A maior rede de restaurantes do mundo, com mais de 40 mil estabelecimentos em 130 países. A Yum! Brands é uma gigante do food service, reconhecida internacionalmente pela qualidade e, principalmente, pela velocidade da entrega dos pedidos em suas três redes: Pizza Hut, KFC e Taco Bell.
Mas mesmo um império multimarcas, como a rede precisa manter sempre o foco no cliente. Caso contrário, o resultado pode ser desastroso.
Siga com a leitura deste case de sucesso ou assista ao vídeo acima. Veja como Alex Piton conseguiu transformar o atendimento da Pizza Hut em Santos para satisfazer o paladar, a pressa e a necessidade de conforto dos exigentes consumidores de Santos.
Nascido no restaurante: o Início da jornada empreendedora
Alex Piton iniciou sua parceria com a Pizza Hut há três anos. Mas sua história com restaurantes é muito mais antiga. Como ele próprio afirma: “praticamente nasci dentro do restaurante”.
Seu pai era dono de uma churrascaria, negócio em que ele começou a trabalhar desde os 14 anos de idade. Toda experiência o levou a empreender dentro do food service.
Já a escolha pela Pizza Hut foi mais racional. Piton empreendeu uma pesquisa dentro dos shoppings da região de Santos em busca da resposta para uma pergunta: quais os restaurantes mais visitados de Santos. A resposta, como você pode imaginar, era a pizzaria.
Paladar amargo: os primeiros desafios da operação da Pizza Hut em Santos
Com toda experiência do franqueado, que começou a trabalhar em um restaurante ainda com 14 anos de idade, e a força de uma marca presente em 130 países, fariam do negócio um sucesso imediato, certo? Infelizmente, errado!
A Pizza Hut, como afirma o franqueado, possui um conceito fast food, muito parecido com o McDonald’s em que a pessoa vai até o caixa, realiza o pedido e pega a pizza para comer na mesa.
“Quando a gente abriu a loja no conceito que a Pizza Hut queria, houve um choque de cultura. O cliente não gostou muito. Então, nós passamos alguns meses tentando adaptar esse conceito. Percebemos que não ia dar mais certo e convencemos a franqueadora que nos autorizou a mudar para o atendimento de mesa”, como conta Alex.
O tempero que faltava: tecnologia que potencializa o trabalho humano
“Fizemos a mudança do sistema da casa e montamos o conceito de atendimento em mesa, aí começaram os primeiros problemas. Nossa equipe não estava treinada para isso.”
Sem a adaptação do restaurante ao novo modelo, o resultado não podia ser outro: perda de clientes e queda do faturamento. “O faturamento começou a cair, a gente começou a perder clientes, porque nosso atendimento não estava bacana”, como contou o empresário.
Nesse período de mundanças, Alex conheceu a Goomer.
“O Felipe (CEO da Goomer) veio até nossa loja e falou: ‘vocês vão colocar o sistema digital e ele funcionará como uma luva para o negócio de vocês’”.
Como dito, após a implantação dos cardápios digitais, a unidade da Pizza Hut consegue manter um sistema disponível 100% do tempo aos clientes, sem a necessidade de garçons.
Comendo até a borda: Venda sugestiva como motor do faturamento
O aumento da qualidade do atendimento se refletiu no faturamento da casa.
Para iniciar a operação com os cardápios da Goomer, Alex decidiu instalar os tablets em apenas um dos dois salões da casa.
De imediato, o salão com Goomer, apesar de ser menos espaço, começou a concentrar a maior parte do público da casa.
Mais clientes, consumindo mais, como menciona o franqueado: “o sistema da Goomer direciona o cliente a sempre pedir algo a mais”. Impacto que foi percebido rapidamente no faturamento da empresa, sobretudo na venda de bordas recheadas. Ainda de acordo com Alex, “antes (da Goomer) de cada dez pizzas, duas saiam com borda recheada. Agora de cada dez, oito saem com borda.”
Impacto semelhante foi sentido nas bebidas, afinal, o cliente pode pedir o próximo drink diretamente da mesa e acaba consumindo muito mais.
Para Pizza Hut, Goomer é sinônimo de bom atendimento, conforto para os clientes e vendas de adicionais e bebidas. Se você quer ter esses mesmos resultados com seu restaurante, fale agora mesmo com um consultor da Goomer. Veja como trazer seu estabelecimento para o século XXI.
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