Delivery de doces e chocolates: veja como divulgar para vender

Delivery de doces e chocolates: veja como divulgar para vender

Se você precisa de dicas de como divulgar doces para vender que façam efeito rapidamente, tente manter uma página ativa nas redes sociais, firmar parcerias e apostar no marketing digital e de influência. Busque também maneiras de tornar o seu produto “instagramável” e use a tecnologia como sua aliada.

Além disso, aproveite as datas comemorativas, como a Páscoa, para promover campanhas pagas e divulgações específicas que alavanquem seus lucros e tornem sua marca conhecida por mais gente!

O mais difícil você já fez: tirou seu sonho do papel e está atrás de conhecimento, o que coloca a sua marca imediatamente na frente da concorrência. Agora, só serão precisos os direcionamentos deste artigo para o lucro vir em quantidade cada vez maior. Boa leitura.

8 estratégias para divulgar seus doces e vender mais

Estar ativo(a) nas redes sociais, usar o WhatsApp ao seu favor, preferencialmente contando também com um cardápio personalizado e fácil de acessar, fechar parcerias e tornar o seu produto instagramável são algumas das formas de transformar seu negócio em uma fantástica fábrica de chocolate (e/ou outras delícias). 

Leia detalhes adiante!

1. Esteja regularmente presente nas redes sociais

Use as redes sociais da sua confeitaria para estreitar laços com potenciais clientes, divulgar o seu trabalho com seriedade e profissionalismo, esclarecer dúvidas e contar mais sobre a sua história e a receita de cada preparo.

Você tem que incluir, nas suas “obrigações”, a periodicidade nas redes ou, pelo menos, aparições frequentes naquela plataforma em que seu público-alvo mais marca presença. Acrescente as etapas de produzir e publicar conteúdos no seu planejamento semanal assim como qualquer outro compromisso importante do calendário!

E que tal aproveitar o momento de reposição de estoque para fazer um post bem bacana no Instagram, falando sobre os produtos de qualidade que você usa? Nos Stories, na mesma rede, nada de aparecer apenas uma vez por semana e só antes da Páscoa: fique online ao menos uma vez por dia para dizer um “oi” adocicado à sua audiência! 

Aos poucos, faça enquetes, caixinhas de perguntas, vídeos seguindo as tendências… Só certifique-se de fugir de polêmicas sem deixar de surfar na onda do que funciona para outros restaurantes.

2. Use o WhatsApp, mas não sozinho! – Entenda aqui

É no WhatsApp que você cria a sua primeira comunidade, divulga o produto para pessoas que já façam parte da sua lista de contatos, usa os grupos da família e dos amigos como trampolins para conquistar suas primeiras encomendas e mergulhar de cabeça no mercado das guloseimas e, depois, vai desenrolando a comunicação com os clientes – inclusive os novos.

Mas, a depender de como você utiliza o aplicativo, você pode passar uma imagem pouco profissional, então, melhor do que digitar o seu cardápio de doces e enviá-lo sem formatação nenhuma a quem o pede (e sem imagens, sem detalhes, sem nada atrativo!), faça bom uso de um cardápio digital personalizado e específico para delivery que possa ser enviado através da ferramenta.

Com os dois recursos funcionando juntos, fica muito mais fácil receber encomendas, divulgar ofertas e promoções, permitir a aplicação de cupons de desconto no total da venda, aceitar pagamentos em Pix e receber na hora, dentre outras coisas. 

E se, às vezes, as pessoas ainda não souberem como fazer o pedido ou usar a ferramenta, o uso do status no perfil pode ajudar!

3. Feche parcerias que façam sentido

Boas parcerias podem encurtar o seu caminho até o sucesso, já que elas ajudam na escalabilidade de suas vendas.

Pensando assim, se a ideia for divulgar bolo de pote para vender, aliar-se a um café do seu bairro pode ajudar: aí, você deixa amostras do seu bolo com uma etiqueta bem bonita para serem entregues a todo mundo que pede um coado, por exemplo!

Por outro lado, se o propósito for conseguir divulgar bolos e doces caseiros para venda, outra ideia é fazer uma colaboração com um restaurante da região, afinal de contas, quem não gosta de um docinho depois da refeição principal, né?

Identifique cada produto corretamente, com rótulo completo e telefone para contato, além do @ do perfil da sua marca nas redes sociais.

4. Use o marketing de influência a seu favor

Quando estiver pensando em alcançar mais gente e receber pedidos dos quatro cantos da cidade, em paralelo às parcerias que você talvez vá firmar, entre em contato com influencers que moram perto de você e que dão “match” com a sua marca e converse sobre as possibilidades de eles “ajudarem” você no seu processo de divulgação.

Com o endereço dessas pessoas em mãos e um bom acordo firmado – dentro do seu orçamento e que faça sentido para as visões e os valores do seu negócio –, mande seus doces para elas desembrulharem, degustarem e divulgarem!

Você pode fechar pacotes de posts e Stories patrocinados, mesmo que seja apenas em troca de produtos e sem nenhum dinheiro envolvido. Não esqueça de pedir para que a pessoa influenciadora marque o perfil da sua confeitaria nos posts dela.

5. Nunca subestime o poder da propaganda boca a boca

As chances do seu delivery decolar são maiores quando o seu cardápio é indicado naturalmente, simplesmente porque é bom! E por “bom”, entenda: tanto o cardápio propriamente dito quanto o que está apresentado nele, claro.

