O que é consultoria para restaurante? Vale a pena?

Com a consultoria para restaurantes, gestores têm ajuda especializada na busca por soluções de problemas e aumento de lucratividade, por exemplo. Saiba mais!

Por Redação Goomer 09 de Setembro de 2024 - Atualizado em 17 de Outubro de 2024 6 min. de leitura
O que é consultoria para restaurante? Vale a pena?

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Uma consultoria em restaurante ou consultoria gastronômica é o trabalho de análise do dia a dia de um estabelecimento, feito por uma pessoa especializada, para melhorar as estratégias e evoluir as operações, e é um investimento que costuma dar retorno quando as expectativas entre consultor(a) e gestor(a) estão alinhadas.

Segundo dados do Governo Federal, mais de 2 milhões de empresas foram fechadas no Brasil no ano de 2023. Você não quer ser parte da estatística negativa só por não conseguir solucionar problemas que podem ser facilmente solucionados, né?

Saiba tudo sobre como funciona o trabalho de consultores, como ele pode ajudar a alavancar ainda mais o potencial do seus negócios e descubra se vale a pena contratar dentro do seu contexto atual!

Por que a consultoria em restaurantes é importante?

Um bom trabalho de consultoria pode ajudar logo na abertura de um novo espaço ou na melhora das operações, na redução de custos e no aumento da visibilidade de negócios de todos os nichos ou setores que já estejam em andamento.

Dentre outros benefícios que valem para restaurantes também!

  • Melhora a operação: agregando eficiência ao cotidiano.
  • Reduz custos: através do corte de gastos desnecessários, mas sem reduzir qualidade.
  • Ajuda no desenvolvimento da equipe: contribuindo com mudanças positivas na cultura organizacional e com incentivo à capacitação dos colaboradores, por exemplo.
  • Dá visibilidade para a marca: tornando o restaurante uma referência para as pessoas da região e para o público-alvo específico e inclusive contribuindo para ações de marketing.
  • Apresenta tendências: levando a gestores e funcionários o que é novidade e funciona no foodservice, como o uso de tecnologias em restaurantes.
  • Proporciona crescimento sustentável: trazendo melhorias cujos frutos serão colhidos também a médio e longo prazos.

A partir dessa lista, já dá para imaginar pelo menos em partes o que faz uma pessoa que trabalhe no ramo?

Obs.: o valor de uma consultoria para restaurante varia bastante – em média, de R$ 2 mil a R$ 30 mil –, e depende tanto do(a) profissional escolhido quanto do cenário avaliado. Analise reputações de empresas e especialistas no mercado e avalie propostas antes de fechar qualquer acordo.

O que faz um consultor de restaurante?

A pessoa consultora de restaurante é quem vai ajudar você a melhorar o desempenho do seu estabelecimento por meio de uma análise de forças e fraquezas, ameaças e oportunidades que ele apresenta.

Cabe ao consultor olhar o restaurante “de cabo a rabo”, desde processos internos até finanças, passando pela engenharia de cardápio, a produção, o estoque, o marketing etc. Em contrapartida, cabe a você não guardar nenhum segredo dele.

Vale dizer: o(a) especialista precisa ter capacitação para aplicar a consultoria, é claro!

Quem pode atuar como consultor(a) em restaurantes?

Engenheiros de alimentos, tecnólogos do setor alimentício, nutricionistas e até mesmo microbiologistas podem ser consultores de restaurantes. O ideal é contratar alguém que tenha experiência comprovada e/ou lhe apresente cases de sucesso anteriores.

Além disso, nenhuma atitude poderá ser tomada nem por você e nem pela pessoa consultora enquanto todos os dados e cada detalhe da operação não forem devidamente estudados.

A consultoria deve trazer um olhar “fresco” para você; de alguém que está enxergando tudo “de fora”, afinal, por já estar muito imerso no dia a dia do restaurante, você muito provavelmente está deixando passar algumas coisas que podem prejudicar a saúde do estabelecimento.

Como funciona uma consultoria para restaurantes em 5 passos

A consultoria oferecida por um(a) especialista para um restaurante acontece desde a primeira visita dessa pessoa ao local até a implementação de estratégias que ficam definidas e a avaliação dos resultados obtidos no processo.

Por isso, ela não costuma ser um trabalho que começa e acaba na mesma semana: existem consultores contratados para atuar num único estabelecimento por três, seis e até 12 meses ou mais! Tudo vai depender do que precisa ser analisado e modificado.

Abaixo estão listadas as principais etapas do processo de consultoria para restaurantes para você conhecer.

1. Primeira visita

O primeiro passo da consultoria é o contato inicial entre especialista, restaurante, gestor(a) e funcionários. Normalmente, a pessoa consultora realiza uma visita para conhecer o local de forma presencial e dar uma primeira olhada em como as coisas funcionam. O ideal é que pelo menos parte da apresentação aconteça enquanto acontece o serviço.

Depois, são definidos detalhes sobre os valores, tempo de contratação etc. Com o contrato assinado, o(a) especialista estará pronto para iniciar seu trabalho.

2. Diagnóstico do restaurante

Coletando dados de diversos tipos, o(a) consultor(a) identifica fraquezas, forças, ameaças, oportunidades, características marcantes e outras informações importantes sobre o estabelecimento.

Em paralelo, ele(a) também avalia o plano de negócios do restaurante para entender se o que ficou definido vem sendo aplicado. Assim, fecha um diagnóstico do que está bom vs. o que pode melhorar.

3. Apresentação de soluções

Com o diagnóstico em mãos, o(a) profissional apresenta as conclusões iniciais e propõe um checklist de ações que devem ser implementadas, discutindo-as junto com você.

As ideias aprovadas em comum acordo são levadas adiante, então, será necessário definir os responsáveis por cada ação.

4. Execução das ações propostas

Ao colocar a mão na massa – não literalmente, mas quase! –, o(a) especialista passa a trabalhar diretamente com as pessoas envolvidas no dia a dia do restaurante.

Além de você, serão envolvidos no processo atendentes, caixas, chef e pessoal de cozinha, dentre outros. A consultoria também tem como objetivo esclarecer dúvidas, mantendo todos alinhados e ajudando no combate de desafios que possam surgir. 

O tempo de envolvimento de uma pessoa consultora na execução das ações propostas após o diagnóstico vai depender do tempo de trabalho dela oferecido ao restaurante, bem como das necessidades identificadas.

5. Análise de resultados

Antes do término da consultoria, os resultados das estratégias implementadas são analisados e transmitidos a toda equipe. 

Caso erros sejam identificados, novas estratégias serão elaboradas com base no que ficar como aprendizado ou é possível até levantar a ideia de contar com o trabalho do(a) especialista por mais alguns dias ou semanas!

Depois, fica por sua conta perceber momentos em que novos ajustes podem acontecer para o restaurante não estagnar ou decair em termos de qualidade e buscar uma nova consultoria ou uma sequência do processo já iniciado.

Dica: continue acompanhando os artigos aqui do blog para estar sempre atualizado(a), assim, você saberá com mais facilidade quando chegar a hora!

Se o mercado está em constante mudança, por que ficar parado, né?

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