Quer montar um delivery de doces de sucesso? Siga estas 7 dicas!

Especialistas afirmam que, ao seguir as 7 dicas presentes neste artigo, as chances de o seu delivery de doces falhar serão mínimas! Leia mais.

Por Redação Goomer 29 de Maio de 2024 - Atualizado em 18 de Outubro de 2024 7 min. de leitura
Quer montar um delivery de doces de sucesso? Siga estas 7 dicas!

Compartilhe:

Para montar um delivery de doces, você vai precisar de um bom planejamento e de disposição para entender constantemente um mercado que vai se modificando com frequência. Portanto, se atentar às tendências das redes sociais, do comportamento do público-alvo e dos aplicativos de delivery são pontos cruciais.

Além disso, alguns passos podem ajudar você a vender doces no delivery com uma ótima margem de lucro, afinal, essa é uma área que deve crescer ainda mais conforme os anos passam, e sua missão é aproveitar essa onda e surfar no sucesso!

Este artigo reúne dicas indispensáveis para montar o seu delivery de doces junto de algumas boas práticas. Continue a leitura!

O que precisa para abrir um delivery de doces?

Para trabalhar com delivery de doces, comece com uma boa pesquisa de mercado. Entenda quem são seus concorrentes e quais são as melhores estratégias para a realidade do seu empreendimento.

Então, decida onde você vai preparar os pedidos – se na cozinha de casa, em uma ghost kitchen ou mesmo na sua confeitaria já em operação. Esse passo é fundamental para que você possa correr atrás das autorizações necessárias dos órgãos locais.

Logo depois, defina o seu público-alvo para saber exatamente com quem você está falando, qual o comportamento de compra dessas pessoas, quais os tipos de doces mais as atraem e quais tendências seguir para chamar a atenção delas.

As perguntas a seguir podem ajudar na definição de quem será essa galera! Responda-as com cuidado, levando sempre em consideração quem segue sua loja nas redes sociais e/ou já demonstrou que pretende comprar de você.

  • Onde o seu público-alvo mora?
  • Qual é a média de idade dele?
  • O que eles esperam de um delivery de doces?
  • Quanto ganham em média?
  • Com quem eles moram?
  • Eles têm algum tipo de restrição alimentar?
  • Em quais horários eles costumam pedir comida?
  • Quais aplicativos de delivery eles usam?

E, por fim, crie um cardápio de acordo com as respostas dessas perguntas, treine a sua equipe e controle suas finanças de forma assertiva.

Bora começar?

Como abrir um delivery de doces? 7 orientações para você

Para montar uma confeitaria delivery, você precisa escolher uma plataforma de vendas, diversificar o menu, bater o martelo sobre as embalagens, apostar em divulgação pesada, se preparar para pedidos em grande escala e também datas comemorativas e, por fim, apresentar diferenciais para a clientela.

1. Escolha a sua plataforma de vendas

Escolher uma boa plataforma de vendas/entregas é o ponto-chave de um delivery, afinal, é por ela, provavelmente, que a clientela vai contar com o seu negócio.

Nesse sentido, estude quais soluções atuam na região e qual é a preferência do público-alvo. De nada adianta estar no iFood se o seu consumidor prefere comprar pelo WhatsApp, por exemplo.

Você pode escolher entre os marketplaces (mas precisará pagar taxas por pedidos!), vender pelas redes sociais ou ter um perfil ou site próprio com cardápio para delivery.

As melhores marcas que oferecem essa última solução permitem, ainda, que você faça delivery no WhatsApp, algo que proporciona uma comunicação mais direta com o cliente e menos concorrência, mas a entrega deve ser feita pelo próprio restaurante.

2. Diversifique o seu cardápio

Como dito antes, o cardápio deve ser montado de acordo com as preferências do seu público-alvo, mas o ideal é que ele seja variado. Quanto mais variedade de doces você tiver – dentro das necessidades dos seus consumidores –, mais clientes poderá alcançar.

Ele também deve ser de fácil acesso, portanto, busque opções de cardápio digital para alcançar mais gente.

Outra ótima estratégia é montar diversos modelos de doces para diferentes ocasiões e criar menus sazonais. Também é possível montar combos e seguir tendências da web, como as dos famosos naked e bentô cake, dentre outras.

