Você sabia que uma boa estrutura física, decoração original e equipe qualificada não são elementos suficientes para garantir o bom faturamento de um estabelecimento gastronômico? A montagem do cardápio também é essencial para aumentar os lucros do restaurante. E olha que não estamos falando apenas da inclusão de pratos saborosos.
Um cardápio jamais deve ser montado de forma aleatória. Pelo contrário! Tudo nele deve ser pensado de maneira lógica e estratégica para que os clientes consumam mais no restaurante. Quer saber como investir na montagem do cardápio para vender mais no seu estabelecimento? Então continue lendo o nosso artigo!
Monte o cardápio de acordo com a proposta do estabelecimento
Por mais que você tenha uma feijoada incrível, que é receita de família, esse tipo de prato não combina com um restaurante italiano, não é mesmo? Agora, se o seu estabelecimento é famoso pela comida brasileiríssima, a feijoada é mais do que bem-vinda. Exemplos à parte, o fato é que para aumentar a lucratividade do restaurante, é importantíssimo ser coerente na montagem do cardápio, dialogar com o conceito do estabelecimento e procurar não se distanciar demais da proposta central do empreendimento.
Atente-se à disposição dos pratos
Até mesmo a disposição dos pratos deve ser pensada para fazer o cliente consumir mais. As bebidas, por exemplo, devem ficar no final do cardápio, pois para escolhê-las, o cliente precisará passar pelos demais itens do cardápio. É indispensável também priorizar a praticidade para os clientes. Ordenar os pratos de acordo com a ordem de consumo, ou seja: entrada, prato principal e sobremesa.
Não tenha medo de inovar
Inove na criação dos pratos usando especiarias diferenciadas, dê nomes inusitados e criativos às receitas, mude o layout do cardápio e altere até mesmo o tipo e apresentação do cardápio. Nesse sentido, vale a pena substituir os cardápios de papel por cardápios eletrônicos. Cumpre ressaltar que os cardápios digitais melhoram a experiência dos clientes, permitem que eles façam os pedidos com mais praticidade, aumentam a interatividade entre restaurante e o consumidor.
Prime pela correção ortográfica
A imagem do seu restaurante está relacionada diretamente com a lucratividade dele e essa imagem ficará arranhada caso o cardápio tenha erros de português. É importante priorizar uma linguagem acessível, clara e correta. Respeite a norma padrão e, se possível, contrate um revisor profissional para checar se está tudo em ordem com o seu cardápio.
Use boas fotos
Independentemente de o cardápio ser impresso ou eletrônico, as boas fotografias são imprescindíveis. A resolução da imagem, a produção da foto, a iluminação, a apresentação do prato e o realismo das cores podem levar o cliente a consumir mais. É aquela velha (e verdadeira) história de comer com os olhos! Pode acreditar que isso fará toda diferença nos ganhos do seu restaurante.
E aí, você já se preocupa com todos os detalhes do seu cardápio? Acredita que esse cuidado realmente pode fazer a diferença nos lucros do seu restaurante? Compartilhe as suas experiências e opiniões conosco através dos comentários. Até a próxima e continue acompanhando as novidades do nosso blog!
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