Brand equity em restaurantes: dicas e exemplos para aplicar

Precisa melhorar a percepção da marca do seu restaurante? Trabalhe o quesito “brand equity” agora mesmo, contando com as dicas e os exemplos deste artigo!

Por Redação Goomer 18 de Novembro de 2024 - Atualizado em 24 de Novembro de 2024 5 min. de leitura
Brand equity em restaurantes: dicas e exemplos para aplicar

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“Brand equity” é o valor de uma marca na percepção do consumidor. Ele é um indicador de como o cliente de um estabelecimento o enxerga e existe na realidade dos restaurantes.

Por isso, está sendo tratado aqui!

Quanto maior a personalização do seu negócio e quanto mais diferenciais você conseguir oferecer – descobrindo quem é o seu consumidor, definindo um posicionamento no mercado e criando uma identidade visual, por exemplo –, melhor a percepção de valor agregado que as pessoas terão, ou seja, melhor o “brand equity”.

Saiba mais no decorrer da leitura deste artigo.

O que é brand equity?

O valor ou a percepção que as pessoas têm de uma marca ou estabelecimento é conhecido como “brand equity”. Esse indicador aponta o nível de relevância de determinado negócio para determinado grupo de consumidores, ou seja, mostra o quanto as pessoas reconhecem a marca num mercado cheio de alternativas.

Quanto maior o brand equity, mais reconhecimento, vendas e sucesso. Nada como a valorização de uma marca para influenciar nas decisões de compra das pessoas e até no preço que elas estão dispostas a pagar pelos seus produtos e serviços.

Qual é a importância do brand equity para restaurantes?

Impactar na percepção dos clientes e, portanto, trabalhar para aumentar o “brand equity” de um restaurante, é diferenciar o estabelecimento da concorrência e aumentar o dinheiro que entra no caixa, mas existem vários outros benefícios diretos e indiretos da preocupação com o indicador.

Adiante, você encontra a lista das principais vantagens.

  • Diferenciar o negócio dos concorrentes
  • Aumentar a quantidade de frequentadores e o ticket médio
  • Conseguir destaque na mídia e nas redes sociais
  • Negociar melhores contratos com fornecedores
  • Firmar parcerias exclusivas
  • Atrair e reter talentos
  • Ter a atenção de investidores

Vale a pena se dedicar, não?

Como aplicar brand equity em restaurante: 20 dicas marcantes

Para trabalhar a percepção e valorização da sua marca dentro do foodservice, certifique-se de que ela tenha uma identidade bem definida tanto visual quanto no que diz respeito às missões, visões e ao plano de negócios. Aí, coloque-se no lugar dos clientes.

Dentro desse segundo ponto, entram 20 dicas literalmente marcantes. Anote-as!

  1. Invista em treinamento da equipe de atendimento
  2. Faça reformas e atualizações no ambiente e na mobília
  3. Tenha um espaço acessível
  4. Decore o restaurante seguindo a proposta dele
  5. Implemente automações comerciais para ajudar nos pedidos
  6. Permita a personalização dos produtos vendidos
  7. Atenda dietas com restrições
  8. Oriente os garçons sobre uso de uniformes e higiene pessoal
  9. Mantenha o restaurante sempre limpo
  10. Garanta a qualidade e a consistência dos pratos
  11. Use ingredientes frescos nas suas receitas
  12. Ofereça programas de fidelidade
  13. Crie promoções e combos especiais
  14. Firme parcerias com produtores locais ou outras marcas
  15. Interaja com os consumidores nas redes sociais
  16. Publique conteúdos verdadeiros e que aproximem a marca do público-alvo
  17. Trabalhe o marketing sensorial através da música, da iluminação e dos aromas do local
  18. Colete e aplique feedbacks
  19. Envolva a marca com a comunidade através de eventos ou outras ações
  20. Monitore resultados e seja flexível quando precisar adequar estratégias

O engajamento da galera na internet e fora dela diz muito sobre nível de brand equity, porém são diversos os caminhos para mensurar seus resultados.

Como mensurar brand equity em restaurantes?

Quando quiser mensurar o valor que os clientes dão para o seu restaurante, ampare-se em comentários online, nas avaliações do Google e Trip Advisor, em pesquisas de satisfação feitas com cardápios digitais imediatamente após o consumo e na adesão aos seus programas de fidelidade.

Você também pode fazer questionários para compartilhar por e-mail, usando o método de Net Promoter Score (NPS) e buscando entender, por exemplo, se o cliente prefere seu estabelecimento ou a concorrência, o quanto cada consumidor é leal, ou seja, com que frequência faz uma refeição no local e/ou quem já ouviu falar sobre o restaurante e o que sabe em relação a ele.

Outras alternativas são mensurar a percepção através da lucratividade, das taxas de retorno de fregueses ou da relação entre custo de aquisição dos clientes e custo para manter quem já é fiel.

Prêmios e qualificações também dizem muito, assim como a sua capacidade em subir preços sem ninguém se queixar.

Exemplos concretos de brand equity em restaurantes

Dos pequenos estabelecimentos que ganharam fama pelo boca a boca aos gigantes franqueadores, vários restaurantes traduzem bem a importância do trabalho em brand equity no decorrer dos anos, mas você sabe por quê?

A percepção do valor agregado fica visível em diversas situações, e aqui estão alguns exemplos.

  • Os mesmos clientes voltam com periodicidade
  • O logotipo do lugar é reconhecido de forma positiva
  • A qualidade é elogiada constantemente, não uma única vez
  • Muita gente está familiarizada com o posicionamento da marca
  • Uma parcela de quem vai pela primeira vez afirma ter chegado por indicação ou por críticas positivas publicadas na mídia
  • Consumidores sentem uma conexão emocional com o espaço e os funcionários
  • Mais do que as cifras, a relação entre custo e benefício pesa na decisão de compra
  • Fatores pontuais são frequentemente reconhecidos (sazonalidade do menu, sofisticação, compromisso com a sustentabilidade, inovação etc.)

Consegue pensar em algum lugar que tenha espaço reservado no seu coração? Se sim, sabe do que estamos falando! Inspire-se!

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