Ter um delivery de sushi é sobre escolher os melhores fornecedores de peixes e frutos do mar, investir em profissionais capacitados na arte milenar de fazer um bom preparo das receitas japonesas e comprar bons acessórios de cozinha, pelo menos.
Pretende entrar nesse ramo? Você também terá que planejar a logística para dar conta dos pedidos e otimizar as entregas!
Caprichar nos detalhes faz a diferença, por isso, pense em embalagens personalizadas e que permitam separar tudo de forma organizada para que nenhuma peça chegue “desconfigurada” até o cliente.
E fique sabendo que pratos japoneses movimentam R$ 19 bilhões todos os anos por aqui, de acordo com um estudo da Francal Feiras, uma das mais tradicionais produtoras de eventos do território brasileiro! Haja salmão, né?
Dito isso, se liga neste artigo até o fim para desenrolar o seu projeto e dar vida ao seu novo empreendimento.
Como montar um delivery de sushi?
Escolha o local da sua cozinha pensando no raio de entrega e na facilidade de acesso, providencie as licenças para funcionamento, calcule o tamanho da estrutura necessária, a quantidade de pratos e peças que você poderá produzir e defina se vai fazer tudo por conta própria ou contar com funcionários.
Além disso, liste os materiais necessários na cozinha, pesquise antes de comprá-los e pondere custo-benefício acima de preço apenas, providencie embalagens e uniformes.
Faça também uma pesquisa de campo: avalie os outros deliveries da sua cidade, peça como cliente e veja como acontece o processo, estudando padrões.
Depois, com base na sua localização, no seu raio de entrega, nos objetivos do seu negócio e, quem sabe, em uma pesquisa de mercado, defina seu público-alvo. Esteja sempre atento(a) às tendências do setor: é imprescindível.
Planejar um negócio de comida japonesa ainda vai exigir a criação de um cardápio cujos nomes dos pratos e suas descrições sejam carinhosamente pensados para agradar e atrair a freguesia.
Não pára por aí, viu? Mas, antes de seguir em frente, copie e cole um checklist completo se quiser! Vários outros aspectos que aparecem nele serão explicados um pouco mais adiante.
Checklist para abrir delivery de sushi |
[ ] Pesquisa de campo e de mercado [ ] Escolha do local da cozinha com base no raio de entrega e acesso [ ] Obtenção das licenças necessárias para funcionamento [ ] Estrutura completa (espaço, equipamentos, materiais e utensílios) [ ] Definição de quantidades de opções no cardápio e de peças em cada prato [ ] Criação de combos e promoções [ ] Listagem completa de ingredientes e elaboração de fichas técnicas [ ] Pesquisa e escolha dos fornecedores [ ] Precificação e construção do cardápio [ ] Seleção e treinamento de funcionários [ ] Compra dos uniformes [ ] Compra e personalização de embalagens [ ] Avaliação da necessidade de investimentos externos [ ] Escolha entre vender através de marketplace ou delivery próprio* [ ] Estratégias iniciais de marketing [ ] Elaboração do plano de negócios |
*Considere que, diferentemente de marketplaces que são considerados grandes players do mercado, nos quais você terá que pagar taxas sobre cada uma de suas vendas, no delivery próprio, a venda acontece diretamente entre seu restaurante e consumidor final, e você só paga os custos para manter o sistema de pedidos no ar.
Enfim, tudo acabará reunido, justamente, no seu plano de negócios – último item do checklist –, e apresentado aos possíveis sócios e investidores, também considerados na estratégia caso você queira ou precise contar com dinheiro vindo “de fora”. Assim, o ciclo se fecha!
Qual a importância de um plano de negócios delivery de culinária japonesa?
Com um plano de negócios em mãos, você tem um manual dos processos que vai precisar seguir para alcançar seus objetivos como empreendedor(a). Ele funciona, portanto, como um “tutorial” para você abrir o seu negócio. Daí a importância que tem!
