Como utilizar o WhatsApp Business para receber pedidos no Delivery?

Saiba como utilizar o WhatsApp Business para receber pedidos no Delivery. Facilite pedidos e venda mais direto pelo seu celular. Confira!

Por Redação Goomer 10 de Novembro de 2020 - Atualizado em 23 de Outubro de 2024 6 min. de leitura
Como utilizar o WhatsApp Business para receber pedidos no Delivery?

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Você sabia que pode utilizar o WhatsApp Business para receber pedidos no delivery? Além da funcionalidade mais simples e nativa do aplicativo, já existem recursos integrados que podem aumentar ainda mais as vendas do seu restaurante, bar, supermercado, mercearia, padaria, doceria.

Descubra agora como potencializar sus vendas e seus resultados financeiros, com o uso do WhatsApp Business.

Por que usar o WhatsApp Business para receber pedidos no Delivery?

Pensar em meios mais eficientes e práticos para que os clientes façam os pedidos é essencial para não perder vendas para a concorrência. E um consumidor que desiste na compra dificilmente retornará para tentar novamente. Exceto se o seu bar ou restaurante oferecer um produto único, é claro. Mas ainda assim, é bom não contar com a sorte!

Conveniência, rapidez, comodidade. Esses são alguns dos motivos para investir em um novo canal de vendas, pensando na melhor experiência dos consumidores. Assim, quem antes dependia só dos meios convencionais, agora pode contar com canais mais dinâmicos, atrativos e baratos.

Veja porque utilizar o WhatsApp Business para receber pedidos no seu Delivery:

Centraliza os pedidos

Uma das vantagens em usar o WhatsApp Business para receber pedidos é a centralização das informações. Além de ter um número específico, se você utilizar o GoomerGo, por exemplo, reberá as mensagens pré-formatadas com as informações mais relevantes sobre a compra e seu cliente.

Isso agiliza o atendimento e evita erros bem comuns de comunicação. Seu WhatsApp deixa de ser somente um comunicador instantâneo para ser uma importante plataforma que funcionará como uma central de pedidos para o seu restaurante.

Torna a comunicação mais rápida

Os consumidores buscam cada vez mais por autonomia. E com o atendimento não poderia ser diferente. Seja dentro ou fora dos salões dos restaurantes, a liberdade de escolher o que comer e quando pedir torna tudo mais fácil.

Os estabelecimentos precisam pensar estrategicamente em como facilitar essa comunicação sem deixar o cliente, do outro lado esperando, sem saber se o pedido foi aceito ou não ou sem qualquer tipo de resposta.

Esse é outro motivo que tem feito com que mais restaurantes optem pelo WhatsApp Business para receber pedidos. Porque é rápido, prático e seguro.

É um recurso gratuito e eficiente

Pense com a gente: quem usa o WhatsApp Business para receber pedidos não precisa solicitar para que os clientes façam download de mais um aplicativo. Isto é, pode se beneficiar de uma ferramenta que é muito comum no dia a dia das pessoas.

Mesmo quem usa o perfil comercial do WhatsApp, não paga nada. Os custos ficam por conta da conexão com a internet, basicamente.

Assim, seu restaurante pode criar uma conta gratuita, a partir do mesmo número que já utiliza ou de um número exclusivo e começar a utilizar a solução em minutos. Aproveite para ver o passo a passo para criar e configurar a sua conta comercial e tirar suas dúvidas.

É um canal direto de comunicação

Sem intermediários e sem burocracia. Isso significa uma linha direta de comunicação com seus clientes para pedidos, feedbacks, sugestões.

Com a conta do WhatsApp Business, você poderá criar o seu catálogo online e se tiver o GoomeGo o seu cardápio digital, criado especificamente para negócios do FoodService.

Dessa forma, ao contrário de ter somente um catálogo de produtos, você terá um cardápio mais atrativo e já integrado com opções de pagamento facilitando, portanto, todo ciclo de compra. Do pedido, à adição na "sacola" e pagamento.

Você ainda poderá configurar com quais tipos de pagamentos irá trabalhar: dinheiro, cartão de crédito ou débito, vale-refeição, dentre outros.

É interativo e ajuda a engajar os clientes

Um dos grandes problemas de qualquer nova tecnologia é ter recursos que sejam úteis e possam criar valor ao longo do tempo para fazer com que as pessoas tenham interesse em continuar usando.

Adotar um novo canal e ainda gerar engajamento parece mesmo ser um desafio dos restaurantes atualmente. Mas, o número total de novos usuários do WhatsApp, não deixa dúvida de que a solução é uma alternativa que atrai e ajuda a fidelizar clientes.

Com comunicação um-a-um ou direcionada, é possível personalizar as mensagens e criar conexão e relacionamento com aquelas pessoas interessadas.

3 dicas para começar a usar o WhatsApp Business para receber pedidos no Delivery

Para vender mais não existe segredo. É preciso fazer com que as pessoas saibam o que você faz de melhor até que isso se torne orgânico e que os clientes satisfeitos façam indicações.

Criou um novo canal de vendas? Então, dedique tempo para divulgá-lo e permitir que seus clientes experimentem e tenham uma nova experiência.

1 - Divulgue o seu número do perfil comercial

Informe seus clientes sobre esse canal de comunicação e, especialmente, sobre o seu novo cardápio digital. Facilite o acesso ao seu menu, pelo celular, computador, por qualquer dispositivo conectado à internet.

Se precisar de dicas adicionais, confira esse guia prático que nossos especialistas prepararam, com diversas ideias para divulgar seu link e fazer mais vendas.

2- Disponibilize alguém para o atendimento

Pior do que não ter um canal de comunicação, é ter um canal que não é acompanhado. Então, se o seu objetivo é aumentar as vendas e passar a usar o WhatsApp Business para receber pedidos no Delivery, tenha alguém para fazer o atendimento.

Dê a segurança que o seu cliente quer, ao saber que seu pedido foi recepcionado e está sendo acompanhado. Acredite: se você conseguir combinar a a eficiência que a tecnologia proporciona, com um atendimento excelente, não haverá concorrência que seja pálio.

Na ausência de alguém ou se receber pedidos fora do horário de atendimento, você pode cadastrar mensagens automáticas. Essas mensagens podem ser facilmente criadas e gerenciadas pelo próprio app.

3 - Incentive os pedidos pelo WhatsApp

Se você também utiliza outras plataformas de delivery, ofereça benefícios para que seus clientes peçam direto no seu negócio. Com isso, você pode deixar de pagas a taxas ou comissões pelas vendas e aumentar sua margem de lucro.

Outra vantagem é que seu cliente irá direto no seu cardápio, sem ficar pesquisando por tipos de restaurantes ou categorias de produtos.

Quer criar seu cardápio digital para WhatsApp? Com o GoomerGo você tem todas essas vantagens e muito mais! Ah, e ainda é gratuito, ou seja, você não desembolsará nenhum centavo e terá a sua disposição, a solução preferida dos bares e restaurantes. Crie sua conta gratuita agora mesmo!

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