Quer aumentar os lucros do restaurante? Invista na montagem do cardápio

Quer aumentar os lucros do restaurante? Invista na montagem do cardápio

Você sabia que uma boa estrutura física, decoração original e equipe qualificada não são elementos suficientes para garantir o bom faturamento de um estabelecimento gastronômico? A montagem do cardápio também  é essencial para aumentar os lucros do restaurante. E olha que não estamos falando apenas da inclusão de pratos saborosos.

Um cardápio jamais deve ser montado de forma aleatória. Pelo contrário! Tudo nele deve ser pensado de maneira lógica e estratégica para que os clientes consumam mais no restaurante. Quer saber como investir na montagem do cardápio para vender mais no seu estabelecimento? Então continue lendo o nosso artigo!

Monte o cardápio de acordo com a proposta do estabelecimento

Por mais que você tenha uma feijoada incrível, que é receita de família, esse tipo de prato não combina com um restaurante italiano, não é mesmo?  Agora, se o seu estabelecimento é famoso pela comida brasileiríssima, a feijoada é mais do que bem-vinda. Exemplos à parte, o fato é que para aumentar a lucratividade do restaurante, é importantíssimo ser coerente na montagem do cardápio, dialogar com o conceito do estabelecimento e procurar não se distanciar demais da proposta central do empreendimento.

Atente-se à disposição dos pratos

Até mesmo a disposição dos pratos deve ser pensada para fazer o cliente consumir mais. As bebidas, por exemplo, devem ficar no final do cardápio, pois para escolhê-las, o cliente precisará passar pelos demais itens do cardápio. É indispensável também priorizar a praticidade para os clientes. Ordenar os pratos de acordo com a ordem de consumo, ou seja: entrada, prato principal e sobremesa.

Não tenha medo de inovar

Inove na criação dos pratos usando especiarias diferenciadas, dê nomes inusitados e criativos às receitas, mude o layout do cardápio e altere até mesmo o tipo e apresentação do cardápio. Nesse sentido, vale a pena substituir os cardápios de papel por cardápios eletrônicos. Cumpre ressaltar que os cardápios digitais melhoram a experiência dos clientes, permitem que eles façam os pedidos com mais praticidade, aumentam a interatividade entre restaurante e o consumidor.

Prime pela correção ortográfica

A imagem do seu restaurante está relacionada diretamente com a lucratividade dele e essa imagem ficará arranhada caso o cardápio tenha erros de português. É importante priorizar uma linguagem acessível, clara e correta. Respeite a norma padrão e, se possível, contrate um revisor profissional para checar se está tudo em ordem com o seu cardápio.

Use boas fotos

Independentemente de o cardápio ser impresso ou eletrônico, as boas fotografias são imprescindíveis. A resolução da imagem, a produção da foto, a iluminação, a apresentação do prato e o realismo das cores podem levar o cliente a consumir mais. É aquela velha (e verdadeira) história de comer com os olhos! Pode acreditar que isso fará toda diferença nos ganhos do seu restaurante.

E aí, você já se preocupa com todos os detalhes do seu cardápio? Acredita que esse cuidado realmente pode fazer a diferença nos lucros do seu restaurante? Compartilhe as suas experiências e opiniões conosco através dos comentários. Até a próxima e continue acompanhando as novidades do nosso blog!

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