Grande parte dos consumidores não fazem ideia de que os negócios de food service podem chegar a perder muito dinheiro quando optam por fazer o pedido através de um aplicativo de delivery. Ou seja, ao invés de realizar o pedido pelo próprio site do restaurante, aplicativo ou cardápio digital.
Já para os restaurantes, optar por marketplaces, pode parecer uma escolha inteligente para o seu negócio. Afinal, para muitos empresários, esses serviços podem oferecer novos clientes.
Contudo, o volume de pedidos esconde um cenário preocupante: esses aplicativos de entrega podem prejudicar o seu negócio, principalmente na relação do seu estabelecimento com o seu cliente final (consumidor).
Quanto custam os aplicativos de delivery?
Uma das maneiras mais conhecidas são as comissões através dos pedidos, com taxas que podem variar entre 10% a 30%. Isso para que seu negócio apareça no site ou aplicativo e aceitar pedidos online.
Se o seu restaurante está em uma área competitiva e necessita de uma ajuda em marketing, você pode optar por uma campanha paga, que já colocaria o seu negócio próximo ou no topo dos resultados de pesquisa.
As comissões somam
Talvez você, dono(a) de restaurante, esteja pagando a menor taxa possível para aplicativos de delivery. Mesmo assim, essas comissões podem prejudicar muito os seus lucros.
Inclusive, a perda de lucro no início pode não ser tão perceptível assim, até porque você estaria usando os aplicativos de entrega para atingir novos públicos, não é?
Entretanto, tanto para os primeiros clientes, quantos para os vigésimos, a comissão será a mesma. Ao conquistar novos clientes, as taxas ainda precisam ser pagas por pedido.
Por isso, antes de contratar esse serviço, avalie se o seu restaurante conseguirá absorver esse custo. Um planejamento financeiro inicial pode ajudar nesta decisão.
Fora o da comissão por pedidos, existem ainda:
Assinatura (recorrência)
Referente a cobrança de um valor fixo pelo serviço e suporte. Pode ser entendida também como a mensalidade que é paga com frequência, a depender do plano ou tempo de contratação.
Pontos de atenção:
- É preciso ficar bem atento neste caso, para o modelo contratual e de fidelização. Alguns contratos podem incluir ainda cláusulas de divulgação com exclusividades e pode comprometer as demais ações do seu restaurante.
Taxa de entrega
A taxa de entrega ou frete pode ser mais uma forma destas empresas ganharem dinheiro. O cálculo geralmente feito a partir da distância e englobado no valor total da compra do cliente pode ser integralmente retirado.
Pontos de atenção:
- Aqui a recomendação é fazer um comparativo do(s) custo(s) para descobrir até que ponto essa conveniência compensa financeiramente.
E a Goomer? Como pode ajudar meu restaurante?
A Goomer possui diversas soluções para restaurantes e deliverys. Vão desde cardápio digital integrado ao Whatsapp à cardápio em tablet com pagamento integrado.
Permitimos que o dono do restaurante assuma o controle do seu negócio com cardápios digitais, criando seu próprio aplicativo de delivery e otimizando o atendimento dentro da loja, tudo em um único lugar.
Ou seja, a Goomer vai ajudar a economizar tempo e dinheiro, além de expandir seus negócios e maximizar seus lucros. E o melhor, com apenas planos mensais, sem taxas por pedidos, por exemplo.
Onde e como vender pelo Goomer?
Os inúmeros restaurantes e negócios do food service que já usam o Goomer, podem vender de diferentes formas:
1 – In-Store (presencialmente)
Dentro das lojas (in-store) as inovações Goomer facilitam o atendimento e tornam o fluxo operacional muito mais ágil e simples.
Com o uso da tecnologia, os convencionais cardápios de mesas dão espaço para cardápios digitais mais modernos e interativos. As comandas já saem impressas nas respectivas praças e podem ser preparadas imediatamente.
Os garçons ou atendentes que antes precisavam correr de um lado para o outro do salão, ganham mais tempo para receber clientes, para montagem e desmontagem do serviço e em diversas outras etapas.
No momento do pedido, os clientes tem mais autonomia e, sem acionar os garçons, podem iniciar e concluir o pedido sem qualquer dificuldade.
2 – Delivery (vendas online)
Os restaurantes que vendem online também podem se beneficiar das soluções Goomer. Uma das vantagens é que, para isso, não precisam fazem altos investimentos.
Pelo contrário: para não ficar refém das alternativas que já existem no mercado e que cobram comissões pelas vendas, como os marketplaces, podem optar por plataformas ou aplicativos gratuitos.
Mesmo sem conhecimento técnico ou experiência anterior, qualquer pessoa pode criar o cardápio digital e passar a vender online, em instantes.
3 – Takeaway (para retirada)
Outra possibilidade é oferecer aos seus clientes a opção de retirada. Assim, podem pedir a distância ou enquanto estão em deslocamento.
O novo pedido já é encaminhado para o preparo ou pode ser agendado para a respectiva data de entrega.
Com essa organização mínima, a cozinha pode ajustar a demanda e os clientes podem antecipar encomendas ou retirar os produtos no melhor dia e horário.
Se quiser descobrir como os pedidos podem ser feitos, te contamos com todos os detalhes de como dar agilidade para a sua operação.
Como convencer meus clientes a fazerem o pedido direto do meu restaurante?
Se você deixar seus clientes cientes das taxas pesadas cobradas pelos aplicativos de entrega, há uma boa chance deles fazerem pedidos diretamente do seu próprio site ou cardápio digital.
Isso fará com que eles apoiem cada vez mais os negócios locais e garantir que os restaurantes recebam o valor máximo de seus ganhos diretamente na receita.
Se o problema for não saber como divulgar ou não ter tempo no dia a dia corrido na gestão de um restaurante, estamos compartilhando cada vez mais dicas no Blog para ajudar você a dar mais visibilidade para o seu negócio.
Ainda não é um(a) parceiro(a) da Goomer? Então é hora de mostrar seu restaurante, com seu próprio sistema de pedidos online, sem taxas. Conheça nossos planos e leve inovação ao seu estabelecimento!
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