Se existe uma coisa que todo cliente detesta, é a fila de espera. No entanto, o que é geralmente visto pela maioria como um inconveniente, pode se tornar uma oportunidade para você caprichar no atendimento e fidelizar clientes quando eles menos esperam! Para isso, é necessário desenvolver uma gestão de fila eficiente e criativa, buscando alternativas para tornar essa experiência a mais agradável (e breve) possível!
Descubra, nas 6 dicas a seguir, como fazer a gestão de fila no seu restaurante, de maneira a agregar valor ao seu estabelecimento e se tornar cada vez mais especialista em bom atendimento!
Foque na agilidade e cordialidade
O motivo pelo qual as filas acontecem é, normalmente, o limite da capacidade de atendimento do estabelecimento. Claro que o tamanho do salão, a quantidade de garçons e o ritmo da cozinha são aspectos que influenciam muito individualmente, mas é a soma destes fatores o que aumenta a demora e diminui a rotatividade das mesas. Busque um atendimento rápido e eficiente, não enrole na hora de trazer a conta e trate de acolher rapidamente quem está na recepção. Com isso, o fluxo tende a se estabilizar de maneira positiva.
Faça as boas vindas e inicie o atendimento
Tenha uma entrada bonita e com tudo o que é necessário para que os clientes sejam recebidos adequadamente. Treine bem sua equipe de recepção e oriente-a para que seja tão cordial e solícita quanto possível. Este é o primeiro passo para que seus clientes se sintam acolhidos e que a primeira impressão ajude a passar pela espera sem problemas.
Ofereça um espaço confortável
Dimensione um espaço razoável para a fila de espera, de modo que não seja pequeno ou deslocado demais do salão principal. Ele precisa ser confortável, com sofás, cadeiras e algum mobiliário de suporte para garantir a tranquilidade de todos.
Uma vez acomodados, os clientes já podem começar a consumir. Crie um espaço adequado para que eles peçam drinks e entradas já nesse momento, otimizando seu fluxo de serviço e deixando as pessoas mais satisfeitas e à vontade. Uma tendência interessante é disponibilizar cardápios digitais para que os clientes se distraiam fazendo os pedidos de maneira prática e descolada — e sem a necessidade de contratação de garçons extras!
Capriche na decoração do ambiente
Explore a temática do seu estabelecimento para marcar positivamente a memória do seu cliente com a decoração do espaço. Como as pessoas estão aguardando, há grandes chances de que a sua decoração possa ajudá-las a passar o tempo melhor.
Torne a espera divertida
Que tal algum entretenimento para divertir aqueles que estão esperando? Use telas grandes exibindo filmes, clipes musicais e outras obras audiovisuais para distrair os clientes, e faça com que possam ouvir a música ambiente para se sentirem integrados ao restaurante. Alguns lugares oferecem jogos rápidos e outros passatempos para os clientes, o que pode ser interessante, dependendo da proposta do seu restaurante.
Filas de espera podem não parecer muito positivas para o seu estabelecimento, mas é possível garantir que esse seja um momento agradável e que não comprometa a experiência do consumidor.
E você, quais estratégias tem utilizado para fazer a gestão de fila do seu restaurante? Use o campo de comentários e compartilhe sua experiência!
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