Fluxograma de restaurante: crie para facilitar o atendimento

Fluxograma de restaurante: crie para facilitar o atendimento

O segredo do atendimento perfeito, seja em restaurantes com serviço presencial ou em deliveries, está em contar com um bom fluxograma. Esta ferramenta visual oferece uma maneira clara e organizada de mapear processos do início ao fim.

Ela ajuda ainda a aprimorar cada interação com o consumidor, algo essencial para os negócios mesmo quando são exclusivamente online!

Já ouviu falar sobre implementá-la e quer saber mais? Nunca escutou a palavra do fluxograma, mas precisa conhecer? Continue lendo este artigo.

O que é um fluxograma operacional para restaurantes?

Um fluxograma nada mais é do que uma representação visual de todos os passos seguidos em cada um dos processos dentro de um estabelecimento. O de atendimento mapeia as etapas desde o recebimento do pedido até a sua entrega, seja no balcão, à mesa do consumidor ou num endereço específico.

Criar um fluxograma vai simplificar o trabalho da sua equipe, melhorar a comunicação interna e garantir um serviço excepcional.

Através dele, fica muito mais fácil para todo mundo entender o que fazer na hora de atender o freguês, bem como identificar pontos de melhoria para você gerenciar o restaurante cada vez melhor.

Principais vantagens do fluxograma de atendimento ao cliente em um restaurante

Otimização do serviço, melhor organização, mais eficiência operacional e adesão a padrões de qualidade são os benefícios que mais se destacam após a implementação de um fluxograma em restaurante.

  • Otimização: ao visualizar todo o processo de atendimento, é possível identificar gargalos e encontrar maneiras de tornar o serviço mais eficiente.
  • Organização: o fluxograma ajuda a definir claramente as responsabilidades de cada membro da equipe e a estabelecer uma ordem para a operação.
  • Eficiência operacional: com processos bem definidos, o restaurante opera de forma mais eficiente, economizando tempo e recursos.
  • Padronização: ao seguir um fluxograma, todos os funcionários realizam o atendimento de maneira consistente.
 

Avaliando as vantagens, fica muito mais fácil compreender para que serve um fluxograma de atendimento em restaurante, não? Imagine aquela correria típica do horário de pico: sem a visualização das etapas a serem seguidas, com certeza pelo menos uma pessoa do time vai se sentir perdida e acabar prejudicando todo o trabalho conjunto!

O recurso também facilita a comunicação entre os funcionários e a compreensão clara das responsabilidades individuais, reduzindo erros, desperdícios e retrabalhos.

Como fazer um fluxograma de um restaurante?

Comece identificando todas as etapas do processo de atendimento, desde o momento em que o cliente pede até a entrega da refeição. Em seguida, detalhe essas etapas, descrevendo as atividades realizadas dentro de cada uma, e defina os responsáveis por elas.

Mapeie o processo de atendimento

Identifique quando e como existem contatos entre a equipe e o cliente, depois, desenhe exatamente o que deve ser feito em cada momento e contexto. Seu mapeamento vai considerar, por exemplo:

  • os pedidos recebidos via telefone, aplicativo ou presencialmente;
  • o envio dos pedidos à cozinha e o preparo de cada receita;
  • o empratamento ou a embalagem das refeições; e
  • a entrega ao cliente.
 

Quem recebe o pedido? Ele é registrado em papel e caneta ou através de um cardápio digital? Como o pedido chega à cozinha e quem deve prepará-lo? Como cada receita é empratada ou embalada? Quem faz a entrega do pedido ao consumidor e como garantir que ela seja perfeita?

Responda perguntas assim se quiser seguir para a próxima etapa da melhor maneira possível!

Defina as responsabilidades de cada colaborador

Lembre-se de que definir claramente o responsável por cada etapa do processo de atendimento é crítico para garantir eficiência e evitar confusões. Para começar, você pode experimentar seguir o exemplo de esboço de fluxograma de restaurante trazido abaixo.

Etapa do atendimento Ação necessária Colaborador responsável
Recebimento do pedido Anotar os pedidos e/ou ensinar o cliente e usar o cardápio digital para pedir + confirmar detalhes e sugerir complementos Atendentes
Preparo da refeição Preparar as receitas de acordo com as especificações deixadas nos pedidos e seguindo os procedimentos padrões do restaurante Chef e cozinheiros
Embalagem ou empratamento Dispôr as receitas nos pratos ou nas embalagens para serem servidas ou enviadas, respectivamente Auxiliar de cozinha
Entrega ao cliente Entregar o pedido, informando sobre o preparo e apresentando detalhes da receita se necessário, principalmente no caso de atendimento presencial Garçom (para atendimento presencial) ou entregador (para restaurante delivery)
 

Uma tabela parecida com essa será o início do seu mapeamento oficial. Você pode buscar por plataformas de gestão de tarefas, como o Trello, o Lucidchart e o ZenMaid para preparar algo parecido ou buscar alternativas em plataformas de design, como o Canva.

Aí vai bastar revisar as informações antes de transformá-las num fluxograma oficial, imprimi-lo e fixá-lo em lugares estratégicos no seu espaço, aproveitando para transmitir todos os dados para a equipe e certificando-se de capacitá-los para “dançarem conforme a música”.

Os modelos abaixo vão exemplificar o resultado final da ferramenta para você!

Modelos de fluxograma de restaurante: presencial e delivery

Enquanto no restaurante com atendimento presencial, o foco está nas interações entre o freguês e a equipe, desde a recepção até o pagamento, ao fazer um planejamento estratégico de restaurante delivery, você vai precisar garantir excelência inclusive nos quesitos “rastreamento” e “embalagem”.

Ter um bom fluxograma, mesmo simples, com certeza será de grande ajuda! Veja duas possibilidades:

Modelo fluxograma de atendimento presencial

Modelo fluxograma para delivery

Fique à vontade para adicionar os nomes dos responsáveis ao lado de cada função, bem como mais detalhes se achar necessário. Adapte os nossos modelos para o seu modelo de negócio!

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