A cada dia que passa, os estados brasileiros estão em alguma fase do processo de reabertura dos restaurantes. Fora que, a taxa de confiança dos donos de restaurantes está aquecida.
Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o índice de confiança cresceu 5,3 pontos em junho e chegou aos 92,2. Ou seja, apenas um pouco menos do que foi registrado em fevereiro de 2020, com 95,1.
Com o país avançando a todo vapor em direção à atividade de varejo normal, é importante que as empresas físicas estejam preparadas para capitalizar sobre o influxo de clientes nas lojas, não é?
Aqui estão quatro áreas cruciais para se concentrar quando você começar a receber os clientes de volta em seu restaurante:
Certifique-se de que suas soluções estão prontas
Sistema de PDV integrado, cardápios digitais, cardápios em QR Code. A solução que seu restaurante estiver utilizando ou que vai passar a usar, vai precisar estar pronta para essa retomada.
É fundamental se certificar de que tudo está conectado e funcionando corretamente. Por exemplo, não seria bom para a imagem do seu estabelecimento se o menu tiver pratos ou ingredientes que não fazem mais parte do cardápio ainda disponíveis para serem pedidos.
Se o seu restaurante utilizar alguma solução da Goomer e está com alguma dúvida, é só entrar em contato com algum dos nossos especialistas através do nosso chatbot disponível aqui no blog e no nosso site.
Adote uma mentalidade omnichannel
À medida que os restaurantes continuam a reabrir e as pessoas começam a retornar ao senso de normalidade. E a partir daí você tem a oportunidade de gerar vendas na loja, bem como manter o negócio online (delivery) que construiu no ano passado.
Agora, mais do que nunca, é importante rastrear as conversões online e presenciais e otimizar esses espaços para seus consumidores. Aqui estão algumas idéias sobre como criar uma experiência perfeita para seus clientes:
- Crie um cardápio online para o seu restaurante. Com essa solução, tanto você quanto o seu cliente terá uma maior organização dos pedidos. Fora que, o cardápio QR Code ainda pode proporcionar uma jornada ainda mais completa, como a realização do pagamento;
- Atualize seu perfil das redes sociais. Nos dias de hoje, é fundamental estar com os dados atualizados na internet. Certifique-se de ter o horário de funcionamento, localização e links importantes destacados das mídias sociais;
- Crie CTAs fortes. Sempre incentive o visitante a concluir uma ação, fazer pedidos online, reservar uma mesa, revisar os principais itens do menu etc.
- Certifique-se de que a navegação pelo processo de pedido online seja fácil e intuitiva, especialmente se você tiver vários detalhes para ser vistos;
- E não se esqueça de verificar a versão móvel do seu site ou cardápio. Atualmente, grande parte das pessoas utilizam apenas um smartphone para navegar na internet. Por isso que a experiência tem que ser a melhor possível.
Atualize sua estratégia de marketing
Se ainda não o fez, comece a pensar em sua nova estratégia de marketing e comece a preparar seu conteúdo atualizado o quanto antes. À medida que as restrições são suspensas e os restaurantes começam a reabrir, a concorrência fica acirrada e os consumidores estão criando novos relacionamentos com as empresas à medida que estabelecem novas rotinas.
O marketing será fundamental para a sua vantagem competitiva durante este período. Por essa razão, fique de olho para ver se você está à frente da concorrência.
Mas o que deveria ser feito?
Isso inclui a atualização de todas as informações dos emails, do cardápio, site, redes sociais etc. Agora é uma grande oportunidade para atualizar suas mensagens e revisar seu conteúdo em busca de erros gramaticais - e também de experimentar novas mensagens e imagens.
Aprimore sua estratégia de anúncios pagos
Já mencionamos aqui no Blog que uma das fortes saídas para alcançar os atuais e novos clientes são os anúncios pagos. Quando bem planejado, eles podem ajudar a aumentar o lucro e a imagem do seu restaurante.
Por isso, monte uma estratégia para o seu negócio assim que tiver condições de investir neste tipo de campanha. Estudar o público e melhores regiões, são exemplos do que não se pode faltar dentro do planejamento.
Contudo, ainda existem algumas coisas para pensar:
- Direcione o público-alvo de seus clientes perdidos. Aqueles que visitaram seu restaurante anteriormente, mas não voltam há algum tempo - com anúncios para que saibam que o estabelecimento foi reaberto;
- Se você deseja atrair novos clientes, pode criar um público semelhante com base em seus clientes anteriores para atrair novos clientes para o seu negócio pela primeira vez;
- Entenda que sua base de clientes pode ter opiniões muito diferentes sobre a retomada. Haverão aqueles que estão ansiosos para sair e aqueles que serão mais cautelosos nesta nova era pós-quarentena. Certifique-se de reconhecer essas duas formas de pensar no conteúdo do seu site, das suas redes sociais. Comunique como você continua priorizando o bem-estar de seus clientes e funcionários;
- Decida em quais métricas você se concentrará para medir o sucesso em diferentes canais e coletivamente em todas as suas campanhas.
Conclusão
Este é o momento de fazer ajustes e preparações para a reabertura. Isso não apenas oferecerá a você uma vantagem competitiva no mercado, mas também aumentará a probabilidade de que os clientes comecem a se envolver novamente com seu restaurante mais cedo ou mais tarde.
A Goomer foi parceira nesses tempos difíceis para milhares de restaurantes. Mas se você ainda não utiliza nenhuma das soluções que citamos acima, fale com a gente, que vamos encontrar a melhor para o seu negócio.
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