Um documento bem estruturado torna a visualização de todos os passos a serem seguidos muito mais clara, ajuda a economizar, permite observar possíveis falhas no projeto ou até mesmo no cotidiano de forma muito mais fácil e a escolher novas estratégias ou reformular as atuais para melhorar as vendas.
Seguiu o checklist, criou o plano e quer saber se está tudo certo de verdade? Confirme, nele, a presença de todas as etapas apresentadas abaixo!
Tudo o que você precisa para montar um delivery de sushi e desenvolver o plano de negócios perfeito
Alguns dos aspectos trazidos adiante já foram apresentados anteriormente, outros são novidades – pelo menos neste artigo! –, mas todos têm o seu devido lugar no plano de negócios e no funcionamento de um delivery de sushi.
Organizar a estrutura de custos
Liste tudo o que você vai precisar e organize os itens em uma planilha. Nela, coloque também as despesas fixas, as variáveis e um montante para emergências (o equivalente a pelo menos três meses do total de gastos que você pretende ter com a sua operação).
O ideal é que sua planilha contenha, por exemplo, valores relacionados a:
- ingredientes (peixes, arroz, alga, vegetais, molhos, acompanhamentos etc.);
- fornecedores para restaurantes;
- embalagens e utensílios (incluindo hashis, sacolas plásticas ou de papel, sachês de molhos, entre outros);
- mão de obra;
- aluguel e outras despesas fixas, como contas de água, luz, gás, internet e telefonia;
- marketing online e offline;
- sistemas de pedidos online, aplicativos de delivery e softwares de gestão; e
- aquisição, manutenção e revisão de equipamentos.
Reserve um espaço para as despesas com licenças que, provavelmente, aparecerão nos registros apenas às vésperas da abertura do empreendimento.
Obter as licenças necessárias para o delivery
São exigências válidas para todo o Brasil:
- Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
- Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB);
- Inscrição Estadual específica para trabalho com a circulação de mercadorias e serviços; e
- autorização de funcionamento fornecida pela Vigilância Sanitária.
Em alguns casos, empreendedores também devem obter uma licença ambiental específica, a depender do local do seu estabelecimento, relacionada à maneira apropriada de descartar os resíduos.
Jamais comece a atender ao público sem que todos os documentos solicitados estejam providenciados e visíveis. O descumprimento de normas gera multas e danos à imagem do delivery.
Comprar os equipamentos com melhor custo vs. benefício
Freezer e geladeira capazes de manter os peixes devidamente conservados, forno e fogão, chapa ou similar, bancadas, armários e pia em aço inox, talheres e recipientes especiais e prateleiras para estoque seco (onde ficam armazenadas as embalagens e os ingredientes que não precisam de refrigeração) provavelmente serão suas primeiras compras de equipamentos para montar um delivery de sushi.
Pesquise também:
- esteira de sushi feita de palitinhos de bambu, que serve para enrolar as peças;
- bobina de plástico-filme para embrulhar e manter protegidos os alimentos;
- papel-toalha para uso geral;
- pinça culinária, usada para tirar as espinhas dos peixes;
- colher de arroz (shamoji);
- pedra para afiar facas;
- grelha elétrica;
- mesa térmica ou pista fria;
- tábua de corte;
- bandejas para legumes ou para mistura de temperos;
- pratos descartáveis de plástico para sushi;
- vasilha descartáveis de plástico para molho;
- hashis descartáveis;
- guardanapos; e
- sachês de molhos.
Quem se responsabilizar pela produção das peças talvez possa solicitar a aquisição de facas específicas chamadas de “yanagiba bocho” (a que é usada para cortar peixes sem espinhas), “usuba bocho” (usada para o corte de vegetais) e “deba bocho” (para corte inicial e limpeza do peixe).
Criar um cardápio para delivery
Esteja um passo à frente e insira, no seu plano de negócios, um menu variado já pronto ou, pelo menos, bem encaminhado, com as opções de sushi, sugestões da casa, molhos especiais, combinações próprias e o que mais ajudar a criar uma identidade para o seu estabelecimento.
