Previsões para mercado de trabalho no foodservice do Brasil

Previsões para mercado de trabalho no foodservice do Brasil

Em ritmo de retomada, apesar de ainda superando diversos obstáculos, o foodservice e o mercado de trabalho do setor, no Brasil, encerraram 2023 celebrando bons números e otimistas com o que está por vir em 2024 e nos próximos anos.

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), mais de 170 mil empregos foram criados em estabelecimentos ligados à alimentação fora do lar em 2023.

O número equivale a um crescimento de 3,3% na geração de vagas, porcentagem muito acima da média nacional de contratações em outros setores da economia (0,9%), de acordo com Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua.

E tem mais! Leia adiante.

Foodservice brasileiro está otimista – com razão

O país totalizou mais de cinco milhões de empregos em bares e restaurantes em 2023. As contratações, somadas àquelas realizadas no setor de hotelaria, chegaram a 5,5 milhões, aproximando-se do recorde registrado um ano antes da pandemia de Covid-19 (5,8 milhões).

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), somente empregos com carteira assinada cresceram quase 6% no ano – em comparação a 3,5% de evolução na média nacional, que contabiliza todos os ramos da economia.

São dados como esses que apontam para uma recuperação do setor de bares e restaurantes pela qual empreendedores e trabalhadores vêm batalhando nos últimos anos, afinal, melhoram os índices, cresce o poder de compra e, aos poucos, o prejuízo dá lugar ao lucro.

De acordo com especialistas, muitos dos números ainda têm como base aquelas empresas que conseguem contar com o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), oferecido pelo governo nacional.

De qualquer forma, o otimismo por parte de quem empreende no setor é justificado pelas quedas em taxas de juros e redução da inflação, que dão suporte extra à justificativa e aumentam o índice de confiança empresarial em bares e restaurantes.

Inflação e índice de confiança: os reflexos nos estudos recentes de mercado do setor de bares e restaurantes

Economistas projetam, com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), inflação de 3,87% para 2024 no Brasil, e as projeções impactam nas previsões de empreendedores do ramo de alimentos e bebidas. 

Em levantamento recente, a Abrasel apurou que:

  • quase 63% dos donos de restaurantes esperam registrar crescimento de faturamento acima da inflação;
  • 15,8% preveem crescer de acordo com a inflação; e
  • 5,3% acreditam que devem encerrar 2024 com crescimento abaixo da inflação.
 

Além disso, cerca de 13% dos empreendedores planejam faturar no mesmo nível do ano passado, e só 3% dos entrevistados relataram receios de que o faturamento de seus estabelecimentos possa cair em relação a 2023.

Em oposição ao receio, aos poucos, entra em cena a confiança, que teve aumento significativo – e geral, ou seja, válido para todos os setores – já no primeiro mês do ano, conforme apurado pelo Índice de Confiança de Serviços (ICS) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O próprio ICS, assim como o Índice de Confiança Empresarial (ICE) em bares e restaurantes e outros nichos da economia, aponta que as perspectivas de melhora atingiram o maior nível desde outubro de 2022.

É válido ressaltar, contudo, que os registros feitos pelo ICE mostram um alcance de 95,1 pontos de confiança dos empreendedores, número abaixo do chamado “nível neutro”, de 100 pontos. Ainda assim, como todos os outros dados do foodservice, esses também apontam para tendência de crescimento.

Enfim, quem é responsável por comercializar alimentos e bebidas ao redor de todo o território nacional espera conseguir, em 2024, finalmente quitar dívidas contraídas durante a pandemia.

Por último, mas não menos importante, também se espera, no país, que haja um novo aumento de lucratividade e dos empregos no setor de delivery, dada sua contínua expansão e a permanência da praticidade e da facilidade no topo das preferências de consumo da população.

Cardápios digitais específicos para delivery podem ajudar a tornar esse cenário realidade, já que se adequam justamente às necessidades dos estabelecimentos e dos consumidores simultaneamente.

Dados atualizados e novas projeções devem ser divulgados pela Abrasel no decorrer do ano. Enquanto isso, acompanhe informações como esta e outras notícias aqui, no blog da Goomer.

Logo Goomer

Somos especialistas em soluções digitais para os restaurantes.

Quer receber conteúdos toda semana?

É só se cadastrar que vamos mandar com muito carinho para a sua caixa de entrada.

Email registrado com sucesso