Com uma ampla variedade de opções gastronômicas à disposição, os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando refeições saborosas e um relacionamento de confiança com os estabelecimentos. O cartão fidelidade para restaurantes atende perfeitamente a essa demanda.
Se você está em busca de uma ferramenta estratégica poderosa para atrair e fidelizar clientes, essa pode ser a sua chance. Ela proporciona vantagens tanto para os frequentadores quanto para o seu negócio. Quer saber como aplicar um programa de fidelidade? Confira a seguir.
O que é um cartão fidelidade?
Um cartão fidelidade para restaurantes é um programa de recompensas que oferece benefícios especiais aos clientes habituais. Esses benefícios vão de descontos em refeições e brindes exclusivos até pontos acumuláveis que podem ser trocados por prêmios ou descontos.
Tradicionalmente, o cartão é impresso e entregue ao cliente presencial ou por delivery. No entanto, com a chegada da tecnologia focada na otimização de serviços, o formato virtual passou a ser mais uma opção. Veja abaixo quais são as vantagens mútuas de implementar esse cartão.
Vantagens para os clientes
Ao implantar o cartão fidelidade, você verá como os clientes ficarão mais próximos e se sentirão mais valorizados. A seguir, conheça os principais benefícios que eles ganham ao aderir ao cartão fidelidade do seu estabelecimento.
Economia
Uma das principais motivações para aderir a um programa de fidelidade para restaurantes é a economia proporcionada por descontos e vantagens exclusivas. Os clientes se sentem valorizados, pois percebem que estão recebendo algo extra por sua fidelidade.
Exclusividade
Oferecer benefícios que não estão disponíveis para o público geral cria uma sensação de exclusividade. Isso pode motivar os clientes a voltar e, inclusive, convidar amigos e familiares para conhecerem o restaurante.
Acumulação de pontos
O cartão de fidelidade para clientes permite acumular pontos a cada visita. Isso proporciona um senso de progresso e é um incentivo para continuarem voltando até atingir a quantidade necessária para resgatar recompensas.
Reconhecimento
Com um cartão fidelidade, o restaurante reconhece e recompensa seus clientes mais frequentes. Isso fortalece o relacionamento e cria uma sensação de pertencimento.
Vantagens para o restaurante
Com o cartão fidelidade para restaurante, não são apenas os clientes que têm benefícios, o próprio negócio também ganha. Ou seja, é um investimento que agrega vantagens mútuas e dá um novo fôlego para o dia a dia do restaurante. Confira como o cartão pode ajudar você a ter mais lucro.
Retenção de clientes
Um dos principais benefícios para o restaurante é a capacidade de reter clientes. Clientes fidelizados tendem a voltar com mais frequência, aumentando a receita a longo prazo.
Aumento de vendas
O aumento das vendas vai além do incentivo para clientes existentes. Programas de fidelidade também podem atrair novos clientes, especialmente quando a existência do cartão é divulgada de forma eficaz.
Marketing direcionado
Com os dados coletados pelo cartão, o restaurante entende melhor o comportamento dos clientes. Isso permite a criação de campanhas de marketing mais direcionadas e eficazes.
Feedback valioso
Programas de fidelidade são uma excelente maneira de coletar feedback dos clientes. Assim, o restaurante consegue aprimorar seus produtos e serviços com base nas vibrações e sugestões dos clientes.
Dicas criativas de como fidelizar o cliente
Uma coisa é certa: a partir da decisão de implantar o cartão fidelidade para restaurante, é necessário ter criatividade e dedicação para prolongar as vantagens dessa nova fase. Confira algumas dicas que podem ajudar você a conquistar a fidelidade do cliente.
Crie um sistema de pontos vantajoso
Quanto mais oferecer facilidades para o cliente, melhor. Uma maneira de fazer isso é ter ideias de premiação para clientes conforme o valor gasto. Por exemplo, ao acumular quatro carimbos no cartão, o cliente ganha uma bebida. Caso acumule seis, ele já ganha uma porção de bolinhos, e oito já valem uma refeição.
Colete os dados dos clientes
Ao implantar o cartão de fidelidade virtual ou impresso, você terá em mãos informações preciosas para trabalhar questões como o marketing da sua marca. No mínimo, você terá e-mail e telefone dos clientes, que serão úteis para encaminhar ofertas exclusivas e outras mensagens de relacionamento.
Divulgue a premiação de clientes
Esse quesito está diretamente ligado à propaganda da sua empresa. Todos precisam saber que o seu estabelecimento premia os melhores clientes. Para isso, utilize meios de comunicação como redes sociais, outdoors etc.
Estabeleça uma pontuação por compra mínima
O estímulo ao consumo deve ser uma iniciativa positiva, e não um tiro no pé. Por isso, faça os cálculos para descobrir a quantia média gasta pelos clientes e, a partir daí, estipule o valor a ser pontuado. Por exemplo, a cada R$ 25 em compras, o cliente ganha um ponto.
Estabeleça uma validade para os pontos
Ao determinar uma validade de pontos, você passa uma ideia de urgência ao cliente. Ele tem algo que precisa resgatar caso compre mais um produto no seu estabelecimento. Porém, a validade precisa ter um período coerente, ou seja, não pode ser muito curta e nem muito longa.
Conte com a Goomer para atrair mais clientes
Como você pode ver, o cartão fidelidade para restaurante é uma estratégia altamente eficaz. Ele estabelece uma relação duradoura e satisfatória entre o restaurante e seus clientes.
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