Mitos e Verdades sobre os Restaurantes com atendimento online

Veja a lista com os principais mitos e verdades sobre os Restaurantes com atendimento online e entenda quais são os ganhos efetivos.

Por Redação Goomer 22 de Janeiro de 2021 - Atualizado em 18 de Outubro de 2024 5 min. de leitura
Mitos e Verdades sobre os Restaurantes com atendimento online

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Uma das palavras de maior destaque ultimamente é conveniência. E os restaurantes com atendimento online que já conseguiram perceber isso, estão inovando e servindo melhor seus clientes.

No entanto ainda existem muitos mitos e verdade sobre esse assunto. Por isso, nossos especialistas resolveram ajudar a esclarer as principais dúvidas.

Quais são os 3 mitos e verdades sobre os Restaurantes com atendimento online?

Se você está pensando se realmente vale a pena levar seu restaurante para a internet, aproveite para conferir esses tópicos que levantamos junto aos nossos clientes e outros estabelecimentos do mercado.

Mitos

Entre os principais mitos estão:

1 - Para inovar nos Restaurantes com atendimento online é preciso fazer altos investimentos

Mito. O primeiro ponto é avaliar qual é a sua necessidade. A dica aqui é listar quais são os gargalos no atendimento do seu restaurante. Ter um canal de vendas online pode ser apenas um deles.

Depois cabe pesquisar e buscar quais são as alternativas disponíveis no mercado e fazer um compativo entre funcionalidades, custo-benefício, facilidade de implementação e integração.

Geralmente é possível fazer testes para avaliar ainda a robutez, segurança e usabilidade das soluções. A boa notícia é que mesmo as soluções gratuitas já conseguem trazer algum tipo de benefício.

2 - Acreditar que não é preciso se preocupar com o atendimento

Mito. Achar que ao colocar o seu restaurante online, criar perfis em redes sociais, adotar soluções de pedidos ou usar chatbots (que são aqueles robôs de atendimento) irá resolver 100% do seu atendimento é engano.

As automatizações obviamente dão mais conveniência aos clientes, tornam mais rápida a comunicação, centralizam os pedidos, mas não substituem essa gestão.

Terceirizar a gestão de atendimento para essas ferramentas e deixar que o cliente "se resolva sozinho", não disponibilizar suporte ou dispensar a atenção necessária é o mesmo que indicá-los para sua concorrência.

3 - Ter atendimento online basta

Mito. Para que os clientes conheçam seu negócio, entrem em contato, façam pedidos é preciso divulgar seu novo canal de vendas.

Outro ponto muito importante é sobre como essas demandas são tratadas, seja para tirar dúvidas, agilizar o processo do preparo dos pratos, acompanhar as entregas.

De nada adiante ter mais um canal ou uma forma de captar clientes se, a sua equipe não é treinada e preparada igualmente. Lembre-se de que a internet ou a solução escolhida são meios. O que vai fazer a diferença é o conjunto de benefícios que compõe o seu atendimento, a qualidade dos produtos vendidos, a experiência que o seu restaurante proporciona.

Verdades

Veja agora o que é verdade em relação ao funcionamento e resultados dos restaurantes com atendimento online:

1 - Os Restaurantes com atendimento online vendem mais

Verdade. Além de ampliar o alcance da sua marca, ter um cardápio online ou ainda um sistema para receber pedidos pode fazer o seu restaurante multiplicar as vendas. O crescimento médio estimado é de 30%, mas pode chegar a muito mais.

Isso porque os clientes não ficam em filas, não precisam ficar aguardando para ser atendido pelo telefone, podem fazer pedidos de onde estiverem. Assim, as vendas do delivery podem complementar a receita do que é vendido no salão e vice-versa.

2 - Relacionamento continua sendo importante

Verdade. Saber que o seu restaurante recebeu o pedido de um novo cliente é ótimo, não é mesmo? Mas é preciso pensar também em como atendê-lo outras vezes, ou seja, como reter esse novo cliente.

Para aumentar a lucratividade não existe segredo. Ou você compra mais barato e tem uma margem maior, ou vende mais para os mesmos clientes (aumentando o tícket médio) ou precisa conquistar mais clientes.

Entretanto, conquistar um novo cliente pode ser mais difícil e/ou caro. Por outro lado, a retenção dos clientes atuais pode ajudar a trazer mais previsibilidade nas vendas, gerar novas indicações espontâneas, fazer com que seu restaurante invista menos em marketing.

3 - Seu custo operacional não aumenta com as vendas

Verdade. Ver o crescimento exponencial das vendas é o que todo empreendedor do ramo deseja. Mas para que a conte feche no final, a curva dos custos precisa ser menor (e se for inversamente proprocional, melhor ainda!).

Portanto, com um único investimento em ferramentas de vendas e gestão online do seu cardápio, que costumam cobrar baixas mensalidades, suas vendas ficam livres de comissões. Inclusive, existem plataformas de vendas gratuitas que isentam até esse custo mais básico.

Até mesmo em relação aos meios de pagamentos, já existem formas mais baratas para receber seus pedidos, sem pagar altas tarifas por transações. O Pix, por exemplo, pode ser uma alternativa interessante e estratégica.

Em outras palavras, isso quer dizer que quanto mais você vender, mais ganhará, sem ter que dividir a fatia do bolo com marketplaces, com taxas de maquininhas de cartão de crédito, dentre outros.

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