Pense nos peixes tanto quanto nas diversidades de acompanhamentos e pratos quentes e, se o seu público-alvo for composto por crianças ou pessoas que não consumam somente peixe cru, garanta opções extras, como batatas fritas e petiscos.
Ah, não deixe de fora o saquê, chás, refrigerantes e outras bebidas!
São opções típicas, que não podem faltar em um cardápio japonês:
- sushi;
- sushi joe;
- sashimi;
- sunomono;
- temaki;
- tempura;
- tonkatsu;
- korokke;
- guioza;
- gunkan;
- yakissoba;
- niguiri;
- uramaki;
- hossomaki; e
- hot roll.
Mas como apresentar tudo isso para o consumidor sem deixá-lo cansado e conquistando-o através dos olhos antes mesmo de chegar ao estômago?
Uma excelente alternativa é investir em um cardápio digital para delivery japonês através do qual você possa fazer vendas diretas para o cliente sem precisar pagar taxas, ao mesmo tempo que pode coletar dados importantíssimos para pensar sobre promoções, oferecer cupons de desconto e até avaliar a possibilidade de criar um cartão de fidelidade ou programas similares.
Essas novidades, além de otimizar sua rotina, vão deixar o estabelecimento muito bem na fita quando forem transformadas em marketing e divulgação!
Caprichar no marketing para delivery japonês
E, por falar em marketing, quando os outros pontos já estiverem resolvidos e chegar perto da inauguração, invista nas redes sociais, faça campanhas, grave vídeos mostrando o que falta para abertura e quanto tempo até lá e pesquise sobre fechar parcerias com influenciadores que tenham as mesmas visões e os mesmos valores que o seu negócio.
Adote essas dicas para o resto da vida do delivery e implemente-as no cotidiano por aí. Em paralelo, faça questão de que a sua marca e a temática japonesa apareçam até nas embalagens: tudo é parte da experiência!
Com o restante do plano de negócios criado, pensar em peças, campanhas e ações de marketing também vai ficar mais fácil, então, não se preocupe: o conteúdo que você precisa já estará praticamente produzido, e bastará adequá-lo aos materiais de divulgação, sejam eles panfletos ou publicações para o perfil do restaurante.
Depois da inauguração, trabalhe na busca por avaliações positivas nas mídias, no Google e em outras páginas similares aos pouquinhos, lembrando que a propaganda boca a boca ainda funciona muito bem também.
Isso trará autoridade suficiente para você se preparar para expandir horizontes.
Pensar em expansão desde antes da abertura
A expansão do seu negócio de delivery de culinária japonesa precisa ser levada em consideração desde o primeiro momento no plano de negócios, mas nada está escrito em pedra, e ajustes do formato ou na ideia do crescimento podem e devem acontecer.
Diferentemente do atendimento físico, com as entregas, você tem mais autonomia para projetar abrir franquias em outras localidades, e também deve gastar menos na hora de expandir.
Observe, porém, que cada comunidade tem uma realidade de mercado e que novos planejamentos e orçamentos individuais – considerando tuuuuudo o que foi trazido até aqui neste artigo – deverão ser desenvolvidos. Cada detalhe e cada centavo contam.
Quanto custa montar um delivery de comida japonesa?
Para começar com um bom plano de negócios e seguindo-o à risca, quem quiser investir em um delivery de sushi vai ter que desembolsar entre R$ 20 mil e R$ 50 mil, em média, com o total podendo variar para mais ou para menos a depender de vários fatores.
O custo de vida na cidade em que o delivery esteja localizado, o contexto externo e interno da economia do país e o próprio comportamento do mercado no momento impactam em um investimento como esse.
Alguns gastos se tornarão quinzenais ou mensais, enquanto outros não devem se repetir exceto no caso da abertura de franquias.
E, se você chegou até o fim da leitura, “dômo arigatô gozaimasu” ou, em bom português, “muito obrigado”. Fisgue a oportunidade e fature muito nesse mar de possibilidades da culinária japonesa. Kōun to seikō o! Boa sorte e sucesso!
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