Restaurante em Campinas inova no atendimento

Menos ansiedade e mais conforto para o cliente, melhor atendimento e mais lucro no restaurante. Conheça a parceria do Rancho Colonial e da Goomer.

Por Redação Goomer 28 de Outubro de 2016 - Atualizado em 30 de Outubro de 2024 5 min. de leitura
Restaurante em Campinas inova no atendimento

Veja como o Rancho Colonial conseguiu deixar o primeiro atendimento de mesa em seus restaurantes em Campinas mais ágil e seus clientes mais satisfeitos.

Costelas deliciosas, carnes grelhadas ao ponto e ambiente aconchegante e familiar. O Rancho Colonial Grill trabalha com essa receita há 26 anos. O restaurante em Campinas foi idealizado por Sérgio de Simone para oferecer uma experiência diferenciada e repleta de sabores. Com o conceito de misturar o tradicional e o inovador e criar uma relação de laços gastronômicos e afetivos com seus clientes, o Rancho conseguiu construir uma grande família.

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A Costela é um dos carros-chefe do restaurante em Campinas

Todos esses ingredientes fizeram do Rancho um sucesso e foi assim que o Sérgio abriu quatro unidades na cidade de Campinas - SP. Todas sempre lotadas e com fila de espera. Mas como nem tudo são ripas de costela suculentas, o crescimento também gera um risco: perder o nível de qualidade. Por causa dessa preocupação, o Sérgio entrou em contato com o time da Goomer em março desse ano para implementar o sistema de cardápio digital nos seus restaurantes.

Desafio: otimizar a operação do restaurante

A equipe da Goomer juntou-se com a equipe do Rancho Colonial para estudar toda a operação do restaurante na época e definir os objetivos do projeto. A missão: otimizar a operação para alcançar melhores resultados, agilizar o atendimento e reduzir a fila de espera.

Com o Goomer instalado, cada mesa agora conta com um tablet e os clientes podem fazer seus pedidos diretamente pelo dispositivo. A vantagem para o cliente é que ele pede exatamente o que mais gosta, com o auxílio das fotos e informações, e no seu próprio timing (alguns clientes gostam de pedir mais rápido, outros preferem olhar todo o cardápio antes de pedir).

A vantagem para o estabelecimento é que ele consegue melhorar sua eficiência operacional: atender mais mesas e mais rápido. Todos os pedidos são enviados diretamente para os pontos de produção e já começam a ser preparados assim que o cliente solicita. Facilita o controle da equipe na cozinha e agiliza a entrega dos pratos.

 

“Conseguimos reduzir a ansiedade do cliente, que é o fator primordial para que ele se sinta satisfeito e bem atendido. Além disso, ganhamos mais agilidade no processo de atendimento”, conta Sergio.

 

O restaurante em Campinas é hoje um exemplo de como unir tecnologia para fortalecer o atendimento. Quer saber o segredo?

Um olhar especial para os processos e as pessoas

A lógica era distribuir melhor os garçons que tinham muitas responsabilidades ao mesmo tempo. Conseguimos deixar apenas um garçom para fazer o atendimento e o outro garçom ficou com a função de entregar os pratos (cumin). Como os clientes fazem o pedido diretamente pelo Goomer, os pratos ficam prontos mais rápido e o cumin assume a missão de trazer os pedidos assim que saem da cozinha.

Isso agiliza todo o processo, mas o melhor benefício é o aumento do número de pedidos e vendas de produtos, o que gera um bom problema (problemas também podem ser bons!). Com o aumento de pedidos, um garçom passou para a função de barman para agilizar a produção de bebidas. Dessa forma foi possível melhorar o atendimento, otimizar as vendas e agilizar a produção sem a necessidade de contratar novos funcionários.

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O antes e o depois de um restaurante que instala o cardápio digital Goomer

Com todos os garçons treinados e alinhados com o processo, o Goomer passou a ser um parceiro estratégico para a equipe. “É muito importante um treinamento para melhor aproveitamento do recurso. Se todos estão juntos no processo, os resultados acontecem”, finaliza o gestor, que também ressalta a importância da gestão de pessoas no seu restaurante.

Feedbacks dos clientes

“Não corro o risco do garçom esquecer de anotar meu pedido, porque eu mesma envio o pedido do jeito que eu mais gosto. Principalmente pedidos únicos como um chopp ou uma sobremesa, é comum o garçom esquecer”, foi o que a Simone, cliente do Rancho, nos contou. “Gostei muito das fotos das comidas”, ela acrescenta.

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O cliente Marcelo Matheus postou essa foto no facebook do Rancho Colonial que fica no Campinas Shopping

“Ao ponto da carne. E agora tudo digital”, post do Marcelo Matheus no facebook do Rancho Colonial do Campinas Shopping.

Com a maior agilidade na entrega dos pedidos nas mesas, além de melhorar o atendimento, o Rancho Colonial conseguiu aumentar a rotatividade das mesas. Em outras palavras, hoje o restaurante consegue atender mais mesas em menos tempo e reduz dessa forma as filas de espera. Ponto para a equipe do Sérgio e ponto para o time da Goomer, que fizeram esse trabalho juntos.

O verdadeiro papel da tecnologia

Nós da Goomer acreditamos que a era da tecnologia já é presente e não tem mais volta. Dessa forma, é melhor aproveitar o que ela traz de melhor em conforto e facilidade.

Trazer o controle dos pedidos para as mãos dos clientes é a ideia da Goomer para empoderar os consumidores com mais informação e mais autonomia. O trabalho conjunto do Goomer com a brigada de garçons é o que acreditamos como modelo ideal de atendimento. É a união da facilidade da tecnologia com o calor humano do atendimento dos garçons.

Se você ainda não conhece o Rancho Colonial, dê um pulo lá e depois nos conte o que achou.

Caso tenha dúvidas de como funciona um cardápio digital, não deixe de assistir nosso vídeo, é só clicar na imagem aí embaixo.

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