O que fazer para atrair clientes em tempos de crise

Às vezes, os tempos de crise não inevitáveis, mas você pode evitar baques tão grandes entrando em ação para atrair clientes. Entenda como neste artigo.

Por Redação Goomer 01 de Março de 2016 - Atualizado em 30 de Outubro de 2024 3 min. de leitura
O que fazer para atrair clientes em tempos de crise

O noticiário é cada vez mais pessimista sobre a economia do país, e por todo lado só se fala em crise. Nesse cenário, a tendência natural é de que as pessoas passem a cortar gastos, e um dos primeiros itens a ser sacrificado é a alimentação fora de casa.

O que fazer, então, para atrair clientes tão esquivos? O jeito é apelar para promoções, inovações no cardápio e estratégias de fidelização. Tudo isso sem comprometer a saúde financeira da sua empresa. Acompanhe nossas dicas!

Que promoções são viáveis para atrair clientes e aumentar as vendas?

Oferecer descontos em pratos e bebidas em determinado dia da semana é a promoção mais utilizada pelos restaurantes para atrair mais clientes. Exemplo: terça da pizza (com descontos substanciais), chopp grátis para casais no jantar na quinta-feira, sobremesa grátis no consumo de determinado prato, etc. Mas dá para diversificar! Crie promoções para datas especiais, como: “comemore seu aniversário conosco. Traga cinco amigos e ganhe um chopp.”

Ofereça, ainda, um desconto para determinado prato por algum período. É importante destacar que, para ser eficaz, uma promoção deve ter um tempo certo para acontecer: um dia, uma semana, um mês (no máximo). E aí, já será hora de pensar em outra promoção.

Venda mais promovendo inovações no cardápio

Ao escolher o menu, opte por pratos que utilizam os mesmos ingredientes, evitando o desperdício de matéria-prima. Ofereça novos pratos, desperte nos clientes o desejo de experimentá-los. Faça sugestões de harmonização de pratos, bebidas e sobremesas.

Cuide do visual do cardápio: use as cores adequadas, destaque os pratos que dão maior retorno para o restaurante. Insira imagens de alta qualidade e reais dos pratos. Faça com que os atributos de cada prato estejam mais em evidência do que os preços.

Para apresentar um cardápio totalmente inovador, você pode contar com as facilidades de um cardápio digital para tablets. Investir em tecnologia também eleva a experiência do cliente.

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Crie estratégias de fidelização e garanta seu faturamento

As pessoas atualmente têm pouco dinheiro para gastar e só vão consumir se sentirem que estão recebendo um bom valor por ele. Ofereça valor ao seu cliente, reconheça-o.

Crie um programa de fidelidade. Não, não precisa ser nada complicado e dispendioso. Uma simples cartela que vai sendo preenchida a cada refeição e que, quando completa, dá direito a uma refeição gratuita. Ou um programa de acumulação de pontos, no qual o cliente pode obter descontos. Cada valor consumido corresponde a um determinado número de pontos. Os pontos acumulados são convertidos em categorias, e cada categoria atingida corresponde a um determinado percentual de desconto na conta.

Um programa de fidelização permite maior interação com o cliente, estreitando o relacionamento, conhecendo suas necessidades e aspirações.

Ofereça o melhor atendimento: treine sua equipe para vender mais e melhor

Ofereça treinamentos à sua equipe, dê-lhe condições adequadas para exercer suas funções e, principalmente, reconheça-a. O setor de alimentação sofre com o turn over, e manter uma equipe eficiente ao longo do tempo é um de seus maiores desafios. Por isso, reconhecer é muito importante!

Faça com que seus colaboradores se engajem com o sucesso do restaurante, dê-lhes conhecimento e autonomia para oferecer a melhor solução para o cliente. Use a tecnologia para otimizar as operações, especialmente o atendimento: um atendimento de excelência atrai sempre mais clientes e possibilita indicações. Estratégias como o cardápio eletrônico podem impulsionar (e muito!) as suas vendas.

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