3. Defina as embalagens

Boas embalagens, que contenham a identidade visual e demonstrem cuidado por parte da sua confeitaria com o transporte dos pedidos chamam muita atenção. São elas que protegem os produtos na entrega, além de servirem como um dos primeiros pontos de contato do seu estabelecimento com o cliente.

Caprichar nelas é um diferencial competitivo muito vantajoso, então, escolha as mais adequadas para cada item, garanta que elas conservem a temperatura do produto e não deixe de etiquetá-las com informações exigidas pela lei, como a validade!

Portanto, defina embalagens que sejam adequadas para cada produto, desde bolos até brigadeiros, bolos no pote, etc. Também é importante garantir que elas sejam térmicas e que contenham informações definidas por lei, como a validade dos produtos.

4. Aposte em uma divulgação de qualidade

Para posicionar a sua confeitaria como uma marca, você precisa mostrá-la ao mundo através do marketing on e offline. Para isso, crie um logotipo, uma identidade visual e uma paleta de cores que transmitam a mensagem que você quer passar e que sejam memoráveis!

Lembre-se de que há muitas confeitarias por aí, e que você deve sempre tentar se distinguir da sua concorrência com originalidade.

E não se esqueça de que, quem não é visto, não é lembrado, por isso, garanta divulgação e interação constante com seus seguidores nas redes sociais, principalmente, postando fotos, contando a história da sua confeitaria ou mesmo trazendo curiosidades.

O objetivo, aqui, é criar vínculos com os seus clientes e divulgar o seu delivery de doces.

5. Prepare-se para pedidos em grande quantidade

Casamentos, aniversários, eventos corporativos e muito mais: o seu delivery de doces deve estar preparado para qualquer ocasião, de qualquer tamanho, de festas de aniversário simples a chás de bebê, afinal, são nessas situações que você vai ver seu ticket médio ir até as alturas!

Mas, para atender esse tipo de encomenda, você vai precisar de um planejamento prévio, isso porque esses pedidos geralmente vêm de forma abrupta, em grande quantidade e com pouco tempo de preparação. Organize-se antecipadamente.

6. Planeje as datas comemorativas

As datas comemorativas são fundamentais para uma confeitaria e mais um motivo para você se organizar antecipadamente.

Na cultura brasileira, é muito comum associar comemorações ao consumo de doces, o que é extremamente vantajoso para o seu empreendimento, por isso, prepare-se e crie estratégias de marketing para melhorar a divulgação e a quantidade de pedidos nesses períodos.

Normalmente as datas mais lucrativas são:

  • Natal;
  • Ano Novo;
  • Páscoa;
  • Dia dos Namorados; e
  • Dia das Mães.

Aproveite! Explore sua criatividade com sabores de doces diferentes e exclusivos do seu negócio.

Lembre-se também de se preparar financeiramente para contratar mais colaboradores nessas épocas e para a compra extra de insumos.

7. Diferencie-se com harmonizações

Oferecer complementos e harmonizações pode ser mais um grande diferencial competitivo para o seu delivery, mesmo que o consumidor nem saiba que precisa de outros itens ainda!

Apenas pense bem sobre a embalagem e o transporte dos produtos antes de definir o que vai vender! Cafézinho + brigadeiro cai bem, assim como algum chá + um pedaço de bolo caseiro ou até um vinho + uma tortinha doce. Essa ação estimula a “venda cruzada”, quando o consumidor, ao comprar um produto, leva outro, o que aumenta o gasto médio unitário do seu delivery de doces.

É um ganha-ganha: o seu cliente sai com uma ótima experiência gastronômica, e você com maiores lucros! Se essa ideia parece boa para você, não deixe de acompanhar o blog de foodservice da Goomer para continuar recebendo dicas de gestão para a sua confeitaria!

Deixe seu comentário ou dúvida

Insights do foodservice direto
na sua caixa de entrada

Sua assinatura foi confirmada!

Em breve, você vai começar a receber conteúdos sobre gestão de restaurantes, técnicas de otimização de cardápio e estratégias eficazes de marketing e vendas diretamente no seu e-mail.

Navegue em nosso blog por assuntos