A modernização no atendimento aos clientes dos restaurantes vem ganhando cada vez mais espaço, por isso o autoatendimento para restaurantes deixou se tornou referência.
As inovações se apresentam ainda como alternativa para o atendimento a distância e vendas online. Diversificar os meios e a forma como os clientes podem acessar o cardápio, fazer pedidos e efetuar os pagamentos é uma aposta segura para aumentar as vendas.
Conheça algumas soluções que podem ajudar quando o assunto é trazer mais conveniência para os clientes e resultados para o seu restaurante!
Autoatendimento para Restaurantes
Restaurantes cheios e as filas de comandas podem ser um indicativo de que as vendas no restaurante estão indo bem. Mas, mesmo diante de um cenário favorável como este, é possível melhorar os resultados.
Como?
Abrindo um segundo ponto? Fazendo promoções e vendendo mais barato?
A resposta é nem sempre. Isso pode acontecer, por exemplo, pela otimização de processos pelas melhorias operacionais ou ainda com a implementação de solução para o autoatendimento para restaurantes.
3 soluções de Autoatendimento para Restaurantes
Acredite: o que os consumidores buscam hoje em dia não é só preço. As pessoas querem ser bem atendidas, receber pelo que pagaram, ganhar tempo.
Neste sentido, dar mais autonomia para seus clientes pode significar vender mais no presente e fidelizá-lo. Entenda como isso pode ser feito:
1 - Totem de Autoatendimento
O totem de autoatendimento comumente utilizado em redes fast food agilizam o atendimento e reduzem filas. Os clientes podem navegar pelo cardápio digital e escolher o que pedir de forma muito fácil.
Depois de selecionar os itens a próxima etapa é o do pagamento. Quando integrado com meios de pagamento, portanto, esse formato de vendas permite que os clientes façam todo fluxo de pedido sozinhos.
2 - Plataforma de pedidos online
Quem vende pelo delivery sabe que automatizar o atendimento pode fazer toda diferença. Com baixos investimentos é possível criar um cardápio online e passar a vender também pela internet.
Uma das principais vantagens dessa solução é ampliar a forma de atendimento. Assim, os clientes que quiserem poder fazer pedidos para receber em casa ou no trabalho - sem necessidade de ir até o seu restaurante.
Na prática isso pode se traduzir no aumento do tícket médio e das vendas já que mesmo quem ainda não conhece seu negócio pode comprar, pedindo inclusive pelo WhatsApp.
3 - Cardápio via QR Code
Se os seus clientes tiverem como visualizar e pedir por cardápios eletrônicos, não precisam aguardar por atendimento: nem nas mesas, nem no balcão.
Basta pegar o celular, apontar para o QR Code do cardápio e acessá-lo! Portanto, não há nem mesmo a necessidade de manusear o cardápio impresso.
Assim, o pedido já sai direto na cozinha e seu garçom, que ainda precisava ficar correndo de um lado para o outro, também pode focar em outras atividades como montar ou retirar a mesa, recepcionar novos clientes, etc.
Vantagens do Autoatendimento para Restaurantes
Ao mesmo tempo que o autoatendimento para restaurantes é capaz de contribuir para o aumento das receitas, também ajuda a reduzir custos. Veja como:
Aumento da receita a partir:
- do aumento do tícket médio (estimativa entre 15% e 30%);
- da diverificação dos canais de vendas (salão, delivery, takeaway);
- de vendas sugestivas (potencial de incremento de até 15%).
https://youtu.be/yXBaWSROgD0
Redução de custos com:
- equipe para atendimento (pode ser melhor dimensionada);
- erros em pedidos;
- desperdício de alimentos;
- uso de vários softwares (o restaurante tem um gestor de pedidos e gestão unificada a partir de integrações);
- pagamento de comissões (com a venda online direta e sem intermediários não é preciso dividir a receita).
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Juntos vamos entender quais são as necessidades e chegar no meu resultado para o seu tipo de negócio.
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