Mais do que uma experiência gastronômica, o Bali Hai é uma oportunidade única de mergulhar na cultura chilena e ainda dar uma voltinha nas influências de Bali para a cultura latina. Vem conferir com a gente o que rola por lá!
Santiago é a cidade da América do Sul com maior IDH e possui muitas atrações turísticas. Algumas delas têm foco no turista Brasileiro e oferecem atendimento em português, além da facilidade de aceitar o pagamento em Reais Brasileiros ao invés de Pesos Chilenos.
E neste contexto, situado no bairro nobre de Las Condes está o famoso restaurante Bali Hai, muito conhecido pelas apresentações de danças típicas Chilenas. Na fachada encontram-se moais, típicos da Ilha de páscoa, e a decoração de certa forma remete a Bali, com muitos elementos praianos.
O sistema do restaurante é bem simples: você efetua a reserva, paga um valor fechado por pessoa e tem direito a uma refeição completa e ao show. Durante o show, são exibidas danças de todas as partes do Chile, desde o extremo Norte, passando pelo centro, indo ao sul, até a Ilha de Páscoa, o que faz com que o cliente viva uma imersão completa na cultura do país.
A minha experiência no restaurante Bali Hai
Em 1765 um pequeno empresário francês abriu em Paris uma casa de comidas e pregou na fachada um cartaz em latim com os dizeres “Venis ad me omnes qui stomacho laboratis et ego restaurabo vos ” (Vinde a mim os que tendes estômago vazio que os restaurarei). E foi assim que surgiu o conceito de restaurante, como conhecemos hoje.
O verdadeiro significado de uma ida ao restaurante é a busca pela restauração interna, como se você fosse a um local cheio de problemas e os deixasse por lá. Foi exatamente isso que aconteceu durante o jantar!
Efetuamos a reserva através de uma agência de turismo localizada no Chile, com donos Brasileiros. Para nossa surpresa, sentamos em uma mesa privilegiada, bem em frente ao palco. O cardápio estava em português e o garçom que nos atendeu durante a noite também falava um pouco da nossa língua, o que tornou a noite bem mais agradável.
Ao sentarmos na mesa, logo fomos atendidos e tivemos o tempo necessário para que pudéssemos escolher o que iríamos comer e beber durante a noite. E os pratos foram chegando enquanto o show acontecia, foi incrível. Todos na mesa foram servidos ao mesmo tempo e os pratos agradaram a todos os paladares.
Durante o show, os bailarinos interagiram bastante com o público e aos menos tímidos foi dada a oportunidade de fazer parte do show. Lembrando que existem bailarinos homens e mulheres também, o que permite que todos se divirtam.
Quando o espetáculo chegou ao fim, era possível ver no rosto dos sete integrantes da mesa a alegria e satisfação por ter vivenciado aquela experiência. Se você está planejando uma viagem ao Chile e quer entender o verdadeiro significado da palavra “restaurante”, não deixe de ir ao Bali Hai!
Deixe seu comentário ou dúvida