As pessoas amam tudo o que é diferente e criativo. Fugir do comum é um valor importantíssimo hoje em dia. Diversos restaurantes, por exemplo, investem em um conceito completamente diferente para aumentar as vendas: há bares temáticos com temas que remete à cultura nerd ou bares em que as mesas são caixões e a iluminação imita os filmes de terror. Há para os mais diversos gostos.
No entanto, não é necessário toda essa infraestrutura para atrair clientes em busca do novo e do diferente. Você pode inovar em um elemento muito simples. Confira como fazer um cardápio criativo para seus clientes:
1. Busque integrar o cardápio com o tema de seu restaurante
Quando os marketeiros estão criando uma marca para uma empresa, eles são minimalistas em reproduzir a proposta da marca em cada elemento. Imagine, por exemplo, que você tenha um restaurante com temática inspirada no futuro, mas o cardápio é tradicional e em papel. Isso certamente atrapalhará a transmissão dos valores de seu estabelecimento.
2. Use e abuse das imagens para fazer um cardápio atraente
Um bom cardápio deve ter fotos convidativas dos alimentos. Afinal, não tem aquele ditado que diz que primeiro comemos com os olhos? É verdade, não é mesmo? Com imagens, os clientes se sentirão convidados a experimentar. As imagens devem focar nos carros-chefes da casa, que são o seu diferencial.
O melhor mesmo é deixar o cliente em dúvida entre diversos alimentos, pois, assim, ele pode acabar consumindo mais do que planejava.
3. Faça descrições divertidas
Como estamos buscando integrar o cardápio ao conceito do restaurante, a descrição também deverá ser assim. Por exemplo, se seu bar utiliza a temática dos anos 60, uma ótima descrição seria:
“Trazida diretamente dos tempos da beatlemania, oferecemos esse sanduíche com anéis de cebola direto de Liverpool, hambúrguer aprovado por Paul McCartney antes de se tornar vegetariano, salada de repolho aprovada por Paul depois de se tornar vegetariano, e o molho especial que causou a alucinação de Lucy!”
Mas, atenção, não é necessário que todos os pratos sejam descritos dessa forma. Dispense-a no caso de pratos autoexplicativos e nos menos importantes. Foque nos principais da casa.
4. Utilize o design a seu favor
Como o cardápio é praticamente o cartão de visitas de seu restaurante, não se deve economizar na hora de criar um. Contrate uma empresa especializada de design para criar elementos únicos para a sua marca. Crie personagens ou imagens que repitam os elementos da empresa.
Assim, quando seu cliente vir aquela imagem ou algo parecido, ele se lembrará da sua marca. É esse o tipo de impressão que você deseja criar.
5. Substitua o cardápio de papel pelo eletrônico
A interatividade é um elemento importantíssimo hoje em dia. O cliente certamente preferirá um cardápio eletrônico no qual ele pode manipular os elementos e fazer um pedido do que um cardápio em que ele passivamente escolhe o pedido e pede ao garçom.
Com o cardápio digital, você pode, inclusive, criar elementos inovadores, como incluir vídeos com o prato já pronto, criar animações para quando o cliente tomar alguma decisão, um link para que ele leia as avaliações daquele prato. Enfim, qualquer instrumento que aumente a interatividade e melhore a experiência do usuário.
Para fazer um cardápio atraente é essencial para manter a coerência de seu restaurante e pode ser utilizado como uma estratégia de marketing! Muitos donos de restaurante podem cometer o equívoco de considerá-lo um elemento de menor importância. Não cometa esse erro!
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