O cardápio pode ser o maior patrimônio de um restaurante. Quando é bem elaborado, feito de acordo com a proposta do estabelecimento e apresenta os pratos e bebidas de forma atraente, ele é estratégico para atrair e cativar os clientes certos para o seu negócio. Isso porque o cardápio funciona como um guia para a experiência que o cliente terá durante a refeição.
Confira neste post quatro motivos pelos quais um bom cardápio é fundamental para que o cliente tenha uma excelente experiência no seu restaurante.
1. Estimular os sentidos
Quantas vezes você já foi a um restaurante cujo cardápio trazia somente os nomes dos pratos, sem fotos nem descrição? Como você se sentiu? Na maioria das vezes, é preciso interromper a conversa da mesa para chamar o garçom e pedir que ele explique os pratos um por um, para que o cliente possa então decidir qual será o seu pedido.
Trazer no cardápio informações que estimulem os sentidos, como fotos e descrição detalhada das opções, é essencial para despertar no cliente a vontade de conhecer e experimentar.
2. Reforçar a identidade do estabelecimento
O cardápio é como o cartão de visita de um estabelecimento e, por isso, deve refletir a sua identidade. Seu restaurante é mais tradicional, moderno, alternativo ou exótico? O cardápio deve ser personalizado para valorizar essas características, complementando o estilo dos pratos oferecidos.
3. Tornar a escolha do prato um momento agradável
Um cardápio malfeito, que gera dúvidas para o consumidor, pode transformar a escolha do prato em uma má experiência. Já um cardápio que impressione o cliente pode até virar tópico de discussão na mesa! Quem já foi a um restaurante com cardápio original e ilustrado sabe o poder que ele tem para despertar a vontade de experimentar um novo prato.
Imagine também o caso de um cliente que tenha alguma restrição alimentar (diabetes, alergia a glúten ou lactose, por exemplo). Não seria mais fácil para ele se essas informações já estivessem incluídas no cardápio? Nesse sentido, os cardápios digitais são excelentes opções. Como eles não têm as limitações de um cardápio em papel, permitem uma descrição muito mais completa dos pratos, com direito a fotos, lista de ingredientes, dicas de harmonização e o que mais a imaginação permitir. A interatividade garante uma experiência diferenciada para o cliente no seu restaurante, que ele certamente compartilhará com os amigos.
4. Facilitar e agilizar o atendimento
Um cardápio com informações claras e completas pode poupar muito tempo para o cliente e para a equipe do restaurante. Uma das grandes vantagens do cardápio digital é agilizar o atendimento ao cliente. Com ele, o consumidor acessa o cardápio por meio de um dispositivo móvel (tablet, por exemplo) e envia seu pedido diretamente à cozinha, economizando o tempo de chamar o garçom e fazer o pedido. Além disso, caso queira trocar o pedido, o cliente tem muito mais facilidade.
Agora você já sabe a importância de ter um cardápio original e bem elaborado no seu restaurante. Para conhecer os dez mandamentos da gestão de bares e restaurantes e tornar-se ainda mais especialista no assunto, baixe agora o nosso e-book gratuito!
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