Use essas 10 dicas e melhore as vendas do restaurante com WhatsApp

Uma dezena de dicas para você melhorar as vendas do seu restaurante com WhatsApp, reunidas no mesmo lugar. Que maravilha!

Por Redação Goomer 10 de Agosto de 2022 - Atualizado em 25 de Outubro de 2024 6 min. de leitura
Use essas 10 dicas e melhore as vendas do restaurante com WhatsApp

Compartilhe:

O WhatsApp se tornou uma ferramenta essencial no dia a dia de muitas pessoas, quase que uma extensão de suas próprias rotinas. Mas seu uso e seus benefícios não estão limitados ao ambiente doméstico. Aplique as 10 dicas a seguir e venda mais pelo Whatsapp!

O uso corporativo do WhatsApp representa também inúmeros ganhos às empresas – tanto que a própria ferramenta passou a oferecer funcionalidades próprias para negócios.

Fato é que a instantaneidade era um fator competitivo no mercado, mas hoje em dia se tornou requisito para qualquer estabelecimento que pretenda se manter relevante.

Confira abaixo 10 dicas que a Goomer preparou para te ajudar a melhorar as vendas do seu restaurante!

1. Use o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é a ferramenta que proporciona uma interface e funcionalidades corporativas ao app.

Esse é o ponto de partida para quem deseja melhorar as vendas e usar o aplicativo de forma estratégica, já que ele permite programar mensagens prontas, definir horário de funcionamento, disparar mensagens automáticas, apresentar cardápios, além de outras ferramentas personalizáveis.

Outra vantagem do WhatsApp para empresas é a capacidade de receber mensagens de clientes. Eles podem entrar em contato proativamente se precisarem de atendimento ao cliente sem necessariamente precisar acessar o site ou ligar para seu estabelecimento.

2. Atualize o status diariamente

Atualizar regularmente o status do WhatsApp é uma dica muito importante. Aqui, entra em jogo aquela máxima: quem não é visto, não é lembrado.

O cliente, ao passar pelos status, depara-se com um folder do seu negócio, uma promoção, um cardápio ou até mesmo uma mensagem motivacional. Ver o seu negócio é uma forma de fazê-lo lembrar do seu produto e aumentar as chances de fazer um pedido.

Mas não se esqueça que o status desaparece após 24 horas, desse modo, é importante que a atualização seja diária.

Os usuários também podem responder ao seu status, por isso é uma tática útil para incentivar o engajamento.

Crie uma cadência de publicação que funcione para você e seu público; encontrar um equilíbrio em que você não esteja publicando com muita frequência ou muito pouco fará com que seja mais agradável para ambas as partes.

3. Uso estratégico de dados dos clientes

Se você trabalha com CRM, ter à mão os dados dos clientes, sobretudo o WhatsApp, é uma forma muito eficiente de disparar mensagens de naturezas diversas e trabalhar o marketing do seu estabelecimento.

Além disso, esses são números de telefone reais, pois as mensagens são enviadas pelo WhatsApp. Não há como falsificar um número de telefone.

Quando um usuário compartilha sua localização no WhatsApp, você, como empresa, começa a construir um “mapa de calor” de onde seus pedidos estão vindo e como você pode ajustar seu menu ou estratégia de pedidos de acordo com esses dados.

Por exemplo, você pode perceber que recebe muitos pedidos vindos de prédios comerciais, e, nesse caso, pode fazer sentido começar a oferecer um menu do tipo “almoço executivo”.

4. Divulgação de programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são uma das estratégias de marketing mais antigas e, ao mesmo tempo, mais eficientes.

Você pode usar o WhatsApp Business para divulgar esses programas e até mesmo utilizar ferramentas que permitem sua integração para contabilizar pontos, enviar lembretes de expiração desses pontos e outras funcionalidades.

Se você busca clientes fiéis à sua marca, aposte em diferentes estratégias de programas de fidelidade.

5. Mostre a sua equipe

Que tal atribuir “rostos” ao seu negócio? Personificar uma empresa é uma forma eficiente de branding e de aproximar os consumidores.

Use o status do WhatsApp Business para mostrar sua equipe colocando a “mão na massa” e conte um pouco da história de cada prato.

Isso pode não converter vendas imediatamente, mas certamente atua no marketing da empresa e humaniza sua marca – fatores apreciados e valorizados pelos consumidores!

6. Disponibilize cupons e promoções

Divulgar cupons e promoções é outra estratégia interessante para aumentar as vendas.

Na verdade, os cupons e promoções, além de aumentar o volume, podem também aumentar o ticket. Isso ocorre quando o cupom é válido para um combo, por exemplo. Essa estratégia, conhecida como cross selling (ou “venda cruzada”) permite atribuir um preço promocional à compra de mais de um item.

7. Fotos dos pratos

Utilize o WhatsApp Business para divulgar as fotos dos pratos. Separe as melhores fotos para divulgar alguns minutos antes do horário do almoço ou do jantar – e foque nos clientes quando eles estiverem com fome, isso aumentará as chances de eles pedirem aquele prato.

Invista em boas fotos, procure boa luminosidade e mantenha as fotos sempre vivas para estimular o consumo e a fome.

8. Configure os dados da empresa

Essa função pode parecer básica, mas é negligenciada por muitos empresários. Ao usar o WhatsApp Business, não deixe de explicitar o horário de funcionamento e em quais dias o estabelecimento isso.

Caso contrário, o cliente poderá mandar uma mensagem solicitando um prato enquanto o restaurante está fechado. Isso o fará ficar esperando desnecessariamente e criará uma imagem negativa do local – o que pode impactar em compras futuras.

9. Deixe alguém cuidando do WhatsApp

Seja uma pessoa que tenha especificamente essa função ou o caixa do seu restaurante, é fundamental que alguém esteja disponível no WhatsApp sempre que uma mensagem chegar, seja com uma dúvida ou um pedido.

Isso porque deixar o cliente esperando, além de criar uma má impressão, prejudica a sua experiência e pode até mesmo minar uma venda em potencial.

Quanto mais rápido um cliente for atendido, mais rápido ele fará o seu pedido.

10. Tenha um cardápio digital

Descrever prato a prato a cada vez que um cliente quer fazer um pedido pelo WhatsApp Business toma um tempo absurda e totalmente desnecessário.

Por outro lado, com um cardápio digital, o cliente pode conhecer os pratos, ver fotos, descrições, preços, promoções e otimizar todo o tempo de pedido.

Isso porque na própria plataforma ele pode fazer o seu pedido, realizar o pagamento e aguardar até que o pedido chegue em seu endereço.

A Goomer oferece diferentes soluções para cardápios digitais. Clique e saiba mais!

Leia também:- 11 exemplos de mensagens no WhatsApp para usar com seus clientes.

Deixe seu comentário ou dúvida

Insights do foodservice direto
na sua caixa de entrada

Sua assinatura foi confirmada!

Em breve, você vai começar a receber conteúdos sobre gestão de restaurantes, técnicas de otimização de cardápio e estratégias eficazes de marketing e vendas diretamente no seu e-mail.

Navegue em nosso blog por assuntos