Classificação no iFood: aprenda a melhorar

Aprenda como melhorar sua classificação no iFood e garantir as melhores avaliações para o seu restaurante. Aproveite para explorar dicas de vendas também!

Por Redação Goomer 29 de Janeiro de 2025 - Atualizado em 03 de Fevereiro de 2025 5 min. de leitura
Classificação no iFood: aprenda a melhorar

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Para melhorar a classificação do seu restaurante no iFood, você vai precisar fazer suas entregas no prazo e com qualidade, além de garantir um atendimento eficiente dos pedidos e ao consumidor.

Trabalhe para esclarecer dúvidas rapidamente, não deixe de retornar a quem acionar seu estabelecimento por mensagem ou ligação e agradeça e responda feedbacks de forma profissional.

Oferecer descontos pode ser outra estratégia positiva, assim como promoções! 

Desde o preparo até a entrega dos itens, passando pela escolha das embalagens e pelas estratégias de marketing adotadas, se você quiser aparecer mais e melhor no iFood, seu objetivo precisa ser a totalidade da experiência do cliente.

E também dá para fazer isso fora do aplicativo, pagando menos taxas e oferecendo ainda mais benefícios a quem for fiel ao seu negócio. Continue a leitura para entender!

Como melhorar nota no iFood?

Considerando que a nota do iFood é uma média da pontuação recebida em todas avaliações deixadas pelos consumidores de um restaurante após eles realizarem pedidos na plataforma, para melhorá-la, você terá que investir em qualidade, sabor e eficiência.

  • Garanta a qualidade dos pratos no momento da entrega
  • Opte pelo uso de ingredientes frescos e de boa procedência
  • Siga todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
  • Envie brindes e cupons de desconto de delivery junto com cada pedido
  • Deixe mensagens carinhosas e frases divertidas nas embalagens do delivery, mostrando o quanto o cliente é especial para você

Ao receber avaliações com poucas estrelas, não ignore-as! O segredo para o sucesso de uma boa nota no iFood pode estar na adequação a detalhes que, para o freguês, talvez não sejam tão pequenos quanto para você. Lembre-se: quanto maior a nota que um estabelecimento tem por lá, melhor o posicionamento na vasta lista de opções que aparece ao freguês. E vice-versa!

Como melhorar posicionamento no iFood? 

Especificamente para conseguir um restaurante melhor posicionado no iFood, uma dica importante é seguir as boas práticas do aplicativo, como manter o estabelecimento ativo na plataforma, garantir um menu atualizado e oferecer cupons de desconto.

Tais práticas vão influenciar o algoritmo a mostrar a marca para os usuários.

Junto com elas, não deixe de garantir rapidez nos envios pois a pontualidade impacta igualmente no comportamento do algoritmo, favorecendo o posicionamento do restaurante dentre tantos concorrentes. 

Outro artigo aqui do blog ensina como reduzir tempo de entrega no delivery. Salve para ler depois.

Extra! 6 dicas rápidas de como ficar bem posicionado no iFood 

  1. Entenda como a plataforma funciona e o que causa impacto no algoritmo para que ele leve os restaurantes ao topo ou ao final da lista de opções
  2. Explore e experimente as funcionalidades oferecidas pelo próprio aplicativo
  3. Acompanhe relatórios e ajuste o cardápio e a operação de delivery conforme os resultados observados
  4. Informe estimativas realistas de tempo de entrega
  5. Capriche nas fotos e descrições do menu, sendo sempre transparente e informativo(a)
  6. Crie categorias e listas específicas para anunciar promoções e combos

E cuide bem do seu score.

O que é o score do iFood e como melhorá-lo também? 

Diferentemente da nota e do posicionamento, o score do aplicativo de entregas em questão é uma métrica interna que reflete a eficiência operacional dos restaurantes nele cadastrados. Para torná-lo cada vez mais alto, vá além daquilo que os clientes veem: otimize seus processos internos, mantenha o estoque em dia, evite “tirar do ar” determinados pratos do menu e fuja de cancelamentos, por exemplo.

Outro ponto importante para um score dos bons é a consistência no funcionamento do restaurante, então, evite fechar sua loja no app fora do horário definido para encerramento das atividades.

Novamente, assim como para melhorar o posicionamento, mantenha seu cardápio – inclusive de bebidas – sempre atualizado, ou seja, nunca permita que itens em falta apareçam disponíveis.

Conte com sua equipe para lhe ajudar nessas missões. Fora da internet, o treinamento de pessoal e a adoção de outras tecnologias para restaurantes são tão importantes quanto nota, posicionamento e score do iFood. 

É possível vender por delivery sem pagar taxas?

Todas as práticas adotadas para melhorar classificação no iFood podem ser usadas por você para que o seu restaurante faça vendas e entregas através de um cardápio digital para delivery que não cobra taxas por produtos. Nele, seu esforço não será voltado a conseguir uma marca visível para o público-alvo, mas a vender mais e melhor.

A adoção de um cardápio digital personalizado e específico para a sua marca – que se tornou alternativa aos aplicativos de entregas – representa menos gasto de tempo e dinheiro em ajustes da operação e estratégias de “convencimento” de algoritmos e mais atenção à experiência do cliente e margem de lucro.

Esse tipo de recurso, além de reduzir os custos operacionais, aumentar as vendas e acabar com o pagamento de taxas por pedidos, transforma o menu dos restaurantes em links exclusivos para seus gestores compartilharem com os clientes pelo WhatsApp e pelas redes sociais, permitindo acesso e escolha dos produtos em apenas um clique, sem download de app.

Sabe quando você descobre uma alternativa que vai facilitar a sua vida e, depois de experimentar, quer que todo mundo experimente também? Pois é..!

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