Como gerenciar um restaurante: 10 dicas para vender mais em 2022

Como gerenciar um restaurante: 10 dicas para vender mais em 2022

Gerenciar um restaurante, não é uma tarefa nada fácil, demanda muito comprometimento, força de vontade e mão na massa para fazer tudo acontecer, mas infelizmente apenas isso não é suficiente. Um estudo do Sebrae aponta que apenas 27% dos estabelecimentos em São Paulo ultrapassam a barreira dos dois anos de vida.

Entretanto, com você, essa história vai ser diferente, pois preparamos 10 dicas sobre como gerenciar um restaurante e conseguir vender ainda mais!

1. Estude todos os processos

Realize um estudo completo das atividades desenvolvidas no seu restaurante, desde o funcionamento da cozinha até como as compras são feitas. Monte um organograma, isso vai ajudar muito a ter uma visão geral do funcionamento da empresa e saber como gerenciar um restaurante.

De posse do que precisa, estude possibilidades de simplificar e/ou melhorar processos. Avalie as atividades realizadas por colaboradores e o melhor horário para executá-las para ajustar funções, readequar setores e melhorar a produtividade de todos.

Caso não tenha muita experiência com isso, uma consultoria gastronômica pode ajudar.

2. Aprenda com seus erros

Saber antecipar problemas é o que se espera de um bom gestor. E tudo começa na experiência de erros passados. Entender a necessidade de sempre estar prospectando novos fornecedores, mantendo contatos, fidelizando parcerias, pode livrar seu negócio de grandes problemas.

3. Localização do restaurante

E, para gerenciar um restaurante, é essencial pensar em tudo à sua volta e, sem dúvida nenhuma, um dos principais fatores para construir um restaurante de sucesso é a localização onde está ou será aberto.

Oferecer uma boa comida, um ótimo serviço e um bom atendimento é primordial para o bom andamento do negócio, mas, para isso funcionar, o local precisa ter clientela. E a localização influencia muito nisso.

Para entender a melhor região onde seu restaurante deve estar, é preciso atenção a algumas características, como:

  • O público da região e o fluxo de pessoas;
  • Estacionamento no local e fácil acesso ao estabelecimento;
  • Entender a classe social de cada região;
  • Visibilidade.

Não adianta ter um restaurante focado em um certo tipo de público se estiver em um lugar escondido, onde poucas pessoas passam.

Além disso, se você for construir, verifique junto aos órgãos específicos sobre a viabilidade do local de construção.

4. Sistema de gestão

Um recurso que com certeza fará muita diferença no gerenciamento do seu restaurante são os softwares de gestão.

Um sistema de gestão é um software que permite gerir diferentes tarefas, processos e informações operacionalizadas dentro de um restaurante. Dessa forma, ele é uma plataforma inteligente que automatiza vários processos operacionais, veja alguns exemplos:

Ponto de venda (PDV)

Um sistema PDV (ou frente de caixa) é um software que faz a automação de processos no ponto de venda para otimizar sua gestão. 

Assim, todas as atividades são integradas, facilitando o trabalho dos funcionários e dando mais qualidade para o atendimento dos clientes. 

Por isso, além de auxiliar no registro das transações, o sistema de frente de caixa (PDV) também permite:

  • Identificar o método de pagamento;
  • Registrar quantidade, preço e descontos;
  • Integração com o sistema de maquininha de cartão;
  • Integração com áreas de finanças, estoque e contabilidade.
  • Integração com soluções em cardápio digital da Goomer

Saiba mais sobre como funciona um PDV e porque utilizar

ERP

Um Entreprise Resource Planning (ERP) ou, traduzido do inglês, “Planejamento dos Recursos da Empresa  funciona como um software de gestão para unificar informações e facilitar o fluxo de trabalho entre as áreas.

Considerando que cada departamento necessita de uma ferramenta própria para poder gerar seus relatórios e executar tarefas rotineiras, o ERP passa a ter um papel fundamental, funcionando como um centralizador do fluxo de trabalho. Acaba sendo mais útil para restaurantes de grande porte, onde ter uma visão de todas as áreas se torna mais difícil.

