Quer aumentar a retenção de clientes? Use um CRM para restaurantes

Aumente a retenção de clientes fazendo cadastros rápidos e organizando os dados num sistema com CRM para restaurantes. Entenda como agir neste artigo.

Por Redação Goomer 16 de Outubro de 2015 - Atualizado em 30 de Outubro de 2024 4 min. de leitura
Quer aumentar a retenção de clientes? Use um CRM para restaurantes

O setor de bares e restaurantes obteve, segundo o boletim mais recente do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), um aumento de 21% em maio em comparação ao mesmo período do ano de 2020. Mas para fazer parte das estatísticas de sucesso, é preciso planejamento e a estratégia correta!

É interessante ter em mente que nos estabelecimentos de alimentação, a retenção de clientes é fundamental, já que é preciso vencer a concorrência a cada tomada de decisão do freguês. Um erro nesse processo pode ser fatal e fazer com que o estabelecimento perca o cliente.

Assim, se você quer fidelizar frequenta o seu restaurante, seu foco deve estar em alimentar não apenas o corpo, mas também o relacionamento com a pessoa! É aí que entra em cena uma ferramenta de CRM. Você já ouviu falar sobre ela? Saiba como um CRM para restaurantes pode ajudar seu negócio!

O que é CRM?

Antes de tudo você precisa entender o que é o CRM: esta é a sigla para Customer Relationship Management ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, em português. No CRM, o cliente é o foco principal de toda a estratégia é baseado na ideia de proporcionar ao freguês a mais positiva e destacável experiência, aumentando as chances de sua fidelização. Mas, afinal, como usá-lo?

Como usar um CRM para restaurantes?

Sabendo o que é o CRM você entende a necessidade do uso dele no seu restaurante para garantir que o cliente retorne com frequência, certo? Então chegou a hora de saber como utilizar um CRM a favor do seu restaurante:

Conheça os clientes e seus hábitos

Utilizar um CRM tem tudo a ver com criar um relacionamento com o cliente, por isso invista em conhecer os clientes e também os seus hábitos de consumo.

Para isso, você pode e deve criar um banco de dados sobre os dias mais movimentados em seu negócio, quais são os itens mais pedidos, tempo de espera médio para pratos e para reservas etc.

Já para um relacionamento mais pessoal com seus clientes é possível criar bancos que incluam dados genéricos de contato, preferências de atendimento e pratos mais pedidos, por exemplo.

Aposte no capital humano

Em seu restaurante você possui um dos melhores métodos de CRM: os garçons. Por isso, saiba utilizar o capital humano do restaurante como uma forma de melhorar o uso do CRM, já que muitas vezes garçons conhecem particularidades de clientes frequentes.

Além disso, é fundamental que os garçons estejam alinhados com o uso dessa técnica, porque todo o planejamento será dispensável se não for colocado em prática corretamente.

Implemente programas de fidelidade

Programas de fidelidade são ótimas maneiras de garantir que seus clientes retornem sempre, já que eles sabem que suas idas serão recompensadas após um determinado número de vezes.

Isso dispara um gatilho mental de retribuição nos clientes, que sentem que devem dar algo em troca — no caso, as visitas e o consumo — daquilo que ele receberão depois, aumentando a retenção.

Faça pesquisas de satisfação

Alguns restaurantes e redes alimentícias oferecem ao cliente alguma vantagem — como uma sobremesa, por exemplo — caso ele responda questões sobre a qualidade do atendimento e do serviço em geral.

Isso também é uma forma de usar um CRM de maneira adequada, valorizando a experiência e a opinião do seu cliente para promover melhorias.

Faça campanhas de marketing estratégico

Por mais dados que você possua, eles não serão úteis se você não puder transformá-los em ações concretas para o seu negócio.

Por isso, use também um CRM para fazer campanhas de marketing estratégico, tanto para fortalecer os pontos mais fracos do seu restaurante quanto para dar continuidade aos pontos positivos, como com promoções em dias estratégicos.

Com a ajuda de um CRM você pode, inclusive, se conectar diretamente com o seu cliente, tornando sua estratégia de marketing muito mais direcionada.

Descobrindo como utilizar um CRM para restaurantes, o empreendedor terá mais chances de aumentar a retenção de clientes, fazendo o negócio prosperar. Aqui na Goomer, o aumento das suas vendas é garantido. Cadastre-se!

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