Utilizar tablet para restaurantes é uma tendência que mudou o atendimento presencial. Isso se deve principalmente à facilidade e à autonomia que ele oferece a clientes e administradores.
Nos EUA, redes como Applebee's já possuem mais de 200 mil tablets implementados nas suas mais de 1.800 lojas, desde 2015. No Brasil, a Goomer lidera esse movimento desde 2014.
Você sabia que o tablet para restaurantes aumenta de 10 a 40% do consumo médio por cliente e aumenta o número de mesas que um garçom atende em 50%? Neste post, vamos falar sobre os benefícios do uso do equipamento para o seu negócio.
Se você ainda tem dúvidas de como seria ter um sistema para restaurante com tablet, este conteúdo é para você. Leia e entenda o funcionamento dessa tecnologia e os benefícios que ela pode trazer ao seu negócio.
Como funciona o tablet nos restaurantes?
O sistema de pedidos via tablet é uma maneira de tornar o processo de funcionamento dos restaurantes mais eficiente. Afinal de contas, o próprio cliente realiza o pedido e ele é automaticamente encaminhado à cozinha. Entenda na prática:
Cardápio digital
No lugar do cardápio normal de papel, o restaurante oferece um tablet para o seu cliente. No tablet, o cliente poderá ver o cardápio com muito mais riqueza de informações, como fotos e descrições.
Pedido
Com o tablet para restaurantes na mesa, os clientes conseguem fazer o autoatendimento. Assim, além de não precisarem esperar por um garçom, eles conseguem customizar o pedido e pedir adicionais, gerando um aumento no consumo médio (ticket médio por cliente) de mais de 15%.
Recebimento na cozinha
Primeiro, o cliente realiza o pedido, acrescentando ou retirando ingredientes, se quiser. Assim que ele termina, a cozinha recebe a comanda digital. Muitos dos sistemas de tablet, como a Goomer, já funcionam integrados aos sistemas de PDV.
Eliminação de erros e entrega dos pedidos
A comanda emitida pelo sistema contém o pedido exatamente como ele foi realizado. Isso evita erros de interpretação e reduz possíveis falhas da cozinha durante a preparação. O garçom recolhe e entrega o pedido assim que ele fica pronto.
Entenda por que vale a pena o investimento
Até pouco tempo atrás, a inovação nas operações dos restaurantes era muito associada somente a maquinários para a cozinha. No entanto, toda essa reinvenção chegou nesse mercado no formato de tablets para restaurantes.
Com o uso do tablet para restaurantes, a operação ganha mais dinamismo. Por sua vez, os clientes são autoatendidos rapidamente. Para você decidir se vale a pena implementar esse sistema, veja a seguir outros benefícios associados a essa nova estratégia de atendimento e experiência.
Dá mais agilidade ao serviço
Uma das maiores vantagens de contar com um tablet para restaurante é a rapidez com o que o pedido é feito e chega à mesa do cliente. Imagine um restaurante cheio e com garçons sobrecarregados. Quanto tempo levaria para um deles anotar bebidas, entradas, pratos principais e sobremesas?
Com o cardápio digital, os clientes podem acessar todo o menu de forma muito simples e escolher o que desejam. Assim, o pedido chega diretamente na cozinha, o que já facilita todo o trabalho do garçom. Em média, um garçom atende de 5 a 10 mesas. Com o atendimento via tablet, um garçom consegue atender de 7 a 15 mesas, ou seja, 50% a mais.
Já parou para observar quanto tempo o seu garçom fica ao lado da mesa de um cliente para recolher o pedido? Muitas vezes, o cliente chama o garçom pois ele está passando ali e não quer perder a vez, mas ainda está olhando o cardápio e decidindo.
Disponibiliza informações em tempo real
Ao migrar a gestão do seu cardápio para o ambiente digital, você poupa tempo e dinheiro com a eliminação dos cardápios em papel. Essa é uma ótima forma de otimizar os custos do seu negócio.
