Parece simplista dizer, mas o sucesso ou fracasso de um restaurante pode começar pelo cardápio. Por isso, é crucial montar um bom cardápio para atrair e fidelizar clientes. Existem diversos aspectos que devem ser levados em conta na hora de montar o melhor modelo de cardápio possível para o seu restaurante. E não nos referimos apenas ao layout, mas também às melhores combinações de pratos e a alguns cuidados essenciais com a sua clientela.
Por isso, montamos esse post com 6 itens que você deve levar em conta na hora de montar o modelo de cardápio do seu restaurante. Continue acompanhando e conheça as dicas imperdíveis.
Formato adequado ao ambiente
Talvez o primeiro aspecto com o qual você deva se preocupar na hora de montar o modelo de cardápio do seu restaurante é o formato, até porque ele vai ser determinante na hora da confecção do layout.
Lembre-se que ele deve ser adequado ao ambiente. Se você possui um restaurante com mesas pequenas e pouco espaço, como disponibilizar um cardápio muito grande? Possivelmente isso incomodará as pessoas, já que se tornará difícil abrir dois cardápios ao mesmo tempo ou mesmo deixá-los sobre a mesa até que o garçom venha atender.
Nesses casos, talvez seja melhor fazer um cardápio com duas páginas e dimensões um pouco menores. Portanto, na hora de decidir o formato do seu cardápio, pense primeiro no seu ambiente.
Identidade visual que converse com a do restaurante
É muito importante que o cardápio faça parte do ambiente e que não pareça algo estranho ali. Portanto, opte por uma identidade visual que converse com o seu restaurante.
Se seu ambiente é clássico e requintado, tente passar isso também no seu cardápio. Já se for um ambiente mais descontraído, você pode tentar um formato diferente ou algo mais divertido. Procure sempre utilizar a mesma paleta de cores da sua marca e do seu ambiente!
Imagens e cores que estimulem o consumo
Se o cliente já está em seu restaurante, tudo que você quer agora é que ele consuma ainda mais, não é? Isso aumentará o seu ticket médio e ainda te dará mais chances de fidelizar o cliente, já que ele provará mais pratos.
Uma estratégia importante nessa hora é utilizar cores e imagens que estimulem a fome. É claro que é importante respeitar a identidade visual e o perfil do seu público, mas sempre tenha na sua paleta de cores aquela tonalidade que pode ser mais atrativa, então não deixe de explorá-las!
Opções para uma refeição completa
Esse item pode parecer básico, mas é importante frisá-lo. Ofereça opções que proporcionem uma refeição completa ao seu cliente.
Por isso, seu modelo de cardápio deve oferecer, pelo menos, entradas, pratos principais e sobremesas. Você ainda pode ter aperitivos (eles podem ser cortesia!) se achar importante. E lembre-se que os pratos precisam harmonizar entre si!
Pratos para pessoas com restrições alimentares
O número de pessoas com restrições alimentares está crescendo bastante nos últimos tempos. As principais são as intolerâncias ao glúten e lactose e o não consumo de carne (vegetarianos) ou de nenhum produto de origem animal (veganos).
Portanto, a menos que você queira perder toda essa parcela do mercado, é essencial ter em seu restaurante opções para quem tem alguma dessas restrições. Tente ter no mínimo um prato para cada uma delas.
Opções de variadas faixas de preço
Por fim, nossa sugestão é que você tenha pratos de, pelo menos, duas faixas de preço. É um cuidado importante especialmente com pessoas que vão ao seu restaurante pela primeira vez.
É claro que você não terá opções que destoem muito do perfil de público que você quer alcançar, então opte por duas faixas de preço não tão distintas. Assim, você pode garantir alguns clientes a mais.
Tecnologia a seu favor
Muitas vezes pode ser difícil conciliar todas essas dicas em um cardápio simples, pequeno e intuitivo. Mas a tecnologia pode te ajudar!
Considerar a possibilidade de um cardápio digital, por exemplo, pode ser a saída ideal para não sofrer com o tamanho do cardápio, pois você só precisará de um tablet, poder investir em fotos tentadoras que irão incentivar o consumo de seus pratos na casa, pois você não precisa mais se preocupar com o número de páginas, e você ainda conseguir categorizar tudo em seções simples e fáceis para o cliente navegar, tudo com a cara e identidade visual do seu restaurante.
Não é muito mais simples?! E ainda há a vantagem de permitir que você trabalhe técnicas de engenharia do cardápio para aumentar a margem do tíquete médio de consumo na casa. Confira no link a seguir mais informações:
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