do Tablet: Fatia de Bolo Chocolatudo por R$ 12,90. Só hoje!

Pelo Cardápio Digital, esse cliente escolhe o que quer comer, personaliza o item e ainda adiciona um acompanhamento que ficou sugerido na tela — “Gostei disso, vou provar!”.

O prato vem do jeitinho que ele queria, a comida está deliciosa e, quando ele olha no relógio, ainda não deu 13h — “Dá tempo de comer o bolo e ainda tomar um café!”. Você lucra em dobro.

A solicitação vai direto à cozinha, o pedido do bolo com café sai rápido, sem espera para chamar o garçom, sem dúvida sobre a escolha, e na última garfada da sobremesa, basta o cliente clicar no botão “fechar conta” pra saber quanto vai pagar por tudo.

Aí, é só passar no caixa e acertar!

Ele quer voltar mais vezes porque só viveu coisas boas com a marca. A indicação pros amigos é garantida.

A equipe da cozinha e do salão trabalha tranquila, certa da qualidade do serviço, porque monitora tudo em tempo real graças à integração do Cardápio Digital com o sistema PDV do restaurante.

Terça-feira, 15h, e o movimento está baixo?

O tablet com promoções dinâmicas mostra a quem entra no estabelecimento, imediatamente, aquele combo irresistível de Prato executivo + bebida + salada pequena por R$ 29 até 17h, e dá-lhe vendas!

Quer saber o que essa pessoa achou da comida? Colete opiniões com uma pesquisa de feedback através do próprio cardápio, logo após o consumo.

“Preciso de um Cardápio Digital no Tablet agora! Como implementar?”

Solicite uma demonstração da Solução de Autoatendimento da Goomer e explore todos os seus recursos, automatizando e integrando sua operação.

Crie o menu, configure destaques, adicione até três fotos para todos os produtos e defina quais mesas ou áreas da casa vão receber os tablets, pensando no fluxo de clientes e na experiência de uso do público-alvo.

Capacite sua equipe para enxergar a tecnologia como aliado estratégico e orientar os consumidores sobre o uso, então, comece a aproveitar!

Seu momento de brilhar é agora.

Deixe seu comentário ou dúvida

Insights do foodservice direto
na sua caixa de entrada

Sua assinatura foi confirmada!

Em breve, você vai começar a receber conteúdos sobre gestão de restaurantes, técnicas de otimização de cardápio e estratégias eficazes de marketing e vendas diretamente no seu e-mail.

Navegue em nosso blog por assuntos