Por exemplo, se um produto estiver em falta, os clientes não se decepcionam. Basta atualizar o sistema e todos os cardápios disponíveis no tablet para restaurantes receberem a nova informação.
Além disso, o cardápio digital permite uma alta flexibilização para criar cardápios sazonais, como happy hours, festival de sopas, cardápio de Dia dos Namorados, entre outras datas festivas.
Esses cardápios sazonais são extremamente importantes para trazer novidades ao público e aumentar a recorrência dos clientes. É só observar como grandes redes, como McDonald’s e Outback, usam essa estratégia!
Recomenda novos produtos
As vendas sugestivas podem ser cadastradas nas plataformas e indicadas no momento exato da compra. Inclusive, é possível sugerir personalizações de cada prato com vinho ou cervejas, além de sugerir uma sobremesa antes do fechamento da conta. Tudo isso de forma automática, favorecendo o autoatendimento para restaurante e o aumento das vendas.
Por mais que você treine seus garçons para fazer a oferta de itens adicionais, as pessoas tendem a negar. O que acontece é que muitas pessoas não gostam de sentir que alguém está vendendo algo para elas. Com as vendas sugestivas automáticas, o poder de compra está na mão do cliente.
Os resultados são surpreendentes em relação ao aumento de consumo, variando de 10 a 40% de aumento. Pizzarias e cantinas italianas conseguem um aumento de 10%, principalmente com bebidas e sobremesas. Hamburguerias conseguem um aumento médio de 20%, com venda de adicionais (bacon, hambúrguer extra e batatas). Já cafeterias, bares e pubs têm aumento de até mais de 40% no consumo por cliente.
Cria uma nova experiência
Boa parte dos pedidos acontece a partir de incentivos, e um deles é, sem dúvidas, o uso de imagens. Com o tablet, além da descrição de pratos, bebidas e outros itens do cardápio, você pode utilizar fotos reais dos produtos para chamar mais atenção e despertar o apetite.
Altere seu cardápio, personalize imagens e descrições a qualquer momento e não dependa mais somente dos impressos. Essa é uma opção interessante para oferecer uma nova experiência aos clientes, além de aperfeiçoar o atendimento nos restaurantes e bares.
Mas e o contato com os garçons, como fica?
Uma das maiores discussões nesse sentido é: a tecnologia irá substituir 100% os profissionais? A resposta é não. É interessante pensar na tecnologia para potencializar o trabalho humano, e não substituí-lo.
A tecnologia é boa em dados e informações, e o ser humano é bom em relacionamento; em fazer a humanização. Então, é preciso unir o que cada um faz de melhor.
Em média, um garçom fica três minutos para retirar o primeiro pedido na mesa. Esse tempo pode ser reduzido pela metade, com o garçom fazendo uma ótima apresentação inicial do cardápio. Então, os clientes já vão sentir o calor e a atenção humana logo de início. Depois, terão total liberdade para fazer seus pedidos.
O principal motivo para os restaurantes adotarem tablets é melhorar a qualidade no atendimento. Por esse motivo, a ferramenta é um investimento importante. Não é porque o restaurante tem um cardápio digital que o contato entre garçom e cliente diminuirá. Na verdade, a tecnologia pode ajudar a valorizar ainda mais o seu trabalho.
Com mais tempo livre, os garçons deixam de ser “tiradores de pedidos” e podem se tornar “profissionais de atendimento” ou “encantamento”. Estimular o relacionamento com os clientes é o que pode aumentar as vendas a longo prazo.
Conte com a Goomer para otimizar seus pedidos
Está preparado para modernizar o seu estabelecimento com tablets para os clientes? A Goomer é a parceira ideal para ter ao seu lado, desenvolvendo o seu negócio e satisfazendo as expectativas dos consumidores.
A Goomer é uma especialista no mercado em oferecer soluções otimizadas, como o cardápio digital. O Sampa Burger, por exemplo, é um dos nossos cases de sucesso. Hoje, ele aproveita o sistema integrado dos tablets para metrificar os feedbacks dos clientes e melhorar os processos.
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