Missão do restaurante: como e por que definir?

Missão do restaurante: como e por que definir?

A definição da Missão, dos Valores e da Visão de um empreendimento constituem os pilares para o sucesso no universo corporativo. Sem essa definição, o negócio tende a ficar sem foco, desperdiçando esforços e recursos sem que haja um retorno realmente substancial para todo o trabalho desenvolvido.

Em grandes eventos corporativos, é comum ver líderes apresentarem a missão, a visão e os valores de suas empresas antes mesmo de abordarem o conteúdo da palestra — e essa metodologia de apresentação não ocorre por acaso.

Empresas de sucesso têm muito bem definida a noção de que a definição da sua missão é imprescindível para que possam se posicionar bem e prosperar no mercado — e como sucesso é um objetivo de qualquer empreendedor, independente do seu porte, fica claro que a definição desses tópicos deve ser priorizada também no seu negócio, certo?

Ao abrir um empreendimento alimentício é importante traçar a missão do restaurante, valores e visão. Afinal, isso vai definir toda a qualidade no atendimento e na maneira de servir — o que, consequentemente, afeta os resultados de uma maneira globalizada. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

Como definir a missão da empresa?

Primeiro, é importante entender o que são esses tópicos e como construí-los de maneira adequada e que vá, de fato, orientar toda a atuação da empresa. A missão é a descrição do objetivo pelo qual a empresa existe. É a explicação da razão pela qual você resolveu abrir um restaurante.

Geralmente, ela deve responder a algumas perguntinhas: por que o restaurante existe? O que o restaurante faz? Qual é o público-alvo que você deseja alcançar? A Missão da Starbucks, como um notório exemplo de sucesso, é objetiva, mas inspiradora: “inspirar e nutrir o espírito humano — uma pessoa, uma xícara de café e uma comunidade de cada vez”.

Ao prestar algum serviço ou produto, é importante levar em consideração outra pergunta — o meu produto/serviço oferecido possui algum benefício além da venda e o lucro obtido? Caso a resposta seja não, engajar sua equipe será uma tarefa difícil, fidelizar  seus clientes e alcançar o desenvolvimento desejado também são fatores comprometidos.

E a visão?

Vamos contextualizar para que você possa compreender melhor. Imagine que você pretende viajar de São Paulo ao Rio de janeiro. Você estipulou uma meta, mas precisa ponderar sobre algumas considerações finais: qual será o meio de transporte utilizado para chegar até lá? O que é preciso levar para suprir suas necessidades na viagem? Será uma viagem vantajosa?

Ao idealizar um objetivo, é imprescindível que ele tenha motivos para o sustentar, é seu papel definir uma visão que faça sentido e seja realista dentro do seu empreendimento e orçamento. Com isso fica mais fácil engajar as pessoas envolvidas em seu negócio.

Vale lembrar que é seu papel esquematizar suas metas e respectivos prazos, um objetivo traçado para daqui um ano deve estar mais próximo de concretizar-se a cada semana, planeje suas ações de forma consciente.

A visão já representa o que a empresa pretende ser no futuro. Ela pode ter começado de uma forma, mas seu objetivo é se tornar algo melhor, maior e ser cada vez mais relevante para os seus consumidores. É como estabelecer as metas para o ano novo, só que em nível empresarial e com um prazo mais dilatado.

A visão deve representar objetivos de longo prazo, mas que sejam perfeitamente possíveis de ser atingidos. Ela deve responder a algumas questões como: onde o restaurante pretende chegar? O que o restaurante pretender ser? O que a empresa vai se tornar? A rede de restaurantes Bob’s tem como visão: “ser reconhecida como a melhor escolha de restaurantes fast food no Brasil, com os produtos mais gostosos e com um serviço diferenciado”.

E a definição de valores?

Antes de criar uma empresa, é dever do proprietário e dos futuros sócios refletir sobre seus objetivos pessoais com o determinado empreendimento e, em seguida, alinhar os objetivos do negócio com os particulares. Esse tipo de visão evita desavença entre sócios com finalidades distintas, além de evitar futuras crises com sua equipe corporativa.

Esse pilar talvez seja o mais fácil de se compreender. Contudo, é comum observar empresas que não seguem seus valores. É seu dever garantir que os valores apontados para o seu empreendimento sejam praticados no cotidiano do seu restaurante.

Caso escolha a transparência como um valor para seu negócio, honrar o compromisso firmado com o cliente contribui para fidelização dele. Supondo que seja necessário aumentar o preço do cardápio, coloque um aviso prévio e dê satisfação para sua clientela.

Traçando valores éticos, o cotidiano organizacional do seu restaurante deve demonstrar isso.

Os valores das empresas devem descrever os preceitos éticos e norteadores da instituição. Se representa um valor para o seu restaurante usar insumos frescos e que respeitem toda a cadeia produtiva, valorizando o papel do pequeno agricultor, isso deve ser descrito em seus valores, mas, mais do que isso, o seu restaurante deve se esforçar para que isso realmente aconteça.

Os valores servem para orientar a atuação da gestão, mas também de cada colaborador. Os empregados devem saber quais são os valores importantes traçados para o restaurante para trabalharem com sintonia e de acordo com eles.

A rede de restaurante australiana OutBack tem valores que refletem realmente o jeito de a empresa atender aos clientes e se posicionar no mercado: “hospitalidade, compartilhar, qualidade, diversão, coragem e ponderação — são valores transmitidos todos os dias, a cada atendimento personalizado, a cada sorriso, a cada vitória conquistada pela nossa equipe”.

A visão deve ser inspirada nos objetivos que os líderes do empreendimento desejam alcançar, lembrando de sincronizá-los aos objetivos do seu público-alvo.

Como colocar tudo isso em prática?

Como é possível perceber ao longo do artigo, a definição da missão de um negócio não é algo aleatório. Então comece a pensar na missão do seu restaurante. Faça um exercício e pense na primeira vez que você pensou em abri-lo: em que circunstâncias isso aconteceu? Por que você teve a ideia? Como a ideia começou a se concretizar? E caso tenha sócios envolvidos em seu empreendimento, lembre-se de consultá-los.

Pense nas especificidades do seu restaurante: tipo de comida, processo de produção do alimento, formas de remuneração, e preze por um atendimento diferenciado e outros detalhes. Em outras palavras: comece a construir a sua missão.

Esta pode ser: servir a melhor comida mineira ou outro cardápio de comida típica da cidade, oferecendo pratos variados e uma grande opção de pratos quentes e doces tradicionais frescos. Ou, ainda, oferecer comida japonesa de qualidade, com um preço acessível, que priorize a utilização de peixes regionais, diminuindo seus custos e use modos de preparo saudáveis.

Uma terceira ideia de missão para o seu restaurante poderia ser: servir a melhor comida vegetariana e vegana da cidade, oferecendo pratos variados e opções de comidas orgânicas com muito sabor e qualidade. Não se esquecendo que uma boa política de higiene pode conquistar clientes e evitar futuros problemas. Enfim, agora é com você, seja consciente e criativo!

E então, entendeu a importância de definir a missão do  restaurante? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida relacionada ao tema. Para ficar por dentro de muitos outros conteúdos como este, não deixe de assinar a nossa newsletter! Aproveite também para curtir outros conteúdos como esse no Facebook!

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