O segredo do atendimento perfeito, seja em restaurantes com serviço presencial ou em deliveries, está em contar com um bom fluxograma. Esta ferramenta visual oferece uma maneira clara e organizada de mapear processos do início ao fim.
Ela ajuda ainda a aprimorar cada interação com o consumidor, algo essencial para os negócios mesmo quando são exclusivamente online!
Já ouviu falar sobre implementá-la e quer saber mais? Nunca escutou a palavra do fluxograma, mas precisa conhecer? Continue lendo este artigo.
O que é um fluxograma operacional para restaurantes?
Um fluxograma nada mais é do que uma representação visual de todos os passos seguidos em cada um dos processos dentro de um estabelecimento. O de atendimento mapeia as etapas desde o recebimento do pedido até a sua entrega, seja no balcão, à mesa do consumidor ou num endereço específico.
Criar um fluxograma vai simplificar o trabalho da sua equipe, melhorar a comunicação interna e garantir um serviço excepcional.
Através dele, fica muito mais fácil para todo mundo entender o que fazer na hora de atender o freguês, bem como identificar pontos de melhoria para você gerenciar o restaurante cada vez melhor.
Principais vantagens do fluxograma de atendimento ao cliente em um restaurante
Otimização do serviço, melhor organização, mais eficiência operacional e adesão a padrões de qualidade são os benefícios que mais se destacam após a implementação de um fluxograma em restaurante.
- Otimização: ao visualizar todo o processo de atendimento, é possível identificar gargalos e encontrar maneiras de tornar o serviço mais eficiente.
- Organização: o fluxograma ajuda a definir claramente as responsabilidades de cada membro da equipe e a estabelecer uma ordem para a operação.
- Eficiência operacional: com processos bem definidos, o restaurante opera de forma mais eficiente, economizando tempo e recursos.
- Padronização: ao seguir um fluxograma, todos os funcionários realizam o atendimento de maneira consistente.
Avaliando as vantagens, fica muito mais fácil compreender para que serve um fluxograma de atendimento em restaurante, não? Imagine aquela correria típica do horário de pico: sem a visualização das etapas a serem seguidas, com certeza pelo menos uma pessoa do time vai se sentir perdida e acabar prejudicando todo o trabalho conjunto!
O recurso também facilita a comunicação entre os funcionários e a compreensão clara das responsabilidades individuais, reduzindo erros, desperdícios e retrabalhos.
Como fazer um fluxograma de um restaurante?
Comece identificando todas as etapas do processo de atendimento, desde o momento em que o cliente pede até a entrega da refeição. Em seguida, detalhe essas etapas, descrevendo as atividades realizadas dentro de cada uma, e defina os responsáveis por elas.
Mapeie o processo de atendimento
Identifique quando e como existem contatos entre a equipe e o cliente, depois, desenhe exatamente o que deve ser feito em cada momento e contexto. Seu mapeamento vai considerar, por exemplo:
- os pedidos recebidos via telefone, aplicativo ou presencialmente;
- o envio dos pedidos à cozinha e o preparo de cada receita;
- o empratamento ou a embalagem das refeições; e
- a entrega ao cliente.
Quem recebe o pedido? Ele é registrado em papel e caneta ou através de um cardápio digital? Como o pedido chega à cozinha e quem deve prepará-lo? Como cada receita é empratada ou embalada? Quem faz a entrega do pedido ao consumidor e como garantir que ela seja perfeita?
Responda perguntas assim se quiser seguir para a próxima etapa da melhor maneira possível!
Defina as responsabilidades de cada colaborador
Lembre-se de que definir claramente o responsável por cada etapa do processo de atendimento é crítico para garantir eficiência e evitar confusões. Para começar, você pode experimentar seguir o exemplo de esboço de fluxograma de restaurante trazido abaixo.
Etapa do atendimento | Ação necessária | Colaborador responsável |
Recebimento do pedido | Anotar os pedidos e/ou ensinar o cliente e usar o cardápio digital para pedir + confirmar detalhes e sugerir complementos | Atendentes |
Preparo da refeição | Preparar as receitas de acordo com as especificações deixadas nos pedidos e seguindo os procedimentos padrões do restaurante | Chef e cozinheiros |
Embalagem ou empratamento | Dispôr as receitas nos pratos ou nas embalagens para serem servidas ou enviadas, respectivamente | Auxiliar de cozinha |
Entrega ao cliente | Entregar o pedido, informando sobre o preparo e apresentando detalhes da receita se necessário, principalmente no caso de atendimento presencial | Garçom (para atendimento presencial) ou entregador (para restaurante delivery) |
Uma tabela parecida com essa será o início do seu mapeamento oficial. Você pode buscar por plataformas de gestão de tarefas, como o Trello, o Lucidchart e o ZenMaid para preparar algo parecido ou buscar alternativas em plataformas de design, como o Canva.
Aí vai bastar revisar as informações antes de transformá-las num fluxograma oficial, imprimi-lo e fixá-lo em lugares estratégicos no seu espaço, aproveitando para transmitir todos os dados para a equipe e certificando-se de capacitá-los para “dançarem conforme a música”.
Os modelos abaixo vão exemplificar o resultado final da ferramenta para você!
Modelos de fluxograma de restaurante: presencial e delivery
Enquanto no restaurante com atendimento presencial, o foco está nas interações entre o freguês e a equipe, desde a recepção até o pagamento, ao fazer um planejamento estratégico de restaurante delivery, você vai precisar garantir excelência inclusive nos quesitos “rastreamento” e “embalagem”.
Ter um bom fluxograma, mesmo simples, com certeza será de grande ajuda! Veja duas possibilidades:
Fique à vontade para adicionar os nomes dos responsáveis ao lado de cada função, bem como mais detalhes se achar necessário. Adapte os nossos modelos para o seu modelo de negócio!
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