“Brand equity” é o valor de uma marca na percepção do consumidor. Ele é um indicador de como o cliente de um estabelecimento o enxerga e existe na realidade dos restaurantes.
Por isso, está sendo tratado aqui!
Quanto maior a personalização do seu negócio e quanto mais diferenciais você conseguir oferecer – descobrindo quem é o seu consumidor, definindo um posicionamento no mercado e criando uma identidade visual, por exemplo –, melhor a percepção de valor agregado que as pessoas terão, ou seja, melhor o “brand equity”.
Saiba mais no decorrer da leitura deste artigo.
O que é brand equity?
O valor ou a percepção que as pessoas têm de uma marca ou estabelecimento é conhecido como “brand equity”. Esse indicador aponta o nível de relevância de determinado negócio para determinado grupo de consumidores, ou seja, mostra o quanto as pessoas reconhecem a marca num mercado cheio de alternativas.
Quanto maior o brand equity, mais reconhecimento, vendas e sucesso. Nada como a valorização de uma marca para influenciar nas decisões de compra das pessoas e até no preço que elas estão dispostas a pagar pelos seus produtos e serviços.
Qual é a importância do brand equity para restaurantes?
Impactar na percepção dos clientes e, portanto, trabalhar para aumentar o “brand equity” de um restaurante, é diferenciar o estabelecimento da concorrência e aumentar o dinheiro que entra no caixa, mas existem vários outros benefícios diretos e indiretos da preocupação com o indicador.
Adiante, você encontra a lista das principais vantagens.
- Diferenciar o negócio dos concorrentes
- Aumentar a quantidade de frequentadores e o ticket médio
- Conseguir destaque na mídia e nas redes sociais
- Negociar melhores contratos com fornecedores
- Firmar parcerias exclusivas
- Atrair e reter talentos
- Ter a atenção de investidores
Vale a pena se dedicar, não?
Como aplicar brand equity em restaurante: 20 dicas marcantes
Para trabalhar a percepção e valorização da sua marca dentro do foodservice, certifique-se de que ela tenha uma identidade bem definida tanto visual quanto no que diz respeito às missões, visões e ao plano de negócios. Aí, coloque-se no lugar dos clientes.
Dentro desse segundo ponto, entram 20 dicas literalmente marcantes. Anote-as!
- Invista em treinamento da equipe de atendimento
- Faça reformas e atualizações no ambiente e na mobília
- Tenha um espaço acessível
- Decore o restaurante seguindo a proposta dele
- Implemente automações comerciais para ajudar nos pedidos
- Permita a personalização dos produtos vendidos
- Atenda dietas com restrições
- Oriente os garçons sobre uso de uniformes e higiene pessoal
- Mantenha o restaurante sempre limpo
- Garanta a qualidade e a consistência dos pratos
- Use ingredientes frescos nas suas receitas
- Ofereça programas de fidelidade
- Crie promoções e combos especiais
- Firme parcerias com produtores locais ou outras marcas
- Interaja com os consumidores nas redes sociais
- Publique conteúdos verdadeiros e que aproximem a marca do público-alvo
- Trabalhe o marketing sensorial através da música, da iluminação e dos aromas do local
- Colete e aplique feedbacks
- Envolva a marca com a comunidade através de eventos ou outras ações
- Monitore resultados e seja flexível quando precisar adequar estratégias
O engajamento da galera na internet e fora dela diz muito sobre nível de brand equity, porém são diversos os caminhos para mensurar seus resultados.
Como mensurar brand equity em restaurantes?
Quando quiser mensurar o valor que os clientes dão para o seu restaurante, ampare-se em comentários online, nas avaliações do Google e Trip Advisor, em pesquisas de satisfação feitas com cardápios digitais imediatamente após o consumo e na adesão aos seus programas de fidelidade.
Você também pode fazer questionários para compartilhar por e-mail, usando o método de Net Promoter Score (NPS) e buscando entender, por exemplo, se o cliente prefere seu estabelecimento ou a concorrência, o quanto cada consumidor é leal, ou seja, com que frequência faz uma refeição no local e/ou quem já ouviu falar sobre o restaurante e o que sabe em relação a ele.
Outras alternativas são mensurar a percepção através da lucratividade, das taxas de retorno de fregueses ou da relação entre custo de aquisição dos clientes e custo para manter quem já é fiel.
Prêmios e qualificações também dizem muito, assim como a sua capacidade em subir preços sem ninguém se queixar.
Exemplos concretos de brand equity em restaurantes
Dos pequenos estabelecimentos que ganharam fama pelo boca a boca aos gigantes franqueadores, vários restaurantes traduzem bem a importância do trabalho em brand equity no decorrer dos anos, mas você sabe por quê?
A percepção do valor agregado fica visível em diversas situações, e aqui estão alguns exemplos.
- Os mesmos clientes voltam com periodicidade
- O logotipo do lugar é reconhecido de forma positiva
- A qualidade é elogiada constantemente, não uma única vez
- Muita gente está familiarizada com o posicionamento da marca
- Uma parcela de quem vai pela primeira vez afirma ter chegado por indicação ou por críticas positivas publicadas na mídia
- Consumidores sentem uma conexão emocional com o espaço e os funcionários
- Mais do que as cifras, a relação entre custo e benefício pesa na decisão de compra
- Fatores pontuais são frequentemente reconhecidos (sazonalidade do menu, sofisticação, compromisso com a sustentabilidade, inovação etc.)
Consegue pensar em algum lugar que tenha espaço reservado no seu coração? Se sim, sabe do que estamos falando! Inspire-se!
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