Para abrir uma hamburgueria delivery do zero em um espaço pequeno, você vai gastar, no mínimo, R$ 5 mil em equipamentos. Ainda é necessário considerar, dentre os seus investimentos iniciais, a documentação, a contratação da equipe, o cardápio e a estrutura geral do negócio, então, feche a conta entre R$ 15 mil e R$ 20 mil, senão mais.
Reflita sobre alguns pontos! Por exemplo, você pretende alugar o espaço ou já tem algum lugar que consiga adequar às normas exigidas pela Vigilância Sanitária para operar sua cozinha? Isso influencia nas despesas e, portanto, o cenário e o investimento mudam de empreendimento para empreendimento!
Está servido(a) de um resumo detalhado com o básico do que você pode precisar para começar? É só acompanhar a leitura.
Qual é o investimento inicial para abrir uma hamburgueria delivery?
Montar uma hamburgueria delivery tem um custo inicial girando entre os R$ 7 mil e os R$ 12 mil e podendo variar para mais de acordo com a proposta do negócio.
Mas dá para você gastar menos se tiver como aproveitar, por exemplo, a estrutura da sua casa! Desde que seja possível adequá-la às exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da prefeitura da sua cidade, do Corpo de Bombeiros etc.
Uma vez tendo o espaço e sabendo que, se esse espaço também for a sua casa, você precisará banir a circulação de animais domésticos por lá e cuidar para não dividir geladeira e armários com a sua família, passe para as próximas etapas e obtenha tudo o que é necessário para começar a vender.
4 “itens” indispensáveis para abrir uma hamburgueria
Para abrir uma hamburgueria do zero, mesmo que ela seja pequena, você precisa, além de ter o espaço de produção dos seus hambúrgueres e de adequá-lo às exigências dos órgãos fiscalizadores, conseguir a documentação necessária, adquirir vários equipamentos e montar sua equipe e seu cardápio.
A documentação é obrigatória independentemente do tamanho do empreendimento, então, os gastos com ela são inevitáveis! Por outro lado, dá para economizar começando com uma equipe reduzida e comprando só o básico, priorizando qualidade.
1. Documentação
Você vai precisar de:
- uma Inscrição Estadual que autorize a venda e entrega de alimentos e torne a empresa contribuinte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
- um alvará de funcionamento obrigatório para operação do restaurante;
- Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
- Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), garantindo que o espaço atende às normas de segurança contra incêndios e para contenção e prevenção de acidentes; e
- uma licença concedida pela Vigilância Sanitária após vistoria.
Dependendo da cidade e do estado em que você pretende abrir o negócio, podem ser necessárias outras certificações e mais alguns alvarás, então, procure o órgão competente da sua região para tirar qualquer dúvida que possa restar.
Alguns documentos podem ser gratuitos, mas o que custa é o processo para você adequar o seu estabelecimento às exigências de quem os emite. Talvez valha a pena considerar contratar especialistas no assunto para uma consultoria, principalmente se a sua ideia for investir agora para trabalhar tranquilo(a) depois!
2. Equipamentos e utensílios
Não dá para abrir um restaurante sem fogão, nem uma hamburgueria sem chapa, mas, para oferecer um cardápio completo, você vai precisar de um pouco mais do que isso! A tabela abaixo pode funcionar como uma lista de compras para o seu novo negócio.
Equipamento/Utensílio | Por que é necessário | Quanto custa (em média) |
Chapa | Grelhar hambúrgueres e outros alimentos | R$ 600 a R$ 3 mil |
Fritadeira | Preparar acompanhamentos fritos, como batatas, onion rings etc. | R$ 300 a R$ 2 mil |
Geladeira e freezer | Armazenar ingredientes frescos, como carnes, queijos, verduras, pães, bebidas etc. | R$ 4 mil a R$ 6 mil |
Fogão e forno | Preparar acompanhamentos no geral | R$ 2 mil |
Utensílios de cozinha | Para preparar os alimentos. A lista inclui facas, espátulas, tábuas de corte, panelas, moedor de carne, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) etc. | R$ 2 mil a R$ 4 mil |
Utensílios de higiene e limpeza | Para limpeza do espaço e dos outros equipamentos, bem como para higiene pessoal da equipe | R$ 800 |
Sacolas e embalagens | Para o delivey | R$ 500 |
Máquina de lavar louça (opcional) | Para lavar pratos e utensílios de cozinha | R$ 1.500 a R$ 4 mil |
Os valores consideram equipamentos comprados novos, mas você também pode ponderar a aquisição de itens já usados para montar sua hamburgueria, desde que eles sejam testados e devidamente higienizados antes de qualquer coisa.
3. Equipe
Melhor do que começar sozinho(a) é começar pequeno, ou seja, opte por construir uma equipe para a sua hamburgueria desde o início, mesmo que ela seja formada por você e somente um ou dois colaboradores.
Considere ter quem cuide do preparo dos hambúrgueres, alguém no atendimento e um motoboy para fazer as entregas caso você opte por não terceirizá-las. Lembre-se de que, mesmo não agora, mas no futuro, o ideal vai ser contar com outros colaboradores para a limpeza do ambiente e da louça.
Inicialmente, a função pode ser divida, desde que todos estejam de acordo.
Ao contratar sua equipe, independentemente do tamanho do negócio, defina e compartilhe normas de comportamento e Procedimentos Operacionais Padrões (POPs), afinal, todos vão estar lidando com alimentos, e a higiene e o cuidado nesse quesito são imprescindíveis.
4. Cardápio
O cardápio é um elemento crucial para uma hamburgueria e não somente por ser a vitrine dos produtos, mas porque ajuda você a descrever e explicar cada item de forma detalhada aos consumidores, o que reduz chances de erros e insatisfações, bem como o desperdício de ingredientes.
É nele que deve constar tudo o que você oferece, as informações e os valores, além de fotos daquelas de abrir o apetite!
E você até pode optar por ter um menu em PDF ou em imagem, mas por que complicar as coisas e multiplicar os gastos de tempo e dinheiro se, atualmente, dá para surfar na onda de hamburguerias de sucesso e apostar em um cardápio digital específico para vender seus pedidos?
Um cardápio digital para delivery, inclusive, facilita o seu atendimento porque coloca à sua disposição chatbots que são usados nas interações com os consumidores!
Esse tipo de menu ainda é personalizável e armazena os dados dos pedidos para ajudar na administração do negócio. Sem contar que, para adicionar ou remover itens por causa da disponibilidade ou ausência de insumos, por exemplo, bastam alguns cliques – que você pode dar de onde estiver, pelo celular mesmo.
Experimente e comece a usar o quanto antes. Talvez o segredo para noites melhores de sono esteja justamente nessa escolha!
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