Vale a pena automatizar o atendimento de pedidos no Whatsapp do Restaurante?

Conheça as vantagens em automatizar o atendimento de pedidos no WhatsApp do seu Restaurante e descubra como vender muito mais!

Por Redação Goomer 29 de Janeiro de 2021 - Atualizado em 25 de Outubro de 2024 5 min. de leitura
Vale a pena automatizar o atendimento de pedidos no Whatsapp do Restaurante?

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O WhatsApp deixou de ser só uma ferramenta de comunicação e se tornou uma ferramenta de vendas. Diariamente milhares de produtos e serviços são comercializados ou divulgados a partir desse recurso. No caso do restaurantes, é ainda possível automatizar o atendimento de pedidos pelo WhatsApp, potencializando os resultados.

Assim, os pedidos que antes eram recepcionados de qualquer forma e geravam um retratalho podem ser otimizados, sem precisar investir em nada a mais. Entenda as vantagens!

4 vantagens em automatizar o atendimento de pedidos no WhatsApp

Se o seu restaurante já usa o WhatsApp como meio de comunicação ou para recebimento de pedidos, conhece sua eficiência. Entretanto, não é tão raro encontrar quem tenha dificuldades em controlar o fluxo das mensagens, fazer a gestão desses pedidos, operacionalizar no dia a dia.

Automatizar o atendimento de pedidos no WhatsApp traz diversos benefícios. Entre os principais estão:

1 - Padroniza as informações dos pedidos

Quando os pedidos são digitados manualmente não seguem um padrão. Isso porque cada usuário pode escrever o produto, endereço ou até mesmo as observações em um formato, utilizando palavras diferentes, dentre outros.

Para quem recebe a informação fica ainda mais complicado entender e até mesmo preparar os pedidos. Por esse motivo, é essencial disponibilizar um cardápio digital e uma forma mais simples dos clientes concluírem os pedidos.

2 - Evita erros e cancelamentos

O autoatendimento confere aos clientes mais autonomia e liberdade. Dessa forma, podem livremente pedir o que quiserem, quando quiserem e como pagar. Sem qualquer tipo de contato direto com o seu estabelecimento. Mas isso, é claro, se tiver todas as informações em mãos.

Use imagens e descrições detalhadas no seu cardápio para ajudar na compra. Em caso de promoções ou descontos, deixe claro também como funciona.

Como os pedidos são preenchidos pelos próprios clientes, a chance de ter qualquer erro é muito menor. Sem contar que, em muitos casos, ainda é possível salvar as preferências e/ou dados para pedidos futuros. Assim, o trabalho de ficar digitando novamente as mesmas informações também é eliminado.

3 - Torna a comunicação mais rápida

E se ao contrário de ter que trocar dez mensagens com um único cliente, você já recebesse todas as informações que precisa prontas e pré-formatadas? Essa é mais uma das vantagens em automatizar o atendimento de pedidos pelo WhatsApp.

Ao utilizar opções que focam apenas no que é relevante, a comunicação fica mais direta e cumpre seu objetivo. O cliente pede e fica tranquilo porque sabe que o pedido será recebido e o restaurante se organiza para preparar o que foi pedido.

4 - O pagamento pode ser integrado

Nos pedidos online, os clientes escolhem o que querem consumir e incluem os itens em um carrinho de compras. Ao final, para fechar o pedido normalmente acessam a sacola ou cesta de produtos, escolhem a forma de pagamento de sua preferência e inserem as informações para a entrega.

A automatização dessa parte do processo também permite, na maioria das vezes, o pagamento automático. Portanto, o cliente já pede e paga antecipadamente via cartão de crédito, débito, pix, vale-alimentação ou refeição.

Uma vez aprovada e confirmada a transação, a cozinha já pode iniciar o preparo do pedido e o atendente pode separar outros produtos, montar as embalagens. Com isso, os pedidos são liberados mais rápido, evitando assim demora na entrega ou atrasos.

Como automatizar o atendimento de pedidos no WhatsApp do seu Restaurante

Se você já utiliza o WhatsApp Business pode aproveitar alguns recursos já nativos da ferramenta como a configuração de mensagens automáticas. Assim, mesmo que os clientes entrem em contato antes ou depois do horário comercial, terão retorno.

Já para as funções de pedidos nos restaurantes, vale a pena criar um cardápio digital gratuitamente. Com o GoomerGo você tem um cardápio online com link exclusivo.

Além de visualizar os pratos, bebidas e produtos do seu estabelecimento, os clientes podem fazer pedidos que são encaminhados automaticamente para o seu WhatsApp.

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Você ou sua equipe vão ter as informações prontinhas, para conferência e preparo. Sem ruídos na comunicação, sem dúvidas, sem erros!

Vantagens exclusivas do GoomerGo

  • É gratuito: você não paga nada para ter um cardápio digital e colocar seu restaurante online e a distância de poucos cliques do seu cliente;
  • Sem cobrança de comissões: você não paga nenhuma taxa sobre as vendas para a Goomer. Ou seja, suas chances de lucratividade são maiores!
  • Seus clientes podem pedir pelo Instagram: somos umas das únicas empresas parceiras do Facebook aqui no Brasil credenciadas para o uso Sticker de Delivery. Assim, seus clientes podem comprar até mesmo pela rede social.
  • Você pode gerenciar seus pedidos: a partir da nossa plataforma, você tem um gerenciador de pedidos online com diversas funcionalidades práticas e muito úteis para acompanhar a sua operação, suas vendas e receitas.

Automatize agora mesmo o seu atendimento atendimento de pedidos pelo WhatsApp! Ganhe mais tempo, agilidade e vendas.

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