Os famosos menus dos restaurantes são, antes de mais nada, uma ferramenta de vendas. Logo, pensar na atualização do cardápio é indispensável para evitar erros e vender mais.
Mas, por mais que seja uma atividade que pareça ser cotidiana, muitos estebelecimentos ainda pecam nesta parte.
Pensando em como ajudar a evitar esses problemas comuns, nossos especialistas respondem agora as dúvidas mais recorrentes sobre esse tema. Aproveite para conferir!
A importância da atualização do cardápio do seu Restaurante
Embora óbvio, os riscos de ter informações desafadas em seu cardápio ou, carta de vinhos são inúmeros. Entre os principais prejuízos em ter o cardápio desatualizado estão:
- Insatisfação dos clientes;
- Vendas com preços errados;
- Divulgação de produtos em falta ou fora de estoque;
- Pratos com fotos antigas ou bem diferentes da realidade;
Se você não quer mais passar por isso, veja essas dicas exclusivas.
1 - Com qual frequência a atualização do cardápio deve ser feita?
A regra número um deveria ser: se alguma informação está incorreta, desatualizada ou defasada o melhor, é fazer a atualização do cardápio. Entretanto, por muitos motivos isso não funciona na prática (e isso não é culpa do seu garçom).
Sabe porque?
- Atualizar todos os cardápios impressos é trabalhoso;
- A reeimpressão geralmente tem custos elevados;
- As informações dos cardápios não são revisadas constantemente;
- Quando revisados, não há um padrão e cada cardápio pode ter um informação diferente do outro.
Para evitar esses problemas, é recomendável avaliar todos os cardápios pelo menos mensalmente. Pode parecer muito mas, pensando na qualidade e relevância das informações valerá a pena.
O cardápio do seu restaurante deve cumprir com um dos seus objetivos que é vender. Se é confuso, sujo, desatualizado pode ter efeito contrário.
2 - Qual é a melhor forma de atualizar os preços dos produtos?
Ajustar os preços é sempre um grande dilema. E, além disso, fazer essa remarcação gera também desconfiança dos consumidores, afinal, nada pior do que folhear um cardápio e ver etiquetas de atualização de preços, em cima de outras etiquetas.
Se você fizer a manutenção regular do cardápio, poderá incluir essa alteração na próxima reeimpressão. Senão, a sugestão é inserir essa informação manualmente e ainda orientar os clientes sobre o motivo da alteração, no momento do pedido.
Os preços no cardápio precisam ser condizentes com qualquer outra propaganda. É direito do consumidor pagar o valor do prato, bebida ou sobremesa que estiver no menu ou que viu anunciado. Esteja o preço correto ou não.
Mas e as promoções?
Promoções podem ser divulgadas de forma individual, em materiais específicos separados que podem ser desde um banner, um porta-copos, adesivo em mesas ou porta-guardanapos.
É muito comum ainda o uso das próprias embalagens dos produtos ou das embalagens para viagem para essa finalidade. Assim, o cliente que já pediu pode conhecer novos produtos ou ser beneficiado com descontos, por exemplo.
3 - Quando inserir novos produtos?
Esse é outro ponto que gera muitas dúvidas: quando vale a pena alterar o cardápio servido para integrar um novo prato?
Ao lançar um novo prato vale a pena avaliar a demanda por um período antes de inserí-lo definitivamente no cardápio. Ao conhecer o gosto e preferências dos seus clientes ficará muito mais fácil entender o que pode ter mais saída ou não.
Na fase inicial, intensifique a divulgação e valide a aceitação por parte dos consumidores. Uma vez que os números comprovem que a aposta é viável financeiramente, faça a inclusão do item no seu menu.
Você pode optar ainda por destacar o novo prato. Isso irá chamar a atenção dos consumidores para as novidades.
4 - E quando excluir um item do cardápio?
Antes de chegar a essa decisão, um bom exercício é fazer a avaliação de todo o seu cardápio, custos, preços de vendas e lucros. Parece complicado, mas com a engenharia do cardápio esse processo pode ser simplificado.
Em resumo, seu diagnóstico irá relevar quais são os melhores produtos, não só em número de vendas, mas em resultado financeiro. Outro erro que os empreendedores comentem é olhar apenas para volume de vendas.
Nem sempre o produto mais vendido é o que traz o melhor resultado. Então, depois de fazer essa avaliação você pode optar por retirar alguns itens do seu cardápio.
E aqui não existe segredo: vale alterar o cardápio e retirar o item. E muito importante: se o produto "sairá de linha", ou seja, se você não venderá mais, vale dizer que o prato, bebida ou sobremesa foi retirado do cardápio. Falar que o produto está em falta só irá gerar falsas expectativas e frustrações nos consumidores. Fora que isso também pode ser interpretado como propaganda enganosa.
Como otimizar a atualização do cardápio?
Os cardápios de papel vem sendo substituídos pelas versões online em escala. Com o uso dos cardápios digitais essa rotina pode se tornar mais rápida e, no final das contas, ainda irá ajudá-lo a reduzir custos.
Acredite: por mais que você processualize essa atualização estará sempre suscetível a falhas ou pode ficar na mão, se alguma coisa der errado. Assim, é preciso pensar em como resolver esse problema de uma vez por todas.
Uma solução para isso é investir em cardápios mais resistentes e inovadores. Entenda como sua operação e suas finanças podem ganhar com isso!
Como funciona a atualização nos cardápios digitais?
Acrescentar, retirar, editar, substituir, inserir descrições, imagens, destacar produtos. Essas são só algumas das funcionalidades possíveis quando se fala em um cardápio digital.
Adicionar um novo produto é tão rápido e simples quanto criar combos promocionais ou especiais. Basta clicar nas opções específicas das configurações dos cardápios virtuais.
Ao fazer a atualização do cardápio digitalmente outras vantagens indiscutíveis são: padronização e facilidade de replicação. Ao alterar um cardápio, após salvar, você atualizará todos os cardápios disponíveis automaticamente.
Chega de informações desencontradas! Seu cliente merece saber o que você tem de melhor!
Em caso de trabalhar com multicardápios ou lojas diferentes, você pode ainda configurar essa opção no painel administrativo. Mas uma coisa não muda: a praticidade e conveniência.
Se antes essa atividade demandava muito tempo e dinheiro agora, com os cardápios digitais, você não precisa mais se preocupar. Nada de ficar remarcando preços, colando etiquetas ou rasurar sua ferramenta de vendas.
Saiba o que você está vendendo, no momento em que vender
Esse é mais um benefício dos cardápios online que são integrados. Dessa forma, além da atualização do cardápio é possível ainda acompanhar as vendas em tempo real.
Portanto, não é mais necessário esperar o fechamento do caixa ou do mês para conferir o que você vendeu. Você pode acompanhar o volume de vendas a partir do gestor de pedidos e toda movimentação financeira.
Ter essa visão rapidamente pode ajudá-lo ainda com outras estratégias como lançamento de promoções, intensificação da divulgação via WhatsApp ou redes sociais, entre outros.
Crie agora mesmo seu cardápio digital gratuitamente e receba pedidos direto no seu WhatsApp. Faça a atualização do cardápio em instantes, sem burocracia, demora ou sofrimento.
Deixe seu comentário ou dúvida