De olho na viagem: Restaurante Bali Hai em Santiago do Chile

Você vai adorar conferir a narrativa de uma experiência gastronômica como essa! Conheça um pouco da operação do Bali Hai e mergulhe na cultura chilena.

Por Redação Goomer 02 de Outubro de 2016 - Atualizado em 30 de Outubro de 2024 3 min. de leitura
De olho na viagem: Restaurante Bali Hai em Santiago do Chile

Compartilhe:

Mais do que uma experiência gastronômica, o Bali Hai é uma oportunidade única de mergulhar na cultura chilena e ainda dar uma voltinha nas influências de Bali para a cultura latina.  Vem conferir com a gente o que rola por lá!

Santiago é a cidade da América do Sul com maior IDH e possui muitas atrações turísticas. Algumas delas têm foco no turista Brasileiro e oferecem atendimento em português, além da facilidade de aceitar o pagamento em Reais Brasileiros ao invés de Pesos Chilenos.

E neste contexto, situado no bairro nobre de Las Condes está o famoso restaurante Bali Hai, muito conhecido pelas apresentações de danças típicas Chilenas. Na fachada encontram-se moais, típicos da Ilha de páscoa, e a decoração de certa forma remete a Bali, com muitos elementos praianos.

O sistema do restaurante é bem simples: você efetua a reserva, paga um valor fechado por pessoa e tem direito a uma refeição completa e ao show. Durante o show, são exibidas danças de todas as partes do Chile, desde o extremo Norte, passando pelo centro, indo ao sul, até a Ilha de Páscoa, o que faz com que o cliente viva uma imersão completa na cultura do país.

A minha experiência no restaurante Bali Hai

Em 1765 um pequeno empresário francês abriu em Paris uma casa de comidas e pregou na fachada um cartaz em latim com os dizeres “Venis ad me omnes qui stomacho laboratis et ego restaurabo vos ” (Vinde a mim os que tendes estômago vazio que os restaurarei). E foi assim que surgiu o conceito de restaurante, como conhecemos hoje.

O verdadeiro significado de uma ida ao restaurante é a busca pela restauração interna, como se você fosse a um local cheio de problemas e os deixasse por lá. Foi exatamente isso que aconteceu durante o jantar!

Efetuamos a reserva através de uma agência de turismo localizada no Chile, com donos Brasileiros. Para nossa surpresa, sentamos em uma mesa privilegiada, bem em frente ao palco. O cardápio estava em português e o garçom que nos atendeu durante a noite também falava um pouco da nossa língua, o que tornou a noite bem mais agradável.

Ao sentarmos na mesa, logo fomos atendidos e tivemos o tempo necessário para que pudéssemos escolher o que iríamos comer e beber durante a noite. E os pratos foram chegando enquanto o show acontecia, foi incrível. Todos na mesa foram servidos ao mesmo tempo e os pratos agradaram a todos os paladares.

Durante o show, os bailarinos interagiram bastante com o público e aos menos tímidos foi dada a oportunidade de fazer parte do show. Lembrando que existem bailarinos homens e mulheres também, o que permite que todos se divirtam.

Quando o espetáculo chegou ao fim, era possível ver no rosto dos sete integrantes da mesa a alegria e satisfação por ter vivenciado aquela experiência.  Se você está planejando uma viagem ao Chile e quer entender o verdadeiro significado da palavra “restaurante”, não deixe de ir ao Bali Hai!

Deixe seu comentário ou dúvida

Insights do foodservice direto
na sua caixa de entrada

Sua assinatura foi confirmada!

Em breve, você vai começar a receber conteúdos sobre gestão de restaurantes, técnicas de otimização de cardápio e estratégias eficazes de marketing e vendas diretamente no seu e-mail.

Navegue em nosso blog por assuntos