Vale a pena trabalhar com reservas no Restaurante? 5 dicas comprovadas

Descubra se vale a pena trabalhar com reservas em restaurante, quando disponibilizá-las, como tratar os clientes que procuram por você e mais. Leia este artigo!

Por Redação Goomer 17 de Fevereiro de 2020 - Atualizado em 23 de Outubro de 2024 7 min. de leitura
Vale a pena trabalhar com reservas no Restaurante? 5 dicas comprovadas

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Em feriados ou datas comemorativas a procura nos restaurantes aumenta substancialmente. Mas, o que pode ser uma boa oportunidade para espantar a sazonalidade, pode se transformar em um problema, quando as reservas no restaurante não são bem administradas.

E, ao contrário do que muitos pensam, gerenciar essa demanda não tem a ver somente com o uso de tecnologia mas sim com uma estratégia de reservas no restaurante.

Saiba agora como utilizar as reservas no restaurante a seu favor!

5 dicas comprovadas para garantir as reservas no seu Restaurante

Por mais óbvio que pareça, as reservas de mesas realizadas nos bares e restaurantes devem beneficiar tanto os consumidores, quanto o negócio.

Aos clientes é dado o direito de ter uma mesa com dois ou mais lugares, para a data e/ou horário em que necessitar. Por outro lado, o restaurante pode antecipar sua demanda e planejar ainda a escala da sua equipe, ajustando também a sua oferta, por exemplo.

A grande questão está no que fazer quando a reserva é cancelada ou os clientes não comparecem e como evitar esta situação. Trabalhar com reservas é uma boa aposta, mas exige cuidados. Por isso, separamos dicas comprovadas para que você consiga colocar essa estratégia em prática, sem prejuízos.

1 - Tenha uma política de reservas de mesas

Apesar das reservas no restaurante serem utilizadas muitas vezes como um gatilho de escassez, a estratégia pode ir "por água abaixo", se não for bem definida.

Uma boa política de reservas de mesas no restaurante deve incluir:

  • número de mesas ou lugares disponíveis;
  • calendário (datas e horários);
  • condições de reserva e cancelamento;

O ideal é sempre informar o cliente, esclarecendo possíveis dúvidas. Outra dica fundamental para evitar cancelamentos, por exemplo, é pedir para os clientes chegarem com pelo menos 15 minutos de antecedência ao horário agendado.

Em caso de atraso ou no-show, ou seja, não comparecimento, deixe claro que os lugares podem ser ocupados por outras pessoas - conforme a demanda do local.

2 - Facilite o processo das reservas

Se o objetivo é aumentar o número de reservas, vale pensar também em como facilitar esse processo.

Muitos restaurantes já têm substituído o agendamento telefônico, por canais online e mais interativos como site, agendas online ou aplicativos. O messenger ou whatsapp também são canais alternativos muito usuais hoje em dia. Podem ser acessados 24 horas por dia, 7 dias da semana.

As reservas online não só facilitam a disponibilidade das mesas, como também ajudam no gerenciamento das vagas. Isso tanto do lado do negócio, quanto dos consumidores.

O mais importante é dar opções para que o próprio cliente gerencie sua reserva. Em outras palavras, se necessário, o cliente poderá ajustar a agenda, desde que a política de reservas ou cancelamento permita, tendo assim mais autonomia.

Lembre-se de solicitar também o nome e os contatos do solicitante. Assim, no caso de algum imprevisto operacional você também poderá entrar em contato com o cliente.

3 - Ofereça benefícios para as reservas antecipadas

Você costuma ter muitas desistências nos agendamentos? Os clientes fazem reservas de mesas para aniversários, happy hours, festas ou confraternizações de fim de ano da empresa e além de não aparecerem, não comunicam? Então, você tem aí um problema.

Se um cliente faz uma reserva no restaurante implicitamente está dizendo, antes de tudo, que tem preferência pelo seu bar ou restaurante. Em contrapartida, o seu estabelecimento também pode incentivar e beneficiar seus clientes fiéis. Assim, quem faz reservas antecipadas e garante presença, pode ter vantagens exclusivas.

As sugestões de benefícios da reserva antecipada podem incluir:

  • entrada preferencial sem necessidade de enfrentar filas;
  • cortesias de bebidas ou petiscos de aperitivos (o bolinho ou sobremesa com a vela acesa, também é muito válido!);
  • descontos no consumo de determinados itens do cardápio.
  • participação em programas de fidelidade.

Ao entender o perfil dos seus visitantes, ficará muito mais fácil definir o melhor benefício para evitar essas "quebras" nas reservas.

4 - Disponibilize horários alternativos

Para não comprometer a sua demanda esporádica, é recomendável comprometer no máximo 50% da ocupação do seu restaurante. É claro que isso pode variar de negócio a negócio e em função da época do ano. No entanto, ter esse planejamento mínimo pode ajudá-lo a pensar em outras estratégias.

Caso não consiga oferecer mais reservas nos chamados "dias ou horários nobres", que são aqueles mais concorridos, disponibilize outras opções de agenda, concedendo algum tipo de benefício.

Ao fazer sua avaliação, considere também os dias ou horários com menor taxa de ocupação. As datas festivas ou comemorativas, assim como os períodos de alta temporada, que costumam ter lotação máxima podem ser responsáveis por boa parte do seu faturamento.

Entretanto, se o seu bar ou restaurante funciona todos os dias e tem, portanto, custos fixos, você pode e deve pensar em formas criativas para  antecipar sua demanda e/ou atrair novos clientes.

5 - Trabalhe com listas de espera

Ao efetuar um novo agendamento, mais próximo a data ou horário, confirme a reserva com o cliente. Esse lembrete pode ser encaminhado via e-mail, SMS, chat online, dentre outros. A confirmação pode ser automática ou não e a boa notícia é que muitas ferramentas de reservas online já disponibilizam essa opção.

Se o cliente não puder mais comparecer na data previamente combinada acione o próximo da lista de espera. A lógica é simples: divulgar a disponibilidade para outra pessoa interessada, para não perder a ocupação. Nem sempre a vaga é preenchida novamente, mas vale dar essa oportunidade para quem tinha manifestado interesse antes.

Do contrário, se ainda não tiver uma lista de espera, então libere os lugares para os frequentadores do local.

Mas, no fim das contas, será que realmente vale a pena trabalhar com reservas de mesas?

Afinal, vale a pena trabalhar com reservas no Restaurante?

A resposta é sim. Mas desde que você consiga gerenciar as reservas e equilibrar as demandas.

Ter um bar ou restaurante movimentado, independente do horário, é o sonho de todo empreendedor não é verdade?

Mas agora, as enormes filas de clientes na frente do seu negócio, podem dar lugar às reservas antecipadas, com o uso de soluções mais eficientes para controle de filas e gerenciamento de mesas.

Ter um bom atendimento, produtos de qualidade, assim como um cardápio diferenciado podem atrair cada vez mais clientes. Fazer com que o cliente se sinta especial ou participar de um momento único da vida pessoal ou profissional dele também.

Assim como a comida tem o poder de levar a lembrança de um momento afetivo, a marca do seu restaurante também pode passar a ocupar um lugar na memória e ser preferência dos consumidores.

Resolvido o problema com a sua demanda? Que tal pensar também na experiência do seu cliente ao interagir com seu cardápio? Fale com um dos nossos consultores e descubra como o Goomer pode te ajudar a vender e lucrar muito mais. Juntando casa cheia com uma experiência de atendimento interativa e dinâmica, é sucesso na certa!

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