Os erros no momento de definir os preços do cardápio podem representar o fracasso de um restaurante. Todas as despesas e todos os custos devem ser incluídos com uma boa margem de lucro para evitar que o fluxo de caixa feche no vermelho.
Hoje vamos apresentar uma fórmula básica, simples e eficaz para te ajudar na definição dos preços do seu cardápio. Confira!
A fórmula para definir os preços do cardápio
Algumas dicas são básicas e começam no momento anterior ao início da determinação do preço: o cálculo das despesas operacionais, o aluguel do espaço, os impostos pagos, os custos com os fornecedores, etc.
Então, daremos aqui uma fórmula simples e eficaz para definir os preços do cardápio. A fórmula é simples:
Custos + despesas + lucros = preço de venda
Os custos representam os gastos com os fornecedores do restaurante, as despesas se relacionam com o custo operacional do seu estabelecimento, como insumos, energia, garçons, e o lucro é o retorno esperado por você após o pagamento de todos os custos e despesas.
Não se esqueça de que o lucro não se refere somente à quantia que você irá embolsar. Ele também inclui o dinheiro que você deverá guardar para realizar melhorias no seu negócio a fim de expandi-lo ou melhorar a qualidade.
Especificidades dessa fórmula para os restaurantes
1. Perceba quais são os pratos que mais saem
O primeiro grande aspecto ao qual você deverá estar atento se refere ao fato de que nem todos os pratos têm a mesma saída. Há alguns que são pedidos frequentemente, ao passo que outros raramente são consumidos.
Então, você deverá aumentar a margem de lucro justamente nos pratos que mais saem, pois, assim, você terá uma fonte mais segura e rápida de captação de dinheiro.
2. Dobre ou triplique o preço do custo para encontrar o valor ideal
Essa é outra fórmula simples e bem reducionista para o cálculo do preço e que costuma funcionar. No entanto, não deixe de conferir nas redondezas para verificar quais preços seus concorrentes estão praticando.
3. Entenda o conceito de "barreira de preço"
O seu consumidor estará disposto a pagar pelos pratos até um determinado teto. Depois desse preço, eles não aceitarão o menor aumento de preço!
4. Não utilize preços redondos
Para melhorar a impressão do seu cliente em relação a um prato, uma opção interessante é jamais arredondar os preços. Aparentemente, é um aspecto banal. Entretanto, um cliente pode, sim, não desejar comprar um prato de R$ 40, mas compraria facilmente um prato que custe R$ 38,90.
5. Considere o perfil dos seus clientes
Isso é essencial para o sucesso da precificação. Seja realista nesse aspecto. O seu preço deve ser compatível com o salário médio de seus frequentadores para ter sucesso. Por isso, pode ser melhor reduzir os custos e as despesas do que aumentar o preço dos pratos.
Viu como a determinação dos preços é uma tarefa simples quando utilizada a fórmula correta, com as dicas ideais? Por isso, não precifique sem antes ter realizado um estudo aprofundado sobre a região, seu público, a concorrência, os custos e as despesas!
Para facilitar mais ainda sua vida na definição do preço ideal, você pode utilizar cardápios digitais, nos quais todo o conteúdo inclusive os preços podem ser alterados a qualquer momento, sem grandes dores de cabeça com medo de errar.
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