Nunca subestime o poder do “boca a boca” e lembre-se ainda de que, com as redes sociais, ele tomou uma nova proporção, ou seja: 

  • se alguém comprar e gostar, provavelmente vai postar; 
  • quem acompanha a pessoa, vai conhecer sua marca e levar em conta a opinião dela;
  • quando esse seguidor ou essa seguidora sentir vontade de um docinho, lembrará da sua marca; e 
  • você possivelmente vai ganhar um novo cliente.
 

O ciclo se repete, assim, de pouco em pouco, você ganha espaço e relevância no mercado, a ponto de precisar implementar um programa de fidelidade no seu delivery para recompensar quem indica os seus doces com tanto carinho.

6. Pense muito sobre a forma como o seu produto é apresentado

Conhece aquele ditado: “as pessoas comem primeiro com os olhos”? Ele é verdadeiro e deve ser levado em consideração por você ao divulgar seus doces e chocolates se quiser vender mais. Ao planejar a forma como você vai apresentar seus produtos, pense na experiência do consumidor, nas fotos que podem ser tiradas e até nos vídeos que podem ser gravados.

Tenha um produto “instagramável”: esteticamente agradável a ponto de convencer os clientes a postá-lo ou, pelo menos, a tirar uma foto para mandar para alguém – simplesmente porque os detalhes (conteúdo, embalagem, marketing) são geniais e merecem ser compartilhados.

7. Dê spoilers do seu trabalho 

Participe de feiras e eventos para construir o nome do seu delivery de doces! É lá que você conhece seus pares, analisa sua concorrência e encontra oportunidades de fazer seu negócio crescer.

Essas participações não são gastos, mas investimentos, até porque colocar um estande da sua pequena confeitaria gourmet na feira mais tradicional da cidade, por exemplo, vai funcionar como uma excelente amostra do seu trabalho.

Só esteja preparado(a) para tudo, porque algumas pessoas experimentam sem comprar, outras pedem um cartão e entram em contato depois e algumas fazem encomendas de vários produtos logo de cara!

8. Aproveite datas comemorativas e faça campanhas

Como as pessoas compram mais em determinadas épocas do ano, o melhor que você pode fazer é aliar esta dica de número oito à segunda dica deste artigo e criar um cardápio digital para delivery na Páscoa, depois, atualizá-lo no Dia dos Namorados, no das Mães, no dos Pais, no das Crianças e assim por diante.

Todas essas são datas estratégicas e ajudam a sua doceria a vender mais, por isso, devem ocupar um espaço premium no seu calendário e ser enfatizadas no seu menu!

Prepare-se com antecedência, fazendo campanhas direcionadas e divulgando combos e promoções especiais e não se esqueça de usar a tecnologia como sua aliada para ver o ticket médio subir junto com os pedidos, tá bom?

Agora, dá uma olhada no que mais fazer e não fazer!

O que fazer e o que não fazer ao divulgar doces para vender pela internet

As listas abaixo trazem outras orientações valiosas para você divulgar a venda de doces pelo delivery. Confira.

Dicas de como vender mais doces online

Anota aí!

  • Estude o seu público-alvo: saiba em que redes sociais ele está, quais interesses ele tem e até em que dias e horários mais interage mais com as publicações.
  • Produza seus conteúdos com embasamento: a criação de uma representação do seu cliente ideal (persona) e seguir as etapas do funil de vendas fazem com que seu conteúdo chegue nas pessoas certas.
  • Avalie métricas: tanto as que o seu perfil empresarial nas redes sociais podem lhe oferecer quanto os resultados das vendas de cada mês, observando a sazonalidade e a periodicidade dos pedidos.
  • Fique atento(a) à composição e à qualidade de suas fotos: construa cenários para “ambientar” os produtos protagonistas de cada clique, observe se o foco está neles e dê preferência à iluminação natural. Nada de deixar louça suja, vassoura encostada na parede ou pano de prato aparecerem em cena!
 

E não vá embora ainda! Continue lendo.

Dicas do que não fazer ao vender doces online

A principal dica é: não desperdice suas forças em cardápios nos formatos “imagem” ou “PDF”. Esses modelos de menus são difíceis de visualizar e usar, e sempre que você precisar atualizá-los vai ter um trabalhão. Sem falar na necessidade de salvar um novo arquivo e compartilhá-lo, novamente, com toda a sua lista!

Tem mais.

  • Não mostre seu trabalho em um perfil pessoal nas redes e nem fale da vida pessoal no perfil profissional: seus posts e suas interações nas redes sociais devem seguir as temáticas do seu nicho e você precisa se posicionar como marca, em um perfil empresarial.
  • Não faça spam: nada de comentar em perfis aleatórios para ganhar seguidores para a sua página ou sair disparando mensagens sem personalização para qualquer pessoa que esteja online!
  • Não compre seguidores ou perfis que antes eram de outro delivery: conquistar a audiência com transparência e lealdade significa começar pequeno(a) e ir conquistando seu espaço aos poucos. É muito inconveniente para o usuário pensar: “como essa página de doces veio parar no meu feed?”.
 

Seguindo tudo o que você leu neste artigo, pode apostar que até o Willy Wonka vai entrar em contato querendo comprar os seus doces e chocolates. E, como ele mesmo diz, “todas as coisas boas deste mundo começaram com um sonho, então, agarre-se ao seu.”. Boa sorte!

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