5. Utilize um cardápio digital

O cardápio digital é uma inovação, que vem crescendo radicalmente no mercado de foodservice, e já ajudou muitos restaurantes a decolar em suas vendas. O objetivo de um cardápio digital é ajudar a gerenciar seu restaurante, reduzir erros e agilidade no atendimento, assim o garçom ganha mais tempo e pode atender mais mesas.

Gestor de mesas e impressão automática

Além disso, com as soluções em cardápio digital da Goomer, você conta ainda com outras funcionalidades, que vão ajudar ainda mais no gerenciamento do seu restaurante.

O gestor de mesas é uma funcionalidade presente em nossa Solução em QR Code e em breve na Solução para delivery. Com ele, você consegue visualizar as contas consolidadas dos seus clientes e tem mais facilidade na hora de fechá-las, sem depender do PDV.

Já com a impressão automática é possível imprimir todos os pedidos na hora e de forma automática, apenas com uma configuração inicial muito simples, facilitando o gerenciamento do seu restaurante.

Veja o depoimento de um de nossos clientes que já está utilizando:

chameleon_-3.png?upscale=true&width=1120&upscale=true&name=chameleon_-3.pngDepoimento Taverna 467

Com o gestor de mesas e a impressão automática, você não tem mais problemas com:

  • Fechar e imprimir contas manualmente;
  • Transferências de mesas, itens ou lançamentos errados
  • Visualização do gasto total das mesas, registros de consumo e pagamento por pessoa.
  • Impressão de contas para os clientes.

6. Ofereça um bom ambiente

A principal dica deste tópico é a harmonia do ambiente. Porque, a partir disso, o seu ambiente ficará agradável para receber as pessoas.

Mesmo que o seu restaurante, bar ou lanchonete seja bem simples é fundamental usar artifícios que tornem o local bom de ser frequentado.

Além do mais, o seu restaurante deve proporcionar uma boa experiência ao seu consumidor e a ambientação do espaço colabora nisso.

Trabalhe um pouco na decoração dele, adicione referências culturais, desenvolva um estilo para o seu negócio. Isso atrairá bons olhares.

Esses elementos criam uma boa constelação e elevam a experiência dos clientes.

7. Tenha diferentes opções de fornecedores

Ter opções de fornecimento de um mesmo produto ou serviço traz a comodidade de poder pesquisar valores e, principalmente, não ter a dependência de uma única opção, evitando imprevistos como falta de insumos.

Importante saber administrar essa questão com cautela para que o tiro não saia pela culatra. Contudo, é comum no mercado promover concorrência para conseguir melhores serviços e valores.

8. Reveja suas lideranças

Investir em treinamentos de equipe é sempre útil, mas as lições que realmente ficam para os funcionários envolvem diretamente a sua atitude de liderança.

Um gerente que não dá valor ao seu trabalho e o da equipe certamente influenciará na motivação dos colaboradores. Se um líder é antipático no trato com os colegas de trabalho já dificulta incentivar a equipe a atender com um sorriso no rosto.

Um grande líder transmite confiança aos colaboradores sendo respeitado principalmente pelo exemplo. Aprenda a delegar.

9. Analise a concorrência

O seu restaurante não pode ser mais um no mercado. Ele precisa se diferenciar dos demais em algum aspecto.

Sempre avalie as tendências dos concorrentes, mesmo aqueles sendo menores. Todos possuem boas práticas que podem ser úteis e lucrativas para o seu restaurante. Pergunte-se:

  • “O que o concorrente tem oferecido aos clientes neste período e eu não?”; 
  • “Como posso aplicar isso ao meu negócio?”; 
  • “Quais são os diferenciais do meu estabelecimento?”.

Isso também vale não só para a estrutura física, cardápio e promoções, mas também para as formas de interatividade e estratégias de marketing nas mídias sociais, por exemplo.

10. Treinamento

E, por último, é importante que não somente funcionários, mas também gestores permaneçam sempre se atualizando em cursos e eventos da área.

Eles precisam estar alinhados com novidades e tendências para terem um poder de decisão assertivo e fazer de seu trabalho um desafio diário com aprendizados constantes.

 Manter-se ventilado quanto ao mercado em que atua, oxigenando possibilidades mediante experiências alheias, torna as exigências do dia a dia em desafios interessantes, e não problemas maçantes.

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